Materiais imprescindíveis

Passos importantes na hora de desenhar um projeto.

Por Diego Pinilla


Publicado em: 20/2/06
Valorize este artigo:
Aceitaram o orçamento e assinamos o contrato, a entrega de materiais tem que estar à vista. Seja uma aplicação, ou uma web, podemos ir trabalhando no desenho a estrutura do trabalho, mas não devemos nos aprofundar no tema até que não tenhamos toda a definição do site. Primeiramente, há que ter quatro pontos principais:

ESTRUTURA

Não há nada mais incômodo que ter que refazer um trabalho porque não definimos bem a estrutura do projeto, as seções que vão compor, o que vai levar cada seção, etc.

TEXTOS

Deve ser esclarecido quem os vai proporcionar, se seremos nós que teremos que nos aplicar para conseguir uma redação adequada dos conteúdos, ou se vamos depender do cliente, que nos proporcione o que é que iremos dizer o usuário.

FOTOGRAFIAS

Será proporcionada pelo cliente, ou nós que temos que colocá-las, ou temos que comprá-las. Como se pode ver, segundo a opção que escolhermos, teremos que nos preocuparmos com umas coisas ou outras. Se tivermos que comprar fotos, temos que ter bem definido com o cliente quem é que vai se encarregar pelo custo das mesmas. Podemos optar também por um pacote de imagens com direito a uso ilimitado, para ter um excedente, ou então se o cliente preferir que compre suas próprias fotos.
Também é importante o formato em que serão entregues as fotografias, se vamos ter que perder o tempo em digitalizá-las ou se a resolução for ruim e tivermos que retoca-las, etc. Tudo tem que estar bem definido.

FUNCIONALIDADES

Não é o mesmo fazer uma página de notícias estática que nós vamos mudar manualmente, que um banco de dados de notícias com sua seção de administração na web, criação do banco de dados, etc.

Concluindo. Continuamos insistindo em tudo o que falamos nos artigos anteriores. Tudo por escrito e bem explicado já que o cliente não pensa o que nós podemos pensar, e vice-versa, senão podemos levar desagradáveis surpresas, tanto eles como nós mesmos. O tempo que se perda na definição, se ganha na execução.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato