Reduza o peso de seu site

Páginas mais leves implicam mais páginas vistas. Alguns conselhos para reduzir o peso de seu site.

Por César Martín


Publicado em: 11/5/06
Valorize este artigo:
Resumo.
  1. Páginas mais leves incrementam o número de páginas vistas.
  2. Elimine as imagens. Elimine os banners de auto-promoção (não dão benefícios).
  3. Aproveite tudo o que o sistema operacional lhe oferece (botões, cores, tabelas, tipografias).
  4. Seja flexível com as limitações do HTML.
Reduza o peso de seu site.
Reduzir o peso de um site em um 20% equivale a incrementar em um 20% o número de páginas vistas. O peso das páginas é um obstáculo que faz com que o número de páginas vistas se reduza por sessão de usuário.

Peso das páginas Total peso / velocidade de conexão Em uma sessão de 30segs
Site A 30kbs de html + 20kbs de imagens 50kbs / 5kbs/seg baixam 3 páginas.
Site B 15kbs de html + 10kbs de imagens 25kbs / 5kbs/seg baixam 6 páginas.


Tomando como constantes o tempo de conexão e a velocidade de download, a variável onde um site pode levar vantagem para servir mais páginas é reduzindo o peso. Reduzindo o peso podemos fazer com que o usuário baixe mais informação com o mesmo tempo de conexão.

O reduzir o peso das páginas não tem porque requerer mudanças dramáticas. Conseguir uma redução de 10-20% do peso global do site pode supor um grande adianto em relação à concorrência.


Em um site onde as páginas são baixadas com rapidez não dá preguiça clicar nos botões.
Não só se trata de cuidar dos usuários com modem. Se as páginas pesam pouco e a resposta da web às petições do usuário é rápida e ágil, não dá preguiça continuar clicando para comprovar dados e colher mais informação.
Se o site pesa e cada petição exige um tempo de carregamento, o usuário se desanima e parará de pedir informação com o qual não finalizará seu trabalho de forma satisfatória.

Na Internet é vital que um sistema responda de forma rápida para transmitir valores de qualidade, confiança e segurança.


É melhor criar 3 páginas de 10kbs que 1 de 30kbs.
Na Internet conta mais o acessar à informação precisa do que a muita informação. Oferecer páginas leves onde o usuário possa tomar decisões rápidas sobre avançar ou retroceder é vital. O caminho para a informação final (onde poderemos criar páginas mais completas) deve estar composto de páginas simples que ofereçam rotas claras. O oferecer todas as rotas não ajuda a tomar uma decisão. É melhor oferecer uma página simples e que seja o usuário que tome a decisão de continuar ou retroceder, mas não tente prende-lo oferecendo muitas opções.

A regra básica para criar páginas de 10kbs é evitar colocar tudo em cada página. Muitos sites "arrastam" os menus de navegação de todo o site em todas as páginas enquanto que em geral indicado a posição do usuário no site junto a um botão de "home" e um buscador resolveriam todas as dúvidas.


Elimine o grafismo. Isto inclui os banners de auto-promoção.
O único gráfico necessário é o logo de seu site. Se for relevante, inclua fotografias do produto, notícias ou ilustrações da atividade.

Não coloque banners de auto-promoção. Se seu site incluir banners, procure colocá-los só quando tiver um patrocinador real. Se não o tiver evite colocar banners internos. Estão incrementando o peso da página, sua utilidade é mais ou menos nula e estarão criando cegueira no usuário.

O problema dos gráficos é duplo. O peso costuma ser alto e geram uma conexão com o servidor que costuma atrasar o envio do resto de informação. Procure usar os gráficos essenciais. Quanto menos pesar sua página, mais satisfeito estará seu usuário.


Aproveite o que o sistema lhe der.
Botões, tabelas, palheta de cores, tipografias, select menus. O sistema operacional lhe oferece uma grande quantidade de ferramentas que sabendo combinar podem lhe ajudar a substituir grande parte do grafismo do seu site.

As tipografias que o sistema oferece são limitadas, porém, mais que suficientes para criar títulos, botões, etc. Não use imagens para criar "só títulos".

As tabelas e as cores do sistema costumam ser mais que suficientes para criar todo tipo de botões, lay-outs, etc. A austeridade deste estilo pode ser enriquecida com gráficos bem selecionados e fotos.

Procure utilizar tudo o que o HTML cria por padrão como as listas e bullets. O querer mudar o sistema só gera páginas mais lentas, ninguém vai apreciar a melhora se afinal o site for mais lento. Concentre as forças em oferecer conteúdo de qualidade e em criar ferramentas que funcionem mais rápido.


Seja flexível com as limitações do HTML.
O principal motivo pelo qual as páginas baixam devagar é porque os designers (gráficos e programadores) das páginas, pretendem impor seu "estilo de design" a um suporte que tem certas características.

A precisão do HTML é algo um pouco brusco em relação ao manejo de tipografia, parágrafos, margens e justificações, mas é melhor saber se mover com agilidade dentro destes limites que impor à base de códigos e gráficos uns limites que não melhoram o funcionamento do site.

Seja flexível com a ferramenta e tudo funcionará de forma mais rápida.





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário não revisado
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato