Putty. Programa para Telnet e SSH

Programa gratuito para fazer Telnet e SSH, para se conectar a servidores remotos pela linha de comandos.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 07/8/06
Valorize este artigo:
Sistema:
Windows / Unix / Linux
Idioma: Inglês
Licença: Freeware
Tamanho: 0.42 Mb
Web: http://www.chiark.greenend.org.uk/~sgtatham/putty/

Apresentamos Putty, um programa para realizar conexões com servidores remotos pela linha de comandos. É um programa simples, mas potente e possivelmente a opção mais recomendável para se conectar por Telnet ou SSH a outros computadores em rede. Ademais é gratuito, com o qual se torna duplamente interessante.

Em certas ocasiões temos que nos conectar com outras máquinas para realizar processos de administração das mesmas. Nesses casos entramos nos computadores através de linhas de comandos, sem interface gráfica, para realizar ações do tipo de manutenção ou instalação das aplicações, reinício dos serviços ou trabalho com o sistema de arquivos.

Um caso típico no qual podemos necessitar entrar em uma máquina pela linha de comandos é que tenhamos um servidor dedicado para hospedar nossas páginas. Embora o dedicado disponha de um painel de controle para realizar ações típicas como registrar domínios, endereços de correio ou acessos FTP, o controle completo do servidor não poderia ser feito de outra forma que não fosse por Telnet ou SSH.

Caberia dizer que Telnet é um protocolo de rede, que se utiliza para acessar a um computador, conectado em rede, desde qualquer ponto da rede, sem ter que estar fisicamente nessa máquina. SSH é um protocolo de rede muito parecido a Telnet, no que também nos conectamos a outra máquina através da rede, embora neste caso se realizam as conexões cifradas, o que aumenta a segurança, pois outras pessoas não poderiam ver as comunicações entre o computador origem e destino.

A verdade é que as introduções pouco servem, pois supõe que o que desejar acessar a Putty já deve conhecer bem os diferentes protocolos de rede e as necessidades concretas que tem para utilizar Putty.

Pode-se conseguir Putty no seguinte endereço:
http://www.chiark.greenend.org.uk/~sgtatham/putty/download.html

Uma vez baixado, comprovaremos que é um arquivo executável, que se pode clicar duas vezes para coloca-lo em funcionamento. Podemos copiar o arquivo em qualquer diretório de nosso computador e fazer os acessos diretos que desejarmos manualmente para ter tudo a mão.

Ao executá-lo acessamos a uma janela de administração das conexões, desde a qual podemos configurar acessos a servidores remotos e salvos para entrar mais tarde sem a necessidade de introduzir de novo os dados de acesso.


Para faze-lo funcionar simplesmente colocamos em funcionamento o endereço IP do servidor que queremos acessar e o protocolo que queremos utilizar, como Telnet ou SSH. Se quisermos salvar os dados de acesso para as próximas vezes, onde coloca Saved Sessions escrevemos um nome para esta sessão e apertamos o botão de Save.

Uma vez dentro, acessaremos à linha de comandos para trabalhar com a máquina com a qual nos conectamos. Primeiro nos pedirá um usuário e a senha de acesso. Uma vez realizado o login, poderemos utilizar a máquina como se estivéssemos diante dela.



Mais informações e downloads
http://www.chiark.greenend.org.uk/~sgtatham/putty/

Outros programas





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário revisado:
Por: Natália de Mesquita
15/9/06
Bom Dia!
Adorei encontrar neste site um artigo sobre a ferramente putty, mas alguém sabe me dizer se existe algum outro documento que possa explicar melhor o funcionamento do mesmo?
Grata desde já.

Usuários :    login / registro

Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato