Instalação de um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE): Eclipse.

A instalação e configuração de Eclipse, um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) que serve para muitas linguagens. Eclipse tem interessantes utilidades para Java e além disso, é gratuito.

Por Victorino Blanco González


Publicado em: 30/8/06
Valorize este artigo:
Como já dissemos, um IDE pode tornar um trabalho muito mais simples, sobretudo se nosso desenvolvimento já vai manejando um bom número de Classes. Ademais estes ambientes nos permitem muito mais versatilidade para depurar nossos programas visto que têm debbugers muito mais avançados, coisa que nos favorece para ir começando neste mundinho.

Eclipse é um IDE de código aberto. Existem mais ferramentas similares de código aberto disponíveis, mas decidimos usar esta porque é a que acredito que tem a melhor relação qualidade-facilidade das que encontrei.

Sua instalação é muito simples, podemos baixa-lo de www.eclipse.org em forma de arquivo ZIP e só temos que descompactá-lo na pasta onde quisermos tê-lo instalado. Para executá-lo somente há que iniciar o arquivo Eclipse.exe . Uma vez iniciado o único que nos pedirá será a rota padrão onde queremos que eclipse vá salvando os projetos que criarmos:


Depois disso nos aparecerá a janela principal de Eclipse:




Agora vamos nos dispor a fazer o mesmo exercício que fizemos antes, porém com ajuda de Eclipse. Como é evidente para um exercício tão trivial vamos supor quase mais um gasto que uma economia, mas o importante é conseguir para começar um manejo básico de Eclipse.

Eclipse pode usar várias perspectivas em sua janela principal dependendo do tipo de desenvolvimento que iremos realizar. Agora abriremos a perspectiva "Java":




É conveniente que todos os desenvolvimentos que fizermos, façamos dentro de um projeto e por mais que nosso exercício seja tão simples como útil a estas alturas, vamos faze-lo como tal. Portanto vamos crear um projeto para nosso desenvolvimento:

Para isto lhe damos a "File àNew à Proyect". Como podemos ver, há muitos tipos de projetos para poder criar para nosso desenvolvimento. Escolhemos "Java proyect" e lhe damos a seguinte. Na janela a qual estamos agora, podemos dar-lhe um nome a nosso projeto e então, aparecem duas opções relativas à organização de nosso projeto. Deixaremos tal como está para que simplesmente seja colocado nosso arquivos .java e .class (fontes e executáveis java) na pasta que escolhemos para o ambiente de trabalho ao iniciar eclipse, e clicamos em "Finish".


O seguinte passo é ir acrescentando nossas classes ao projeto. Se não tiver conhecimento de programação orientada a objetos lhe recomendamos que leia artigo sobre tal, que há neste mesmo site, e que será indispensável para programar com Java. Por agora continuamos.

Clicando com o botão direito na pasta do projeto que foi criado na parte esquerda da janela principal podemos dar-lhe a "New à Class"

Esta janela tem várias opções que iremos entendendo pouco a pouco. Por agora simplesmente colocaremos os nomes da classe, do pacote onde quisermos incluí-la (podemos deixar o pacote padrão deixando este campo em branco) e marcaremos as opções que vemos na ilustração.


Como podemos comprovar ao escrever os nomes das classes e do pacote nos avisa de certas regras para a nomenclatura destes. Podemos avançar que os nomes das classes sempre começam em maiúscula e que os dos pacotes em minúscula, já comentaremos isto mais adiante e mais detalhadamente.

Ao dar a finalizar, nos cria uma planilha que podemos ver no centro da tela. Esta área é a que corresponde ao editor e aqui é onde escreveremos nossos programas em Java. A planilha criada nos acrescenta as linhas básicas no tipo de classe Java que criamos com todos os passos anteriores.

Assim como no exemplo anterior quando fizemos o habitual "ola mundo" escrevemos o que falta para que fique tal como na figura. Ou seja, introduzimos System.out.println ("Ola Mundo\n"); dentro do método "main" da classe.

Já nos falta somente executar o programa para ver que funciona. Para fazê-lo funcionar podemos utilizar o menú "run" ou diretamente mediante os ícones da barra de ferramentas.


Ao executar o "run" um assistente nos dará para escolher o tipo de execução que queremos para nosso código em Java. Simplesmente escolheremos "Java Application" no menu com dois cliques e nos criará um "apêndice" de configuração de execução para nosso código em concreto, como podemos ver:


À princípio e sem mais detalhes clicamos em "Run" e veremos os resultados:


Como podemos comprovar, abaixo há uma pequena pestana que põe "console". Essa pestana nos mostra uma consola que faz as vezes da linha de comandos desde a que executamos nosso programa de Java no primeiro exemplo. Portanto é nesse espaço no qual podemos ver a saída do programa: "Ola Mundo".

Isto é tudo por agora. Já temos um ambiente completo para fazer nossos pequenos desenvolvimentos em Java e já o provamos. A partir de aqui você terá várias opções para continuar:

  • Se desconhece ou quiser lembrar bases sobre a Programação Orientada a objetos, consulte este manual.
  • Se quiser ter conhecimentos básicos sobre a sintaxe e comportamento básico da linguagem Java, consulte este manual.
  • Para passar diretamente à ação consulte nossos tutoriais de Java na seção de tutoriais deste site.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato