Dmoz, o diretório onde você deve estar registrado

Porque o DMOZ, o Open Directory, é um dos sites mais importantes onde sua web deve estar registrada.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 22/8/06
Valorize este artigo:
Os diretórios de webs são sites onde se encontram registradas um montão de webs, e classificadas por categorias em uma hierarquia, do mais geral ao mais específico. Em contra-partida com os buscadores, que indexam todo tipo de webs por meio de robôs que percorrem a teia-aranha mundial de link em link, os diretórios são administrados por pessoas e não indexam as páginas automaticamente, e sim que o faz com muito controle.

Na prática, os diretórios de webs desapareceram quase que por completo. Isto foi devido ao fato de haver tantas páginas na web e que se renovam tanto, que mantê-las classificadas é quase impossível. Requer uma equipe humana muito grande, que acaba sendo muito difícil de tornar rentável como projeto empresarial. Por essa razão muito portais que tinham seu diretório de webs, foram transformando-o em um motor de busca como Google.

O diretório que trata este artigo dmoz, com URL http://dmoz.org/, também tem como nome Open Directory Proyect, porque é um diretório aberto: é mantido por vários voluntários, encarregados de seções ou categorias e pode ser utilizado livremente em outras páginas web. Ao ser um diretório mantido por voluntários, é um projeto viável e que perdura enquanto outros fracassam. Ademais, a política de permitir utiliza-lo em outras páginas faz com que seu valor seja ainda maior e mais estratégico em relação à divulgação de webs.

Digo estratégico, pelo fato de que dmoz é utilizado em outros web sites e portais importantes como diretório. Ou seja, existem grandes portais que dispõem de um diretório, mas realmente este não são deles, e sim que é uma réplica do Open Directory. Assim, se conseguimos que nos coloquem um link em dmoz, na verdade estamos conseguindo que esse link apareça em um montão de sites importantes. Se conseguirmos vários links, pois muito melhor, porque estes se multiplicarão pelo número de sites que utilizam dmoz.

Para registrar uma página em dmoz

Existem umas normas muito estritas que há que cumprir na hora de enviar uma página web, o que é muito importante para que seja facilmente mantido pelos administradores do diretório. É importante que estas normas sejam muito respeitadas, pois do contrário não aceitarão nossa página.

Entre as normas estão não enviar sites com o mesmo conteúdo ou parecido, não enviar uma URL que direcione a outro endereço na web, que tenha conteúdo mal visto ou ilegal, que seja uma página em construção, etc.

Todas as normas podem ser lidas na página que explica o registro, no próprio dmoz. As normas são muito claras e estão em português. http://dmoz.org/World/Português/add.html

Uma vez que nossa site cumpra com todas as características desejáveis para poder ser submetido em dmoz e tivermos comprovado que já não está dentro do diretório, temos que navegar pela estrutura de categorias, para encontrar a mais adequada para submeter nossa web. Então, temos que clicar no link "Sugerir site" e enviar a informação da página em um formulário.

É importante escolher bem a categoria, porque se não for a mais adequada recusarão a URL. Também ser direto e sucinto tanto em títulos como descrições, porque sei estas não forem adequadas também poderão recusar o site. Não utilizar tampouco linguagem comercial como "a melhor web de tal coisa".

Às vezes é difícil entrar em dmoz, pois são muito seletivos na hora de aceitar as páginas. Portanto, não se desanime se não aceitarem sua página na primeira vez. Continue melhorando-a e volte a enviá-la passado algum tempo.





Comentários do artigo
Foram enviados 3 comentários ao artigo
3 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato