Abrir diálogo com os visitantes

Neste artigo veremos o tema de arrecadar informação do usuário em nosso site. Como devemos ou não devemos fazer.

Por César Martín


Publicado em: 01/9/06
Valorize este artigo:
Resumo.
  1. Neste artigo veremos o tema de arrecadar informação do usuário em nosso site.
  2. Conseguir o e-mail do usuário não equivale a abrir um diálogo.
  3. Com a tecnologia de internet é mais fácil arrecadar informação de forma passiva que mediante o registro.
  4. Como conseguir que o usuário fale contigo.

1. Ter o e-mail de um usuário não equivale a abrir um diálogo.
Algumas vezes, um site decide oferecer um presente em troca de um registro. Que valor tem isto?
O valor dos e-mails que se conseguiu a troca de presentes certamente não valerá nada.

O conseguir um punhado de e-mails não equivale a abrir um diálogo com o usuário. Não desperdice seus recursos econômicos fazendo estes tipos de promoções.

Parte dos objetivos de uma empresa é criar melhores produtos para seus consumidores. O captar informação sobre o consumidor, faz com que a internet seja uma ferramenta muito válida pela tecnologia que se usa. O computador emite muita informação que é fácil recolher, compilar e analisar.

Aqui oferecemos alguns métodos sobre como captar informação de uma forma simples.


2. Não peça registro.
Não bloqueie a possibilidade de recolher informação de seus usuários colocando um registro. O registro fará com que muitos usuários abandonem seu site diretamente (certamente existirá outro igual sem registro), dos que passarem pelo registro muitos o deixarão porque (a) é muito longo (b) o consideram uma intromissão ou (c) é um absurdo. Não vale a pena.

Deixe que as pessoas participem e opinem sem registrar-se. O fóruns, chats, correios, polls, abra-os para todo mundo. Não peça nenhum tipo de registro.

Se o registro for necessário, faça-o bem curtinho e evite pedir informação do tipo pessoal. Pedir a um usuário seu endereço completo é um absurdo quando você pode pedir simplesmente o código postal. Para dados estatísticos, o dado do cep pode ser tão válido quanto o endereço completo.

Ofereça a possibilidade de lembrar a sessão para não ter que voltar a colocar um "nome de usuário e senha" nunca mais. Perder um usuário porque não lembra seu nome de usuário e senha é algo muito comum.

A longo prazo você recolherá mais informações dos usuários de forma passiva (vendo que páginas são as mais visitadas, o êxito das promoções, etc) do que preenchendo um banco de dados com registros falsos de usuários que só querem o presente da promoção.


3. Oferecer informação de valor.
Se quiser que o usuário lhe dê algo, ofereça você primeiro. Ofereça a informação que tiver e ofereça acesso às pessoas que escreveram para que os usuários possam entrar em contato. Este método pode lhe dar acesso a usuários experientes que realmente estejam interessados no tema. Poderá recolher informação subjetiva sobre o tema tratado em sua página.

A newsletter é uma forma de abrir o diálogo com o usuário. A qualidade da informação fará com que o usuário se interesse e se aprofunde nos links que você oferece. O Spam fará com que o usuário odeie seu site.

Procure oferecer informação de primeira mão, de experientes ou da atualidade. Se não a tiver, ofereça links aos sites que falam sobre isso. Muitas vezes a proximidade de quem reporta faz com que a informação tenha mais valor. Procure contar com pessoas que ou sejam experientes no tema ou que tenham proximidade física. Opiniões generais ou sem fundamento não oferecem valor a seu site com o qual o usuário não participará.

Procure fazer com que esta gente responda e compile os e-mails que recebem para registrar dados de seus usuários. Continuando com o tema dos e-mails você poderá extrair temas de interesse, dúvidas comuns, etc.


4. Simplificar as ferramentas.
Os polls e enquetes são bastante válidos para recolher informação massivamente. Procure que tecnicamente funcionem bem, que sejam simples e estejam realmente enfocados no tema que se trata na página.

O nível mais básico são as perguntas que oferecem respostas do tipo [SI | NO]. Sempre há que deixar a possibilidade de que os usuários discordem sobre as opiniões oferecidas em nosso site. Este tipo de poll básico sirve para valorizar artigos, opiniões, etc. A pergunta do "artigo lhe serviu de ajuda" pode-se responder com um simples SIM/NÃO.

Em um nível mais avançado podemos dar a opção de escolher entre várias respostas [musica | cine | televisao]. Este tipo de enquetes são úteis quando queremos que ol usuário aporte sua opinião sobre um artigo de forma mais avançada. Se o artigo trata sobre os festivais de música, podemos lhe perguntar qual é o seu favorito. O que há que lembrar é que devemos colocar enquetes que estejam diretamente relacionadas com a página. Tampouco há que colocar enquetes em todas as páginas.

Embora fazendo de uma forma simples, ajudará a captar dados. Devemos deixar a porta aberta a uma participação mais ampla. Um campo de texto onde o usuário possa mandar umas linhas bastará para satisfazer o usuário avançado.


5. Que o sistema funcione.
Não há nada mais patético que participar em um poll e que o servidor não responda.

Procure fazer com que o sistema (servidores, peso das páginas, etc) funcione corretamente, seja 100% compatível e não caia. Se estiver perdendo dados por "caprichos" técnicos, estará fazendo muito mal.

Pela parte humana, o sistema também deve funcionar. Se o usuário lhe enviar informação, você deverá responder (se for necessário) e deverá ser capaz de melhorar o produto com a informação que recebeu. Não há nada mais patético que versões 2.0 de sites que simplesmente não registram a opinião ou desejos dos usuários. Hoje em dia é normal ver sites que pedem a pontuação dos usuários página por página. Por que não pedir a pontuação de um novo site antes de lança-lo?

Se a internet serve para algo é para encurtar a distância entre o usuário e o produto. O produto valerá a pena se você escutar o que o usuário está pedindo.





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário não revisado
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato