PDF para todos

Artigo sobre três programas produtores de documentos pdf, além de Adobe Acrobat.

Por Gck


Publicado em: 14/7/06
Valorize este artigo:
Segundo se divulga extensamente na Rede, o formato de arquivo pdf se converteu no padrão de fato para a distribuição de documentação, tanto em intranets empresariais como na Web, e parece igualmente um correto método de distribuição de arquivos em pré-impressão. Adobe, uma das empresas mestras do mundo digital, mãe amantíssima dos populares PhotoShop, Illustrator, GoLive!, AfterEffects e muitas outras aplicações de desenvolvimento web e multimídia, é ainda fabricante de Acrobat, o principal programa de software disponível no mercado destinado a controlar o fluxo de trabalho pdf.

A última versão de Acrobat -a 6, para ser preciso-, conta com novas opções que, de qualquer forma, não chega a ser o sonho de todo consumidor do produto. Agora, por exemplo, podem embeber-se de arquivos flash; além de incorporar pequenas melhoras, a mais radical delas é a mudança de sua interface para adapta-lo ao "estilo XP". Este conto já nos soa algo, não é? De qualquer forma, já estão no mercado o produtor Acrobat e o leitor Reader. O primeiro conta com duas versões, Standard e Professional, a mais econômica; o segundo, Reader, é gratuito. Mas somente lê e imprime documentos.

Entretanto, se se requerem arquivos pdf para um web site -algo cada vez mais em moda-, é possível adquirir ferramentas mais baratas e suficientemente eficazes, e inclusive programas completamente gratuitos. A seguir se incluem três destes:

HTMLDoc -www.easysw.com-. Pertence a Easy Software, uma pequena empresa que encontrou problemas para a difusão interna de seus documentos, de maneira que decidiu criar sua própria aplicação e, ademais, submete-la à licença livre GPL. Parece ser a opção gratuita mais completa, embora sofra de uma grave deficiência: não funciona em formato impressão, ou seja, não pode converter qualquer objeto em arquivo pdf já que não se faz de impressora virtual. De fato sua função essencial é a de converter documentos html em documentos pdf; como conseqüência, o ritmo de trabalho se vê mais lento, devido aos intercâmbios de janelas e programas. No mais é uma aplicação sofisticada: entre outras opções inclui a de embeber fontes, automatizar página de título do documento, adicionar cabeçalhos e rodapé das páginas personalizado e cifrado do documento -40 e 128 bits-. Não suporta CSS para os estilos da página web de origem.

CutePDF -www.cutepdf.com-. Um produto gratuito de Acro Software, de gama muito baixa, embora conta com a vantagem de que opera em modo de impressora virtual. Os arquivos resultantes são muito pesados de maneira que o produto pdf não é ótimo se nossa intenção for difundir em linha outros dados. O painel de propriedades avançadas, visível no momento prévio à impressão, permite selecionar algumas opções, embora não sejam decisivas em nenhum sentido. Aliás, não encripta. Funciona mediante GNU Ghostscript. O documento final pode não ser muito vistoso, portanto o melhor é esquecer a idéia de usá-lo para apresentar informes de trabalho e dossiês que requeiram um aspecto saudável...

PdfCreator -www.pdfcreator.de.vu-. Parece ser a melhor opção e se marca dentro do software livre. É uma ferramenta profissional de nível médio alto, com umas possibilidades de configuração suficientemente precisas para agilizar o fluxo de trabalho. A aplicação cria uma impressora virtual e converte a saída de qualquer programa a arquivo pdf. Entre as muitas possibilidades de adaptação às necessidades do usuário inclui: automatização do título do documento mediante regras simples, inclusão de fontes, personalização ou pré-definição do nome do autor, envio automático como arquivo em anexo a um e-mail, impressão em espera, compressão de elementos -texto, gráficos, etc.- e algumas opções mais. É uma boa opção para o seu computador. Entretanto, devo advertir que durante meu próprio uso encontrei algum problema menor, embora incômodo, relacionado com as fontes; resumindo, obriga ao usuário a embeber o jogo tipográfico. Possivelmente existe uma solução, ou se trabalha nestes momentos para solucionar o bug. Para mais informação convém visitar sua página web.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato