Sistemas Operacionais para PDA's

Comparação entre os s.o's mais usados para PDA's: Palm SO e Pocket PC.

Por Juanjo Palacios


Publicado em: 25/8/06
Valorize este artigo:

Há pouco tempo mudei meu velho Palm m125 por um novo e reluzente IPAQ H5550. Os dois são mini-computadores de mão, PDAs, agendas digitais ou como quisermos chamá-las. Neste tempo sofri todo o tipo de contingências, aprendendo e migrando dados de um sistema a outro. A compatibilidade de sistemas continua sendo infelizmente a disciplina pendente dos fabricantes.

A mudança de sistema operacional me permite agora ter uma visão clara e objetiva de quais são os pontos fortes e fracos de cada um deles, independentemente de que o hardware me desse umas prestações ou outras -que neste caso é abundantemente melhor no caso da IPAQ-. Neste sentido, cada dia existe uma oferta mais ampla e as diferenças quanto às prestações estão se equiparando (recursos wireless, autonomia da bateria, resolução de tela, áudio e vídeo, etc.)

Portanto minha análise centra-se estritamente nos Sistemas Operacionais, no caso de algum de vocês quiser comprar um PDA (Personal Digital Assistant) e estiver na dúvida entre um e outro.


As opções

Embora existam outras alternativas, como a possibilidade de instalar Linux, o que é certo é que a batalha no mercado dos PDA se trava atualmente entre o tradicional Palm SO e o irmão caçula de Windows, Windows CE ou Windows Mobile. Se quiser optar pelo primeiro, você pode adquirir uma Palm, uma Handspring ou uma Sony, entre outras. Para o segundo, HP, Dell ou Toshiba são algumas das opções com as que se pode contar.

Daremos uma olhada nas principais prestações:

Estabilidade

Este é um conceito chave: nos dois anos que estive utilizando meu Palm, tive que reiniciar o sistema somente uma vez. As Pocket PC adoecem dos mesmos problemas de estabilidade que os outros sistemas de Microsoft: "apagões" constantes, algo que chega a ser tremendamente irritante. Ponto para Palm.

Integração

Se falarmos de compatibilidade, as Pocket PC levam vantagem, isso sim, sempre e quando seu computador de mesa for Windows. Isto não quer dizer que as Palms não sejam compatíveis, nem tampouco que a integração das PPC seja total, não obstante, o ponto neste caso vai para o Windows.

Software

Palm leva no mercado muito mais tempo, por isso hoje em dia existem muito mais programas para Palm do que para PPC. Entretanto este aspecto, tende a equiparar-se, de fato, não senti falta de nenhuma aplicação para meu IPAQ. Temo aqui que o justo é dar um empate entre estes dois.

Utilidades

Os sistemas operacionais vêm de série com um pacote de utilidades em todas as PDA, a saber, agenda, calculadora, relógio, notas, contatos, escritura, tarefas, etc., etc.
Windows ganha em algumas destas prestações (por exemplo, oferece três diferentes modos de escritura ao invés dos dois que oferece Palm), entretanto, se quiser igualar as prestações de um Palm, deverá encher sua memória RAM com uma infinidade de aplicações de terceiros, que cobrem estas carências. Neste terreno, Palm leva uma palmada.(desculpe a gracinha!)

Sincronização

Na gíria dos mini-computadores, sincronizar significa transmitir dados entre a PDA e o PC ou laptop, de modo que possam intercambiar e não soframos nenhuma perda de informação no caso, por exemplo, de que fiquemos sem bateria.
As PPC cotam com um programinha de Microsoft chamado Activesync que é um autêntico pesadelo. Palm pelo contrário, efetua automaticamente uma cópia incremental de todos os dados e configurações de qualquer programa que se encontre na memória. Ponto de novo para Palm. Ademais com as PPC só temos a opção de sincronizar com Outlook, enquanto que com Palm podemos optar pelo office de Palm além do Outlook.

Conclusão

Palm SO 4 – Windows PPC 2. Em minha modesta opinião, o SO Windows para dispositivos de mão ainda tem que amadurecer bastante, porém isto não tem que se condicionar no extremo na hora de escolher, já que existem outras questões a considerar, como por exemplo o preço, as prestações multimídia, a garantia ou a confiabilidade do fabricante.





Comentários do artigo
Foram enviados 7 comentários ao artigo
7 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato