FeedReader. Leitor RSS

Comentamos o programa gratuito para ver arquivos RSS, FeedReader.

Por Roberto Canales Mora


Publicado em: 20/3/06
Valorize este artigo:
Sistema:
Win95/98/NT/ME/2000/XP
Idioma: Inglês
Licença: 1.2 MB
Tamanho: GPL
Web: http://www.feedreader.com/

A Internet está em contínuo movimento e a cada dia vão se consolidado novos termos que devem fazer parte de nosso vocabulário.

RSS é o acrônimo de Really Simple Syndication ou sindicalização realmente simples (embora também se encontra em alguns sites como Rich Site Summary ou resumo enriquecido de um Web). Fala-se de sindicalização quando uma fonte de conteúdos (informação estruturada) oferece dados a múltiplos destinos, de forma livre ou paga, por petição ou pró-ativamente. Os arquivos RSS são arquivos XML que cumprem uma especificação.

A cada dia há mais Webs de notícias, bitácula pessoais (blogs), Webs pessoais, etc. com conteúdos interessantes que gostaríamos de consultar mais, porém, pela falta de tempo não chegamos a ver. Muitas dessas Webs decidiram oferecer seus conteúdos, senão completos pelo menos os títulos, no formato RSS, de tal modo que, através de leitores RSS podemos simplesmente ir ligando o programa, fazer uma consulta a nossas Webs favoritas e de um modo unificado, ter a possibilidade de dar uma olhada preliminar e inclusive ir à Web original para ampliar aquelas informações de nosso interesse.

Existem muitos programas para ver estes arquivos RSS e hoje veremos um gratuito, simples e intuitivo.

Download

Visitamos a Web de www.feedreader.com


Acima à direita, clicamos para baixar a última versão

Instalamos como é habitual ok.. ok ...ok


Escolhemos o destino e pronto.

Uso do programa


Ao executá-lo tem o seguinte aspecto. Podemos clicar o botão de New Feed (nova fonte de dados) e introduzirmos a URL onde se encontra o arquivo desejado. Normalmente é fácil de localizar nas Webs porque aparece RSS, XML ou algo assim em algum link. Escolhemos como fonte de dados as notícias de www.javahispano.org


Atribuímos um título que nos ajude a identificar os conteúdos.


E a partir de agora se comporta de um modo parecido aos leitores de correio eletrônico onde vão sendo marcados o que foi lido, nos permite estabelecer filtros, etc.


Conclusões

O conhecimento de ferramentas e técnicas simples, como as que vimos, podem fazer com que, investindo um tempo razoável, sejamos profissionais altamente produtivos.

Não há que se obcecar em estar sempre por dentro da última novidade que apareça(se quisermos descansar), mas também não podemos ser os últimos a nos informarmos das coisas.

A partir da implantação destas tecnologias associadas a RSS, a imaginação começa a disparar e o pessoal hábil identifica um potencial de ingressos através da publicidade. Por isso, recomendamos que comecem a se acostumar a ouvir falar de Blog Marketing.

Outros links de interesse sobre RSS:

http://email.about.com/cs/rssfeedreaders/tp/windows_free.htm

http://www.euroresidentes.com/Diversion/Internet/rss_index.htm



Mais informações e downloads
http://www.feedreader.com/

Outros programas





Comentários do artigo
Foram enviados 2 comentários ao artigo
2 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato