Buscadores em primeiro lugar II

Erros e táticas cometidas por otimizadores de motores de busca na divulgação.

Por David Yanover


Publicado em: 07/7/06
Valorize este artigo:
Quais são os erros mais comuns que podem se ver na web? Se perguntarmos a Bruce Clay, quem nos dizia, "Creio que a maioria dos SEOs subestimam as habilidades técnicas necessárias para ser um veloz seguidor dos motores de busca. SEO é uma habilidade avançada da web, e realmente há que trabalhar isso, e não tê-lo como um hobby. Muitos poucos SEOs escreveram ferramentas para o mercado. Estou certa de que uma grande maioria não implementou, a lógica nos motores de busca por si só. Poucos desenvolveram as habilidades para dar cursos de treinamento sobre a matéria. E um número muito reduzido apresentou temas em conferências nos últimos cinco anos. Grande parte de minha competência está fazendo cirurgia cerebral com um martelo. Simplesmente não estão equipados para realizar projetos longos e severos. Então realizam os projetos e utilizam projetos que são suspeitosos porque essa é a única maneira que sabem para ter sucesso, embora seja momentâneo. Ser jogador deste jogo requer uma importante inversão".

Phil Craven comenta, em resposta à mesma pergunta, "O erro mais comum é acreditar que o conteúdo é o rei para os buscadores. No princípio, o conteúdo de uma página Web era o único que os motores de busca observavam quando produziam os rankings, e era fácil melhorar as posições, simplesmente otimizando o conteúdo. Porém, logo surgiu a popularidade de links e mudou tudo. As páginas já não necessitavam um conteúdo otimizado, e sim, requeriam ter através de outras páginas. O sistema mais conhecido de "link popularity" (popularidade de links) é o PageRank de Google, que não só conta os links que apontam a uma página, como também a importância de cada um.

Esse é o erro mais comum, mas você me perguntou sobre o maior erro. Acho que seria estar pagando por "conteúdo SEO" para divulgar um website nos motores de busca. Outro dos grandes erros que comete o pessoal que é nova nisso, é dar muita importância ao PageRank. PageRank importa, mas não é o fator mais importante nos rankings de Google".

Iniciar-se em um terreno desconhecido como é o do posicionamento nos motores de busca, não é nada fácil. Decidimos então pedir alguns conselhos. Phil Craven nos recomendava: "o melhor conselho que posso dar a qualquer que queira otimizar seu próprio site é que leia a maior quantidade possível nos fóruns relacionados ao SEO. Existe um no meu próprio site. E não há que ter medo de realizar perguntas básicas. Todos tiveram que começar, e todos os dias existe alguém que está começando."

"Uma perspectiva geral para uma campanha de otimização para um motor de busca tem como primeira pauta encontrar um número de termos de busca que sejam adequados para o sitio. Nas áreas mais competitivas, é melhor começar com termos de busca que não sejam tão competitivos, já que será mais fácil obter rankings altos. O WordTracker é uma boa ferramenta para encontra-los, muitos SEOs o utilizam. Logo, devem se aplicar as técnicas básicas de SEO às páginas do site, e obter a maior quantidade possível de conexões de outros sites, certificando-se que os textos contenham o objetivo dos termos de busca".

Bruce Clay nos aconselhava, "Aprender. Gastar dinheiro e tempo, e tudo o que puder para compreender o que se está fazendo… e estar certo de ter o tempo necessário para se manter atualizado sobre o que ocorre com os motores de busca. Tenho um número considerável de empregados, e é por isso que posso dedicar tempo à antecipação dos motores de busca, enquanto alguns dos novos na indústria estão muito ocupados trabalhando para ver o que é que está acontecendo ao seu redor. Sugiro fortemente que tenham um assistente ou personal para ajudar nas tarefas mais produtivas e que eles se mantenham atualizados com as mudanças na indústria."






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato