Como colocar um fórum na sua página web

Se quisermos incorporar um fórum em nossas páginas web poderemos utilizar um serviço de fóruns que ofereça algum web site ou então instalar uma aplicação de fóruns muito mais configurável. As duas opções são gratuitas.

Por Manuel Alamar


Publicado em: 02/6/06
Valorize este artigo:
Para dispor de um fórum em sua página web você tem duas opções principais. A primeira é utilizar um serviço de fóruns de outra página web. E a segunda é instalar uns scripts e um banco de dados em nosso hosting que façam o trabalho desde nosso próprio domínio. Esta segunda opção é mais interessante, mas, logicamente, requer mais recursos para ter em nosso web site e mais conhecimentos para coloca-lo em funcionamento.

Utilizar um serviço de outro web site

Existem muitos web sites que oferecem fóruns para colocar em nossas páginas. Estes fóruns costumam ser ligeiramente configuráveis e integráveis em nosso site rapidamente e com pouco esforço. Como contrapartida, a empresa que oferece o serviço costuma incluir publicidade nas páginas do fórum e por isso, a integração com nosso site será menor. Outra desvantagem, mais óbvia, mas não menos importante é que as opções para melhorar o serviço estão fora do nosso alcance, já que a administração do servidor de fóruns corre por conta da empresa que oferece o serviço.

Instalar uma aplicação de fóruns

Se desejarmos oferecer grandes fóruns, com muitas opções de configuração e de adaptação ao nosso site, com possibilidade de administração e, definitivamente, com um controle total da aplicação, o melhor é instalarmos uma aplicação de servidor.

É necessário contarmos com um hosting que permita algum tipo de programação no servidor e algum banco de dados. Como possíveis tecnologias de servidor podemos assinalar CGI, JSP, ASP ou PHP, se bem que as duas últimas contam com muito mais possibilidades e desenvolvimentos gratuitos e prontos para usar. Os bancos de dados poderão ser variados, mas dependerão da tecnologia com a qual estivermos trabalhando.

Referência: como já dissemos, instalar um fórum já criado requer que saibamos um pouquinho sobre alguma linguagem do servidor. Se não sabemos nada delas, provavelmente o que diremos a seguir e a própria instalação do fórum, não terá muito sentido. Sendo assim, queremos destacar os links mais interessantes de CriarWeb para encontrar documentação sobre as tecnologias de servidor.
ASP a fundo
PHP a fundo
Categoria CGI do nosso diretório

Quando baixarmos alguma aplicação destas, geralmente, encontraremos um arquivo comprimido Zip que conterá as páginas web que formam o fórum e o banco de dados que se utiliza no desenvolvimento. As páginas terão que ser subidas por FTP e o banco de dados colocado no servidor, embora a realização desta segunda tarefa dependerá de que banco de dados desejarmos subir.

Geralmente também encontraremos com algum ou com alguns arquivos de configuração do fórum, que teremos que editar para que funcione tudo em nosso servidor e com as características que desejarmos. Mas tudo isso certamente virá explicado perfeitamente nas instruções que com certeza acompanham o fórum no arquivo comprimido.

Para encontrar fóruns já prontos para usar podemos acessar a páginas como Hotscripts (buscar por Discussion Boards dentro dos scripts da tecnologia que estivermos tratando) ou http://sourceforge.net/ (podemos fazer uma simples busca pela palavra forum).





Comentários do artigo
Foram enviados 4 comentários ao artigo
4 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato