Como escolher uma hospedagem

Esta reportagem informa sobre os diferentes aspectos a considerar para escolher uma hospedagem apropriada a nossos objetivos.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 08/8/06
Valorize este artigo:
Para publicar uma página na Internet devemos colocá-la em um servidor. Os servidores são computadores conectados permanentemente à Rede que enviam as páginas quando os exploradores a pedem.

Antes de tudo, vamos diferenciar entre duas formas de hospedar uma web, em um servidor gratuito ou em um servidor pago. Os servidores pagos costumam ter maiores serviços e recursos disponíveis que os gratuitos. Nesta reportagem, vamos tratar de orientar as pessoas que têm que contratar um serviço pago, mais indicado para negócios e páginas que pretendam ser populares.

Definir os recursos

Para encontrar uma hospedagem para nossa página temos primeiro que planejar os objetivos que queremos cumprir e os recursos que necessitaremos. Segundo o projeto que formos publicar, necessitaremos mais ou menos personalidade própria ou determinados recursos como acesso ao banco de dados, estatísticas, etc.

O primeiro passo poderia ser decidir se vamos necessitar um domínio próprio para nosso projeto. Um domínio próprio dará mais personalidade ao site, se associará melhor com o nome da empresa, ao mesmo tempo que a página se torna mais acessível. Com o reduzido preço que os domínios têm atualmente, seria muito indicado adquirir um próprio para nossa página. Em muitos casos ao contratar um espaço para hospedar a web, nos oferecem diretamente nosso próprio domínio, se não for assim, podemos solicitar expressamente.

O mais habitual é que o provedor onde hospedarmos a página se encarregue também do registro do domínio, sem praticamente outro custo adicional que as taxas do NIC, 30$ aproximadamente. Para conhecer mais sobre os domínios e seu registro pode-se consultar um artigo também publicado em CriarWeb.

Além do domínio existem outros recursos podemos necessitar, como:

  • Programação em linguagens específicas
  • Acesso ao banco de dados
  • Administração das DNS...
Devemos definir os recursos a utilizar e buscar um provedor que os aceite. Se estiver projetando uma página simples, provavelmente não lhe preocupará o número de recursos avançados que possua seu servidor, porém sempre será interessante avaliar outros recursos mais básicos como:
  • O número de endereços de correio que vão lhe proporcionar
  • Os CGIs que tiver instalados, como contadores, envio de formulários por correio eletrônico, etc.
  • Estatísticas...
Velocidade

É uma pena que não exista um método realmente confiável para controlar um dos aspectos que mais preocupa a todos os que buscam uma hospedagem. Para conhecer a qualidade do serviço que o provedor vai nos oferecer deveríamos perguntar-lhes sobre suas linhas e a capacidade que têm de transferência com Internet. Porém, não só isso como também perguntar pela saturação que têm suas linhas. Podem ser muito potentes, mas estar super-utilizadas. Como os provedores não vão revelar estes detalhes tal como nos gostaria, o mais provável é que só nos reste a possibilidade de provar a velocidade na prática. Se navegarmos pelo site da empresa que estamos avaliando e comprovarmos a quantidade de informação (Kb) que recebemos por segundo, poderemos saber a rapidez que como a página vai.

Outro fator que também condiciona a velocidade é a proximidade do servidor. Tendo em conta que se estamos no Brasil, um servidor situado em seu país será mais rápido para você, na mesma condição de linhas, do que um que esteja nos Estados Unidos, por exemplo. Quanto mais longe a informação tiver que viajar, mais demorará. Porém, um detalhe, se um usuário de Portugal visita uma página que está em um servidor brasileiro, para ele seu servidor será más lento que um de seu país.

Transferência

Outro aspecto que temos que avaliar na hora de contratar um espaço para nossa web é a quantidade de megas de transferência mensal que o provedor permite realizar desde nosso domínio para fora. Ou seja, as páginas web que o servidor manda têm um peso em Kbytes e o provedor vai contando-os, quando passamos o limite que foi atribuído ao domínio, nos cobram o excesso segundo um preço.

Sendo assim, na hora de contratar um domínio vale a pena se informar sobre este aspecto e avaliar também as condições que nos oferecem. Se encontramos um servidor que oferece transferência ilimitada não precisamos nem saber muito dele, o controle da transferência lhe permite ajustar seu serviço a níveis de qualidade superiores. Ademais, na maioria dos casos não teremos que nos preocupar com o superar as taxas de transferência, pois os megas que uma web normal transfere nunca superará os níveis propostos, a não ser que se trate de um portal ou uma página muito visitada.

Preço

O último fator a considerar, e o mais fácil de comparar, é o preço. O importante é comparar a qualidade do serviço e o preço do mesmo. Com certeza você poderá realizar esta comparação sabendo os dados que há que avaliar.





Comentários do artigo
Foram enviados 3 comentários ao artigo
2 comentários não revisados
1 comentário revisado:
Por: Camilo
20/10/07
Este artigo me proporcionou encontrar um excelente hospedeiro para meu sitio.
Com um valor de R$2,00 por mês consegui atender as minhas necessidades no webhost cajuli.com
Se eu não tivesse lido este artigo, teria feito uma escolha inadequada.

Parabéns!!!

Muito obrigado

Camilo

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato