Xenu Link

Programa gratuito e interessante que verifica a correção de todos os links de um site.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 14/6/04
Valorize este artigo:
Sistema:
Win95/98/NT/ME/2000/XP
Idioma: Inglês
Licença: Freeware
Tamanho: 532 KB
Web: http://home.snafu.de/tilman/xenulink.html

Um dos detalhes que não devemos deixar passar para dispor de uma página web bem acabada é que todos seus links estejam corretos. Certamente já experimentamos mais de uma vez a triste experiência de clicar sobre um link e que nos dá um erro de página não encontrada ou algo similar. Isso nunca é satisfatório e dá uma imagem muito ruim da empresa ou da organização responsável da página.

É muito difícil, ou pelo menos muito trabalhoso, testar absolutamente todos os links de um site, sobretudo se é um site grande, com centenas ou milhares de links. Além do mais, não só temos que verificar que todos os links estejam corretos como também temos que assegurarmos de que estejam bem localizadas todas as imagens, folhas de estilo, filmes de Flash, etc.

Para nos ajudar na tarefa de verificar todas as referências de um site existem programas que percorrem o fluxograma do site web e vão comprovando automaticamente todos os links, imagens e fundos... que vão encontrando. Um desses programas é o que apresentaremos agora. Chama-se Xenu's Link Sleuth e é uma ferramenta muito útil, potente e gratuita.

Este programa checa todos os links de um site: os links "normais", imagens, frames, plug-ins, fundos, mapas de imagem, folhas de estilos, scripts e Applets de Java. Faz o trabalho de forma rápida e logo permite mostrar interessantes informes de todos os problemas que encontrou no site, ordenados por diferentes critérios, o que nos permite localizar os erros de uma maneira muito fácil.

Algumas capacidades adicionais são: reiteração da checagem dos erros, para certificar que não ocorreu devido a uma falha temporária em um site externo. Oferece uma reportagem em uma página HTML, que além do mais se pode enviar por e-mail. Suporte para SSL... Também permite, se introduzirmos os dados de acesso ao FTP, fazer uma pequena checagem do que existe dentro para obter dados como os arquivos órfãos, que não se ligam por nenhuma página.

Tudo isso em um programa cujo download não supera os 300 KB e que se distribui gratuitamente. Ou seja, é um presente!

Detalhe de Xenu Link



Mais informações e downloads
http://home.snafu.de/tilman/xenulink.html

Outros programas





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário não revisado
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato