Easy PHP

Programa que instala em apenas um passo o servidor Apache, junto com o módulo para programação em PHP e o banco de dados MySQL.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 08/5/06
Valorize este artigo:
Sistema:
Win/95/98/ME/2000/NT/XP Linux
Idioma: Inglês
Licença: 7.8 MB
Tamanho: Freeware
Web: http://www.easyphp.org/

Este é um programa muito interessante para as pessoas que querem no menor tempo possível poder trabalhar com PHP sobre Windows, sem ter que passar pelas dificuldades de instalar e configurar todos os servidores e módulos necessários para trabalhar com esta linguagem de criação de páginas do lado do servidor.

À princípio, não tínhamos muito claro se colocávamos este artigo como programa ou também como Workshop de PHP, porém, tanto no workshop como no manual de programação de PHP se fala em alguns casos da instalação, por isso, publicamos este artigo como programa.

Na verdade, seríamos mais específicos se dissermos que Easy PHP não é só um programa, são três em um. Por um lado temos a Apache, o servidor mais popular de páginas web. Por outro lado a MySQL, o banco dados mais difundido de código livre e por outro a PHP, a linguagem ou tecnologia mais difundida para realizar páginas com programação no servidor, acesso ao banco de dados, etc. Como dizíamos Easy PHP é um programa que permite dispor dos três componentes indispensáveis para programar com PHP em nosso próprio computador, com um download rápido e uma instalação sem nenhum tipo de problemas ou necessidades de configuração adicionais.

Pode-se obter Easy PHP através da página de início do programa: http://www.easyphp.org/
Nessa página encontraremos abundante informação do produto e links para baixar a última versão disponível.

Instalação de EasyPHP

Uma vez baixado, a instalação é imediata e em poucos minutos teremos a ocasião de provar se tudo foi bem. Para começar, abriremos Easy PHP, se já não o tivermos aberto. No botão de início - todos os programas, teremos uma entrada nova chamada EasyPHP e dentro um ícone para executar EasyPHP. Isto nos abrirá uma janela como esta, onde poderemos ver o estado de nossos servidores PHP e MySQL, se estão iniciados corretamente ou interrompidos. Podemos por esta janela dar partida ou parar os servidores. O aspecto da janela será parecido a este:


Se os servidores estiverem iniciados, para ver se tudo funciona corretamente, simplesmente temos que escrever em nosso navegador o endereço http://localhost/ e com isso já deverá sair a página de início de nosso servidor que colocará uma mensagem relacionado com Easy PHP. Algo como isto:


Agora, para continuar, podemos colocar algum arquivo na pasta de publicação de documentos no servidor web. Essa pasta será algo como C:Arquivos de programaEasyPHP1-8www se colocarmos ali algum arquivo que se chame, por exemplo, prova1.php, poderemos acessar ao arquivo através do endereço http://localhost/prova1.php

Se sair o conteúdo deste arquivo é sinal de que tudo está funcionando corretamente. Podemos incluir várias instruções PHP para ver se se executam corretamente.

Configurações de EasyPHP

Como comentamos, Esay PHP não requer que se configure nada para poder começar a trabalhar. Não obstante, podemos alterar qualquer coisa da configuração inicial para adapta-la as nossas necessidades.

Isto pode ser feito através da barra de estado, onde deverá aparecer o ícone de EsayPHP no caso em que o programa tenha sido iniciado em nosso computador. Clicando com o botão direito do mouse sobre o ícone podemos acessar a uma série de opções entre as quais se encontram as que servem para configurar os servidores. Estas opções podem ser vistas nesta imagem:


Pode-se configurar qualquer assunto do Apache, PHP ou MySql. Nós encontramos como algo muito interessante as FAQ, que oferecem informação pontual sobre como instalar ou configurar EasyPHP para que permita algumas cosas que por padrão não estão autorizadas (por razões de segurança), como dar acesso ao servidor MySQL também a outras máquinas da rede local ou da Internet.

O programa não termina por aqui, ainda podemos instalar alguns complementos ideais para começar a trabalhar com PHP e banco de dados MySQL, como PhpMyAdmin, um administrador de banco de dados bastante conhecido. Podemos encontra-lo no endereço http://127.0.0.1/mysql/

O acesso a PhpMyAdmin fica bloqueado a outros computadores da rede local, visto que se instala como um diretório virtual de Apache com acesso restringido à rede local, mas através das FAQ também aprenderemos a dar acesso a outras máquinas.



Mais informações e downloads
http://www.easyphp.org/

Outros programas





Comentários do artigo
Foram enviados 3 comentários ao artigo
3 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato