Adobe Atmosphere

Software destinado ao desenvolvimento de mundos tridimensionais para a web.

Por David Yanover


Publicado em: 15/5/06
Valorize este artigo:
Sistema:
Win95/98/NT/ME/2000/XP
Idioma: Inglês
Tamanho: 10.9 MB
Web: http://www.adobe.es

Mundo de Adobe Atmosphere
Mundo de Adobe Atmosphere
Duas imagens de mundos virtuais criados com Adobe Atmosphere
Adobe está trabalhando com um novo desafio, um software destinado ao desenvolvimento de mundos tridimensionais para a web, e vai por um bom caminho. O que analisamos é uma versão beta do programa, que me fez criar muitas expectativas em relação às possibilidades que oferecerá a versão final.

Interface

Este software apresenta um ambiente de trabalho similar ao do resto das aplicações de Adobe, uma característica que os usuários da em presa mencionada agradecem.

Apesar dos bonitos desenhos que conseguirmos, devemos saber que para publicá-lo na rede, o usuário que nos visitar necessitará ter instalado um plug-in para poder visualizar nossa obra.

Plug-in para ver os mundos Atmosphere Esta imagem da esquerda corresponde com a interface do plug-in para visualizar os mundos de Adobe Atmosphere. Instala-se por si mesma se o usuário aceitar a correspondente janela de aviso.

A velocidade de download e instalação foi excelente. Como contrapartida, sentimos falta de algo mais de rapidez no plug-in. Em nossas provas, apesar da visualização ter sido rápida, congestionava outras aplicações executando-se e não respondia instantaneamente aos comandos dos menus.

O passo de um mundo a outro também é um pouco lento e não se sabe muito bem se é porque o programa parou ou se está esperando seu download. Enfim, será necessário uma ordem medianamente potente. Falo de um PIII em diante.

Porém, voltando à área de desenvolvimento, a qual se mostra simples, e bastante limitada por se tratar de uma edição beta, me encontro com o que é possível gerar incríveis ambientes 3D, implementando paredes, chão, e muitos efeitos visuais como névoa, animações, e interatividade.

Ferramentas

Até agora, as funções do programa são interessantes, embora ainda estejam em evolução. As operações mais complexas, que se encarregam de criar efeitos únicos, e interatividade ao nosso mundo 3D, está feito com JavaScript, apesar dos códigos não trazerem consigo, não inclui efeitos pré-estabelecidos para programadores inexperientes. Espero ver uma lista de comandos na versão final, para facilitar a criação de cenários complexos.

O modelo virtual pode desfrutar de belas paisagens. Pode-se inserir uma imagem, e adaptá-la a um objeto para que se veja o mais realista possível.

Um dos principais aspectos do programa é o chamado Avator, o qual possibilita o desenvolvimento de chats interativos comunicando aos usuários via texto de uma maneira extraordinária.

Em comparação com...

Ainda é difícil comparar Adobe Atmosphere com outras aplicações devido a que falta bastante para vê-lo terminado. Prometo compará-lo, e voltar a analisá-lo quando estiver completamente operativo.

Conclusão

Confio em que Adobe Atmosphere nos surpreenderá, já que seus responsáveis nos acostumaram a isso. Recomendo-lhes provar o programa, o qual pode ser baixado gratuitamente através do site de Adobe.



Mais informações e downloads
http://www.adobe.es

Outros programas





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário não revisado
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato