Xara X1

Xara é um software de design e ilustração rápida e com interessantes funcionalidades. Pode substituir ao Corel ou ao Ilustrator.

Por David Yanover


Publicado em: 22/5/06
Valorize este artigo:
Sistema:
Win/95/98/ME/2000/NT/XP
Idioma: Inglês
Licença: Shareware
Tamanho: 4.8 MB
Web: http://www.xara.com/

Chega uma nova edição de Xara, programa que ganhou prestígio há uns quatro anos atrás com o lançamento da versão X à raiz da velocidade de processamento, combinado com uma interface agradável, intuitiva e de fácil aprendizagem. Não obstante, as ferramentas de Xara X compreendem uma variedade de filtros e opções de design de utilidade excepcional. Os resultados são desenvolvimentos realistas, artísticos e de maior qualidade. Xara X1 tem uma valorizada referência à qual deve se honrar, tendo em conta o tempo transcorrido. Xara X trazia consigo uma tremenda lista de características, desde opções específicas para a web, suporte para flash, até ferramentas de arte e aplicação de efeitos. Contudo, Xara X1 não é uma entrega com tantas luzes inovadoras como a anterior, embora tenha suas coisas.

Xara X1 nos leva, à primeira instância, a falar sobre o motor gráfico, sobre o qual apreciamos sua velocidade extrema. Se Xara X era rápido, para Xara X1 não há palavras. Trata-se da terceira geração do motor de rendimento de Xara, o que torna possível criações até um 20% mais velozes, e em alguns casos até 100% mais rápidas. Isto engloba mudanças de rotação, dimensão e a implementação de efeitos. Realizar modificações sobre um documento gera resultados imediatos. Esta forma de desenvolvimento que possibilita Xara é surpreendente, tanto para usuários principiantes como avançados.

O suporte de plug-ins para estender as funcionalidades é um bom agregado. Também achamos ilimitados desfazeres, para voltar ao arquivo original apesar da quantidade de modificações que tiver realizado.

Ademais suporta exportação a PNG, CMYK para impressão, e introduz melhorias no uso de cores e alguns detalhes na interface que a fazem ainda mais amistosa.

Logo encontramos Xara Picture Editor, um editor de mapas de bits que se integra a Xara para realizar mudanças básicas sobre uma imagem, tais como re-dimensionar ou rotar. Entretanto, apesar das limitações desta ferramenta, apreciamos outro ponto importante do software por aqui, que reside em não utilizar memória ou espaço do sistema ao realizar operações, tendo como base a imagem original, que é embebida em seu formato nativo.

Há que ser honesto; depois de quatro anos, esperávamos algo mais. As novidades que giram entorno a Xara X1 não são muitas, mas abrem caminho a futuras produções que tirarão maior partido das tecnologias apresentadas nesta entrega. A compatibilidade com plug-ins é um dos pilares disso, o que provavelmente tornará possível ao programa demonstrar sua capacidade de voltar para trás quantas vezes for necessário, além da sua "memória zero". Porém, Xara continua sendo imbatível no que se refere à velocidade e sabe aproveitar essa qualidade. Ainda assim, os U$S 179 são bem invertidos.

Finalmente, quanto à documentação de ajuda, o usuário encontra, em muitos casos no idioma inglês, tutoriais e informações úteis sobre como usar de forma otimizada os recursos do programa.

Xara é um software de design e ilustração que, estando atrás de Illustrator ou CorelDraw, é uma proposta muito interessante à raiz de seu baixo preço e da velocidade de trabalho que apresenta; duas características que não se remitem precisamente a desenvolvimentos de má qualidade. Xara X1 é rápido, estável, criativo, fácil de usar e barato.

Para mais informações:
www.xara.com



Mais informações e downloads
http://www.xara.com/

Outros programas






Usuários :    login / registro

Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato