TopStyle Lite

O programa permite criar nossas folhas de estilo de forma simples.

Por Gck


Publicado em: 16/6/06
Valorize este artigo:
Sistema:
Win95/98/NT/ME/2000/XP
Idioma: Inglês
Licença: Freeware
Tamanho: 1.8 MB
Web: http://www.bradsoft.com

Chegado a este ponto, todos estamos de acordo da necessidade de recorrer aos padrões, embora uns levam esta teoria de democracia digital aos extremos, e certamente outros fazem um uso simplificado. Mas enfim, um caminho de mil milhas começa por um primeiro passo, não é? Algo assim. O caso é que enquanto chega o dia sonhado em que todos os web sites, e não só poucos privilegiados sites banhados pelo sol da decência W3, substituem as tabelas por camadas
e similares, os demais podem fazer algumas tentativas para se integrarem ao bom gosto. Porque sejamos francos, CSS pode chegar a ser um assunto bastante simples, enquanto que substituir tabelas em camadas provocará inevitavelmente dores de cabeça, aborrecimento com o computador, etc...

Exato, CSS é simples se você conta com uma boa ferramenta para utilizar. Já nem sequer é necessário um conhecimento profundo das regras de estilo, embora nunca está mal ter uma visão global e, ademais, um pouco de intuição. Dizendo mais claramente: se quero mudar os dados referentes às margens, não é lógico que procure na lista de "margin"? TopStyle, da companhia Bradbury Software -www.bradsoft.com-, nos coloca ao alcance a edição facilíssima de folhas de estilo em cascata, CSS. Apesar de existir uma versão Pro paga, que conta com muitíssimas opções avançadas, de momento podemos nos deter na edição Lite, suficiente para as expectativas elementares médias, e ademais é distribuída livremente, sem nenhum tipo de taxas.

Tela de trabalho de TS Lite



A tela de trabalho de TS Lite se divide em três painéis principais. Seguindo as indicações da imagem superior, são os seguintes:

1) Editor. Trata-se da zona principal onde podemos editar a mão os elementos, identificadores e classes. Embora o trabalho seja manual, conta com a vantagem de que a medida que escrevemos, abre-se uma lista de um menu que inclui todas as opções possíveis para cada atributo. Por exemplo, se escrevemos margin, se abrirá a lista que inclui: margin-top, margin-left, ..., margin-color, margin-width, etc, assim como uma lista de valores: cores (contém uma paleta e um selector com o qual é possível reconhecer qualquer cor do monitor, incluindo as janelas de outros programas diferentes a TopStyle), tamanhos porcentuais e fixos com suas correspondentes unidades de medida, etc.

2) O inspetor de estilos mostra a lista de todos os atributos possíveis, e inclui um pequeno painel de pré-visualização de texto de exemplo com o estilo selecionado em cada momento. O inspetor conta por sua vez com duas pestanas inferiores:

2.1) Properties, que aparece por padrão e mostra a lista mencionada de atributos e valores e a pré-visualização.

2.2) Selectors. Esta pestana dá acesso a um cômodo esquema que contém: elementos, classes e identificadores. É especialmente útil para obter uma visão global e simples de todos os estilos utilizados. Ademais, se selecionarmos um, este ficará também selecionado no painel de edição.

3) Vista Prévia: Estabelece uma vista preliminar de todos os estilos empregados no documento, um depois do outro.

Enfin, temos que reconhecer que não há justificativa para se esquecer de CSS. Simples, configurável, cômodo, transportável, e TopStyle o proporciona grátis e mastigado em sua versão Lite. Próximo passo, se ainda não tiver feito: o download. Acabou a era de definir o mesmo estilo dezenas de vezes para as diferentes páginas do web site...



Mais informações e downloads
http://www.bradsoft.com

Outros programas






Usuários :    login / registro

Categorias relacionadas
O autor