3D Traceroute

Programa para fazer um rastro da rota que percorre nosso sinal quando solicitamos algum serviço na Internet.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 08/6/06
Valorize este artigo:
Sistema:
Win95/98/NT/ME/2000/XP
Idioma: Inglês
Licença: Freeware
Tamanho: 1.4 MB
Web: http://www.hlembke.de/prod/3dtraceroute/

O programa que vamos apresentar a seguir serve para fazer um rastro da roa que percorre nosso sinal quando solicitamos algum serviço na Internet. O rastro de uma solicitude a um servidor nos dará uma idéia da distância a qual se encontra o recurso solicitado e o tempo da resposta de cada um dos servidores ou nós por onde passa o sinal. É certo que em nosso trabalho como desenvolvedores ou webmasters vamos necessitar em algum momento realizar um rastro e 3D traceroute pode nos oferecer uma interface muito útil para isso.

O rastro é uma lista dos servidores, routers ou nós pelos quais vai passando o nosso sinal, desde que sai do nosso computador, até chegar ao servidor. O próprio Windows (através da linha de comandos de MS DOS) oferece um comando para obter o rastro para qualquer servidor, chamado tracert, que recebe como parâmetro o domínio ou endereço IP do servidor sobre o que queremos rastrear a rota. O comando para obter o rastro do servidor de CriarWeb.com seria:

tracert www.criarweb.com

Nota: Para acessar a linha de comandos do MS DOS podemos fazer duas coisas:
a) Início - Programas - Acessórios - Símbolo do sistema.
b) Início - Executar. Escrevemos cmd e apertamos Enter.

O resultado obtido é bastante revelador, embora em formato texto fique um pouco espartano. Podemos, não obstante, obter bastante informação, como o número de saltos (desde meu computador 9) e o tempo de resposta de cada máquina intermediária, que no meu caso se situa entre 55 e 110 ms.

Também existem ferramentas que nos permite realizar o rastro de uma maneira mais ilustrativa, com estatísticas, gráficas e ajudas similares. 3D Traceroute é a ferramenta que destacamos porque é bastante útil, não só para obter rastros como para conseguir muito mais informação da rede e dos servidores que desejarmos, como Whois dos domínios, tipo de servidores onde as páginas estão hospedadas, scanner de portos, de IPs, NSLookup, etc.

O mais curioso e potente deste programa sem dúvida, são os rastros e certamente qualquer pessoa que não estiver muito familiarizado com eles poderá se entreter por algum tempo introduzindo endereços que são acessados habitualmente para saber como respondem. 3D Traceroute oferece uma visão estatística dos rastros em um gráfico em 3 dimensões, muito útil para observar rapidamente o comportamento de uma conexão com um servidor ao longo de várias tentativas. Alguns programas vão ainda mais longe no rastro de rotas, mostrando um mapa do mundo e uma linha que percorre a geografia global mostrando o lugar físico de cada um dos nós por onde passa o sinal. Esta opção não é o caso do programa que comentamos, mas em sua página web anunciam que esta melhora estará disponível em breve, inclusive oferecem a possibilidade de provar a versão Beta do programa que a inclui.

3D Traceroute é um programa muito útil e com certeza faz com que aprendamos um pouquinho mais a forma em que a Internet se comporta ou, pelo menos, faz com que passemos um bom tempo entretidos conhecendo o estado da Rede e o número de saltos que o sinal tem que percorrer, por exemplo, entre dois provedores de hospedagem diferentes que você esteja avaliando a possibilidade de contratar. Para os que já conhecem este tipo de programa, 3D Traceroute oferece outra vantagem, pois é 100% gratuito e pode substituir facilmente qualquer programa comercial que estejam acostumados a usar.

Nota: Ao valorizar um rastro há que ter em conta duas coisas. Primeiro, é importante saber que as máquinas por onde passa o sinal no início (os 4 ou 5 primeiros saltos) correspondem com nosso provedor de Internet, ou seja, a empresa que nos oferece a conexão à Internet que estamos utilizando. Os saltos intermediários podem ser máquinas que se fazem de routers do sinal entre nosso provedor de Internet e o provedor de hospedagem do servidor que estamos examinando. Os últimos saltos correspondem com o provedor do servidor sobre o que estamos examinando sua rota. Outra consideração é que nem todos os servidores ou routers respondem quando se faz uma rota. Às vezes, os administradores das máquinas cortam o serviço por meio de um firewall por motivos de segurança. Neste caso, o programa não dará resposta para os saltos relacionados com as máquinas onde esta possibilidade tiver sido anulada.



Mais informações e downloads
http://www.hlembke.de/prod/3dtraceroute/

Outros programas






Usuários :    login / registro

Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato