Visual Web Developer 2005 Express Edition

Um ambiente de desenvolvimento gratuito para suas criações ASP.NET, que ademais oferece componentes adicionais de fácil instalação como o .NET Framework ou o banco de dados SQL Server Express.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 24/2/06
Valorize este artigo:
Sistema:
win2000/XP/2003
Idioma: Inglês/Espanhol
Licença: 128 MB
Tamanho: Microsoft
Web: http://www.microsoft.com/spanish/msdn/vstudio/express/VWD/default.mspx

Comentamos um programa que Microsoft apresentou recentemente para facilitar o acesso a sua tecnologia de desenvolvimento ASP.NET. O programa é Visual Web Developer Express Edition, um IDE (Ambiente de desenvolvimento) para programar facilmente em ASP.NET, mas que ademais proporciona outras ferramentas úteis ou imprescindíveis para realizar nossos projetos.

No momento de escrever este artigo, o programa se encontra em sua versão "Beta 2", que é a que instalamos e provamos. Pode-se baixar gratuitamente pela web de Microsoft. A versão publicada gratuitamente pode ser utilizada sem limitações durante 30 dias. Depois, se desejar continuar seu uso, deve-se registrar, também grátis, pelo mesmo computador onde foi instalado e ele nos dará acesso a novos benefícios, como documentação adicional.

http://www.microsoft.com/spanish/msdn/vstudio/express/VWD/default.mspx

A primeira impressão sobre este programa é muito boa. Muitos de nós podemos ter tido problemas para acessar facilmente à nova tecnologia .NET de Microsoft e com esta ferramenta finalizam em parte essas dificuldades. Isso é devido a que, não só proporciona um programa com o qual aumenta a produtividade dos programadores ao escrever código ASP.NET, como que ainda inclui o .NET Framework, um servidor onde executar as aplicações criadas em .NET. Portanto, em poucos minutos poderemos começar a realizar nossas primeiras investidas em .NET.

Instalação

Durante a instalação escolhemos os componentes que desejamos colocar em nosso computador. O próprio programa de instalação se conectará a Internet para receber aqueles componentes que desejarmos. Entre os componentes opcionais se encontram:

- Microsoft MDSN Express Library
Se necessitarmos documentação sobre .NET, com a MSDN, teremos acesso a uma grande quantidade de informação e ajuda.

- Microsoft SQL Server 2005 Express Edition
Uma versão reduzida de SQL Server, mas que nos servirá para nossas tarefas de desenvolvimento. Devemos instalar este componente porque, pelo pouco que desejarmos fazer, necessitaremos de um banco de dados.

Opções de Instalação de Visual Web Developer Express

O processo de instalação continua solicitando o diretório onde vai ser instalado o programa, e ademais mostrando os componentes adicionais que vão se incorporar ao nosso sistema. Entre outros componentes adicionais se encontram pacotes de idioma e o mencionado .NET Framework, que necessitaremos para executar nossas aplicações ASP.NET.

Produtos adicionais que se incluem na instalação de Visual Web Developer Express 2005

Uma vez dentro do programa

O programa começa mostrando uma página de início com as ações típicas que pode necessitar uma pessoa que acaba de começar a utilizar Visual Web Developer. Entre outras, podemos realizar ações como criar um site pessoal, criar um web site, criar um serviço web, novos downloads, recursos, tutoriais para manejar o programa, etc.

Página de início de Visual Web Developer Express 2005

Nós, para começar, criamos um web site pessoal, clicando somente um botão e nos mostrou em poucos segundos uma tela de boas vindas comentando as características da página pessoal. Clicando CTRL.+F5 o web site funcionou sem problemas. (Isso se tiver instalado o SQL Server Express... e o .NET Framework, claro. Mas como dissemos, todo o necessário pode se obter durante a instalação.)

Trabalhar em ASP.NET é mais complicado que as outras linguagens para fazer páginas do lado do servidor, como ASP ou PHP. Embora, como vantagem há que destacar que poderá aumentar substancialmente nossa produtividade, visto que oferece muitas ajudas aos desenvolvedores como a programação visual. Com tudo isso sem dúvida, necessitaremos certa experiência para tirar proveito deste programa. Embora os programadores de sistemas Microsoft terão muito de sua parte, já que o ambiente e as ferramentas são muito parecidos a de outros produtos da companhia.

Para adquirir esses conhecimentos sobre .NET, se nos registramos como usuários de Visual Web Developer Express, obteremos acesso, entre outros, a um completo livro para aprender ASP.NET da editorial Microsoft Press, a pena é que está em Inglês.



Mais informações e downloads
http://www.microsoft.com/spanish/msdn/vstudio/express/VWD/default.mspx

Outros programas





Comentários do artigo
Foram enviados 2 comentários ao artigo
2 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato