Adobe Photoshop CS

Esta versão baseia-se especialmente nos âmbitos de vídeo, fotografia, web e produção gráfica.

Por David Yanover


Publicado em: 24/4/06
Valorize este artigo:
Sistema:
Win95/98/NT/ME/2000/XP
Idioma: Inglês
Tamanho: 329.0 MB
Web: http://www.adobe.es

Após passar umas duas horas trabalhando com Photoshop é fácil compreender porque este programa de design é a chave e peça fundamental do catálogo de Adobe. Foi um duro trabalho resumir as principais características desta edição.

Com uma interface enganosa, pelo fato de se parecer à primeira vista à versão 6.5, Photoshop CS esconde melhoras significantes, que supõe novas formas de trabalhar com o software de Adobe, que ademais é o pilar da empresa e um dos referentes líderes do mercado atual de design. Esta entrega denota uma atenção especial nos âmbitos de vídeo, fotografia, web e produção gráfica. Não obstante, durante qualquer tipo de desenvolvimento, o usuário manifesta seus conhecimentos com total liberdade fazendo uso de uma infinidade de recursos. Do princípio ao fim, Photoshop CS é impecável.

A primeira observação que se obtém depois de instalar e iniciar Photoshop CS tem como protagonista o sistema de exploração de arquivos, através do qual se abre uma imagem para ser trabalhada na área de desenvolvimento do programa. É possível pré-visualizar imagens e inclusive, como grande novidade, atribuir meta-dados e palavras de tal maneira que possa ser feito uma classificação, busca ou registro das mudanças realizadas. Desta forma, a organização de documentos é o mais eficiente, destacando-se a capacidade de salvar detalhes sobre o desenvolvimento de cada impressão. Ainda assim, podem ser realizadas operações de conversão de formatos ou edição, sem a necessidade de abrir as imagens. Por outro lado, as opções de scanner são favorecidas com a inclusão de uma função que permite tomar várias imagens de uma só vez, levando cada nova foto ao documento correspondente e continuando com a seguinte até finalizar o processo. Outra questão que há tempo se pedia em Photoshop foi solucionada com a personalização de atalhos de teclado. Deste modo, o espaço de trabalho pode ser configurado. Marcar as preferências do usuário é algo que faltava ao programa, portanto este agregado é muito bem-vindo.

A galeria de filtros será certamente uma das novidades mais atraentes para os seguidores de Photoshop já que lista mais de 95 efeitos especiais para aplicar de forma imediata em uma imagem. O magnífico deste painel é que permite administrar as características de todos os filtros usados desde um mesmo lugar. Também tem uma opção para pré-visualizar as modificações realizadas em uma impressão. Trata-se de um conceito totalmente novo no qual se refere a trabalhar com efeitos em Photoshop visto que antes os filtros eram acessíveis de forma individual, fazendo com que o usuário se visse imerso em diversas janelas. Na prática, esta mudança supõe poupar tempo e uma maior comodidade.

Contudo, o que foi dito até aquí é só o princípio do novo Photoshop, uma edição que vale a pena se atualizar. Sem ir muito longe, no campo da fotografia se aprecia a inclusão do Plug-in Camara Raw, o qual permite que as imagens capturadas por uma câmara sejam editadas sem restrições. Modificar o contraste, as cores e outros aspectos que formam a ambientação de uma foto, fazem parte desta utilidade.

A compatibilidade com PDF 1.5 possibilita a exportação de uma ou várias imagens a este formato, mantendo a estrutura e aproveitando os benefícios desta opção, como por exemplo, vantagens em segurança.

Para os usuários mais exigentes destaca-se a capacidade de trabalhar com imagens de 16 bits por canal, compreendendo textos, efeitos, ferramentas de desenho e mais. Ao mesmo tempo foi ampliado o suporte máximo de tamanho de um projeto, alcançando os 300.000x 300.000 píxels. Isto demonstra claramente o poder do motor gráfico do software. No que se refere à produção para Internet, achamos em ImageReady CS, que vem junto com Photoshop CS, uma ampla lista de opções de desenvolvimento. Destacam neste contexto funções de design que selecionam e/ou agrupam objetos, guias inteligentes, partição de imagens para otimizar o peso final, e a amizade com o programa principal, que supõe uma integração muito bem lograda, podendo exportar e importar trabalhos de ImageReady a Photoshop e vice-versa.

Por último, ressaltamos melhoras significativas no uso de camadas. A ferramentas de composição de camadas é capaz de englobar todos os aspectos de um projeto, entendendo-se por textos, efeitos e cores entre outros valores. Assim, o usuário grava as preferências em um único arquivo para logo modifica-las ou aplica-las em outros trabalhos. A edição de texto foi bem cuidada oferecendo agora una dinâmica de maior nível de forma que o usuário possa criar tipografias impressionantes.

Referência: Em CriarWeb.com temos outro artigo que descreve o programa Photoshop em geral e oferece alguns links a tutoriais e web sites que podem ser interessantes para o leitor. Photoshop.



Mais informações e downloads
http://www.adobe.es

Outros programas





Comentários do artigo
Foram enviados 2 comentários ao artigo
2 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato