Writely, o processador de textos on-line

Um programa on-line para escrever textos, por meio da interface web, de maneira parecida ao conhecido Word de Office.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 26/9/06
Valorize este artigo:
Sistema:
Multiplataforma
Idioma: Inglês
Licença: Freeware
Web: http://www.writely.com

Comentamos um programa que serve para processar textos de todo tipo, através do navegador, porém ao mais puro estilo de Word. É um software potente e com muitas possibilidades de publicação, mas que ainda não se encontra em sua fase beta.

Writely é como uma dessas ferramentas para escrever textos com formato enriquecido HTML, conhecidas como WYSIWYG. Existe em Javascript um monte de ferramentas deste tipo, que permitem introduzir em um formulário a possibilidade de que o visitante escreva textos, porém com estilos, tipos e tamanhos de letra, cores, tabelas, listas, etc. Com a particularidade que Writely é bastante mais potente, ao incorporar algumas funções avançadas de publicação e colaboração. Mesmo assim, estas ferramentas simplesmente servem para tornar possível escrever textos com um formato avançado, mas logo, nós temos que fazer aplicações que utilizem estes textos para qualquer coisa. Writely usa o texto enriquecido para fazer uma aplicação on-line onde o usuário pode escrever textos e logo fazer com eles uma gama interessante de operações que resumiremos a seguir.

As possibilidades de edição dos textos com Writely são bastante boas, tão interessante como poderia ser o próprio Word. Obviamente, ao trabalhar com uma interface web, existem algumas limitações que não têm as aplicações de escritório como Word, porém a equipe de Writely tratou de minimiza-las. É perfeita a inclusão de estilos, imagens, tabelas, cores, tipografias, etc. Além disso, funciona muito bem o copiar e colar através de outros programas como Word ou o copiar e colar através de páginas web. Todos os estilos originais dos documentos copiados se mantiveram bem e ficaram perfeitamente reproduzidos os conteúdos avançados, como tipografias, cores, fundos de cor, tabelas, etc. O que não foi copiado foram as imagens trazidas do Word, mas as imagens que haviam nas páginas web sim que foram copiadas e coladas sem problemas, embora suas rotas foram mudadas pelas rotas originais no servidor onde estavam as imagens. Também os links ficaram perfeitamente copiados, com as rotas atualizadas, de maneira que continuam funcionando.

As possibilidades de edição, como dizíamos, são atraentes. Contudo, o que realmente torna esse programa interessante são suas possibilidades de publicação e colaboração, que permite o ambiente on-line.

Para começar a utilizar o programa é necessário se registrar como usuário, para o qual é necessário somente dar um endereço de correio eletrônico e uma senha de acesso. A partir de então, já se tem acesso à ferramenta e à lista de documentos que foi criada com ela, ou que foi importada por outros arquivos como Word. Você ode escolher o que deseja fazer com cada documento: Edita-lo desde qualquer lugar do mundo, compartilha-lo ou salva-lo em seu disco rígido com o formato que desejar entre várias possibilidades.

Uma das vantagens de Writely é que permite salvar qualquer documento de sua conta em um arquivo como Word, HTML, RTF ou inclusive PDF. Ao salvar o arquivo como Word, gera-se o arquivo correspondente e lhe envia para que você o baixe no disco rígido com o nome que desejar. Portanto, Writely é um editor, não só de Word, como também de páginas web, de arquivos PDF, etc. Sem dúvida o formato HTML é o mais fiel ao documento que já foi realizado, embora outros formatos como Word ou PDF sejam muito parecidos, têm alguns detalhes que fazem com que o arquivo resultante não seja exatamente como pensávamos em um princípio que deveria ser. Algumas coisas que mudam no arquivo de Word ou PDF com respeito ao HTML que havíamos gerado são o espaçamento duplo das linhas e o tamanho das imagens. Também no caso do Word nos saiu um código estranho em um parágrafo que havíamos copiado desde Word no documento Writely. Os acentos tampouco foram salvos corretamente nos documentos de Word ou PDF. Supomos que nesta versão Beta ainda estarão corrigindo falhas como as que estamos assinalando.

Em quanto ao trabalho com Writely, se fez mais ameno e seguro, graças a uma função que faz com que a cada pouco mais de um minuto se auto-salve o trabalho realizado até o momento. Isto sem dúvida nos poupa que percamos um trabalho escrito por uma falha do computador, porque o trabalho se salva diretamente nos servidores de Writely ao invés de ser no nosso computador. Assim, embora rompesse nosso disco rígido, os documentos continuariam perfeitamente no sistema tal como os havíamos deixado menos de um minuto antes da falha.

Writely é um editor de textos que, ao ser on-line, permite a colaboração com outros usuários de Internet. Você pode compartilhar o documento para que seus colaboradores tenham acesso instantâneo. Inclusive pode ser modificado por outros e Writely é capaz de ter um controle das mudanças realizadas por cada usuário. Sendo assim, este programa permite publicar diretamente o conteúdo que você escreve, como se fosse uma página web normal, se é que o que você deseja é que o documento possa ser acessado por todo mundo através de um navegador. Também estão incorporadas funcionalidades para utilizar Writely como um administrador e atualizador de seu próprio blog.

Definitivamente, é um programa que tem características interessantes. E o que o faz mais inovador e especial é que é uma aplicação on-line. Há tempo se vem falando dos servidores de aplicações. Dizem que no futuro nossos PCs não vão ter instalados programas, e sim que se acessará a sistemas como Writely (servidores de aplicações) que nos darão a possibilidade de trabalhar com uma ferramenta (neste caso um editor de textos) sem tê-la instalada em nosso computador.

Writely é uma ferramenta comprada por Google faz tempo e se supõe que é uma aposta para fazer concorrência direta a Microsoft e seu programa Word, incluído no Office. Já veremos o que nos trará no futuro. De momento estaremos atentos a este programa, que esperamos que seja revisto e melhorado, pois no momento de escrever este artigo estava em fase Beta e temos que dizer que ainda existem algumas falhas que haveria que consertar.

Mais informação em http://www.writely.com/



Mais informações e downloads
http://www.writely.com

Outros programas





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário não revisado
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato