Back4Win

Programa para realizar cópias de segurança de nosso sistema comodamente.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 15/9/06
Valorize este artigo:
Sistema:
Windows XP
Idioma: Inglês
Licença: Freeware - Shareware
Tamanho: 1 MB
Web: http://www.back4win.com/

Vamos apresentar um programa que será muito útil para fazer cópias de segurança (backup em inglês) de nossos dados. Como todos devem saber, realizar cópias de segurança é uma tarefa que não devemos descuidar. Os sistemas com os que trabalhamos nã são perfeitos e em qualquer momento podemos nos surpreender com um problema que deixe inservíveis os dados que armazenamos em nossos discos rígidos, como a entrada de um vírus, o rompimento de um disco rígido, etc.

A tarefa de criar cópias de segurança é, muitas vezes, bastante pesada e muitos de nós somos preguiçosos. Muitas vezes, até que não tenhamos um problema e perdemos alguns dados valiosos, não aprendemos que realizar backups habitualmente é uma terefa absolutamente necessária e extremamente recomendável. Back4Win é um programa que pode nos ajudar bastante na tarefa de criar as cópias de segurança dos dados importantes de nosso sistema.

Back4Win serve para selecionar os dados que queremos copiar de nossos dispositivos de armazenamento e realizar um arquivo comprimido ou backup. Nesse arquivo com a cópia de segurança, que o programa comprime automaticamente em ZIP para que ocupe menos espaço, poderemos logo grava-lo em um suporte que podemos deixar a parte e salvo. Por exemplo, podemos utilizar CDs para salvar os arquivos, DVDs, uma fita ou um disco externo, por dar vários exemplos.

Se nossa cópia de segurança é muito grande, Back4Win é capaz de parti-la em vários volumes com o tamanho que necessitarmos. Por exemplo, se queremos salvar os dados em CDs, temos um espaço limitado de 700 megas por CD. Podemos então configurar o programa para que salve os dados em vários arquivos de tamanho suficiente para que caibam em vários CDs.

Nota: Cabe dizer que é recomendável que as cópias de segurança não estejam perto do computador ou do escritório onde foi feito. O melhor é deixá-las em outro lugar, outro escritório ou outro domicílio, assim se sofremos um incêndio ou algo parecido em nosso escritório ou casa, as cópias de segurança estarão salvas em outra localização. É claro que ninguém espera que um bom dia se queime um edifício ou haja uma inundação ou um terremoto, mas como nunca sabemos há que ser preventivos.

O programa é gratuito ou freeware, o que é de agradecer. No entanto, o autor realizou uma versão mais completa do software que foi chamado Back4WinXP que é shareware, ou seja, gratuito para prova-lo durante uns dias e se se deseja continuar utilizando deve-se pagar uma pequena quantidade de dinheiro.

Pode-se baixar em http://www.back4win.com/

Modo de uso de Back4Win

A ajuda do programa explica passo a passo a maneira de realizar um backup dos dados, assim como restaurar uma cópia de segurança realizada anteriormente. Não obstante, a ajuda está em Inglês, portanto vamos realizar a seguir uma tradução livre destes procedimentos para qualquer pessoa interessada.

- Realizar uma cópia de segurança

  1. Clicamos no botão NewZIP. Então, sai uma janela onde temos que selecionar o diretório onde desejamos salvar a cópia de segurança e o nome do arquivo que vai ser gerado. O diretório pode ser selecionado em um navegador de pastas, porém logo teremos que escrever a mão o nome do arquivo que desejamos criar. Por exemplo, colocaríamos c:backupsetembro06.zip
  2. Na janela que nos sai temos várias abas. Na que põe "Browser" devemos selecionar os diretórios ou arquivos que desejamos fazer cópias de segurança, simplesmente marcando o checkbox do lado do diretório ou arquivo.
  3. Na aba que põe "Make" podemos configurar o arquivo comprimido que vai ser gerado. As opções mais importantes estão em um quadro etiquetado como "Basic". Os valores por padrão poderão servir para a maioria dos casos. Entretanto, se desejamos copiar logo o arquivo em um CD ou outro dispositivo de tamanho limitado, teremos que especificá-lo, para que o arquivo comprimido se realize por volumes que caibam nesse dispositivo. Neste caso, no quadro "Basic" teremos que selecionar a opção que põe "SPAN (auto-size)" e logo no quadro que põe "Size Settings" teremos que selecionar o tamanho que desejamos para cada volume.
  4. Uma vez tudo configurado, na aba "Make" clicamos sobre o botão "WriteZIP" para que comece o processo de criação da cópia de segurança.
- Restaurar uma cópia de segurança

O formato com o que se realizam as cópias de segurança é ZIP, por isso poderemos restaurar com qualquer programa que permita extrair dados de um ZIP, inclusive com o explorador de arquivos de Windows XP, que já vem preparado para ler informação dentro de arquivos ZIP. Contudo, Back4Win dispõe de uma utilidade para restaurar os dados de uma cópia de segurança.

  1. Aperte o botão "Restore". Então nos sai uma janela para selecionar o arquivo ZIP onde está a cópia de segurança que desejamos restaurar.
  2. Na aba "Archive" mostram-se todos os dados, tanto diretórios como arquivos e podem ser visualizados de diferentes maneiras (modo listado de arquivos e diretórios, modo árvore, etc.) Neste site temos que selecionar os arquivos ou diretórios que se desejam restaurar, apertando os checkbox do lado.
  3. Finalmente clicamos em "Extract" para restaurar os arquivos. O programa nos solicitará o diretório destino onde desejamos colocar esses dados.
Conclusão sobre Back4Win

A necessidade de fazer cópias de segurança é algo inegável. Existem muitos programas para facilitar a criação de cópias de segurança, mas Back4Win é um programa gratuito e fácil de usar, portanto é bastante recomendável.

A web do autor é: http://www.back4win.com/



Mais informações e downloads
http://www.back4win.com/

Outros programas






Usuários :    login / registro

Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato