Netscape 7

Navegador de grande qualidade e rapidez que aconselhamos colocar como explorador padrão.

Por Gck


Publicado em: 28/4/06
Valorize este artigo:
Sistema:
Win95/98/NT/ME/2000/XP
Idioma: Português
Licença:  242 KB
Tamanho: Freeware
Web: http://www.netscape.com

Não seria justo não advertir que, quando Netscape deu à luz seu Navigator 6, me senti logo seduzido. Entretanto, e apesar do excitante que era o software ao meus olhos, continuei navegando sobre o bote do Internet Explorer de Microsoft (que se não me engano, naquela época tinha baixado sua versão 6, que aliás me decepcionou bastante). Portanto, já tinha uma pré-disposição favorável para o Netscape Communicator, consolidada ainda por meu suspicaz modo de ver tudo o que sai da poderosa boca de Microsoft... incluindo seu Explorador (e claro, seu sistema operacional, estrela da casa...).

A seguir, descubri a publicação de Netscape 7 beta, que baixei pelo site da companhia propriedade de AOL-TM, e soltei fogos de artifício... Não me lembro de uma satisfação tão febril, motivada por um programa, há muito tempo. Absorto pelo seu inovador e elegante aspecto, coloquei-o como navegador pré-determinado. Então, testei e me irritei por cada um de seus escassos bugs, empreguei a função feedback em várias ocasiões, e aguardei impaciente, muito impaciente, a versão final. Casualmente, dando uma olhada nos fóruns de notícias de Netscape, soube que o evento tinha acontecido. Magnífico...

Bookmarks de um usuário

Na verdade, as diferenças entre a versão final e a "preview release" são muito pequenas; Corrigiram alguns bugs, agregaram os idiomas de rigor, e incluíram algumas pequenas melhoras que anima a qualquer um quando está surfando pela Rede.

Em todo caso, Netscape 7 é uma aplicação exemplar, o veículo ideal, veloz, estável e seguro, que se necessita para cruzar o oceano digital sem morrer na praia. Suas vantagens? Muitíssimas; de fato, são tantas que a alguém pode até achar que estou sendo generoso demais.

Para começar, interpreta as páginas com toda efetividade; incrementaram sua capacidade de decifrar e sortear as armadilhas de certos códigos HTML muito singulares. Bom, este tipo de código "estranho" costuma ser muito conhecido pelos desenvolvedores web que, em alguma ocasião, utilizaram FrontPage de Microsoft... Assim, já não é comum encontrar com meia página que está fora do lugar, ou as tabelas que aparecem descentralizadas. Curiosamente, entretanto, certas páginas da famosa corporação americana ainda não são acessíveis mediante Netscape Navigator. Muitos sugerem que a solução é passar a Internet Explorer, embora seja somente por um momento; outros, entretanto, têm uma iniciativa mais convincente: não dão a menor bola para essas páginas de Microsoft.

Em segundo lugar, Netscape 7, elegância e engenho no ambiente do software, é hoje muito mais veloz que suas arcaicas versões anteriores. Ainda melhor: parece ter avançado vários anos em um curto espaço de tempo.

Por outro lado, a aplicação gerada a partir dos resultados do brilhante projeto Mozilla inclui um discreto administrador de downloads. Assim, desfrute a oportunidade de pausar um "download" para recupera-lo mais tarde... Embora o administrador não permita recuperar desde sua interface as transferências canceladas -não pausadas-, o usuário pode buscar o link em sua página correspondente e o administrador continuará o download desde onde foi deixado, quando for possível.

Download Manager

A segurança e a privacidade do navegante foram eficientemente ampliadas e melhoradas, Colocando ao alcance de uns cliques um sistema personalizado de aceitação ou negação de cookies. Mais? O melhor, além disso, suporta gestão de imagens, de forma que o download de gráficos pode ser desabilitado para sites específicos.

Cookie Manager

A propósito, é um navegador bonito? Bom, isso é algo que cada usuário poderá dizer livremente já que inclui a possibilidade de baixar novos skins, alguns deles tão vistosos que, como disse um usuário, "dá vontade de visitar páginas com ele...".

De alguma maneira, uma das vantagens mais atraentes de Netscape Communicator 7 é sua poderosa capacidade de surpreender o navegante com novas e inteligentes opções, acrescentando seqüencialmente a faculdade deste de dominar, de maneira quase absoluta, o que vê, o que faz e o que preferia não fazer. É um software tão personalizável que no final, "o software é você". Ok: sem dúvida isto é um pequeno exagero, mas a experiência Netscape é tão satisfatória e diversa que essa é a impressão que se tem.

NC faz tudo se é tão versátil? Teoricamente, a aplicação está composta pelo navegador, um efetivo e bem integrado cliente de correio eletrônico, o clássico e melhorado editor de páginas webs, que permite publicar diretamente em nosso servidor, e um programa de correio instantâneo, tanto para contas AOL como para identidade ICQ.

Bem, tudo isso é fantástico, mas o que há de desenvolvedor web? Pois que tem um controle completo do espaço digital. Tanto para visualizar a fonte HTML codificada em cômodas cores, como para ver o que se faz em uma página. A informação, desmembrada e sistematizada em blocos simples de localizar, revela ao interessado: links, seqüências de comandos, arquivos carregados por uma página -como por exemplo folhas CSS-, imagens, mapas de imagens, applets de Java, campos de formulário e conteúdo mídia (assim, podemos salvar de forma centralizada imagens, filmes flash de Macromedia e QuickTime...), além de outras coisas que podem nos ensinar a ser melhores designers... E como se ainda fosse pouco, podemos empregar o console de Javascript para comprovar nosso códigos, inserindo nossas entradas para uma avaliação rápida...

Parece ser um software com enormes intenções, todas executadas favoravelmente, e sem dúvida é que Netscape decidiu lançar no mercado a arma invencível, embora seus usuários por enquanto se constituem em um escasso, triste e incompreensível quatro por cento do total. De qualquer forma, a bordo de seu navio, o oceano digital é nosso. E é porque este novo software está pensado para gente criativa e com vontade de fazer mais e melhores coisas na Internet.



Mais informações e downloads
http://www.netscape.com

Outros programas






Usuários :    login / registro

Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato