Google já indexa os arquivos Flash

Google já é capaz de indexar os arquivos Flash (Extensao .swf) e associa-los à palavras-chave segundo seu conteúdo.

Por Alfredo Anaya


Publicado em: 03/10/06
Valorize este artigo:
Parece ser que Google toma a iniciativa sendo o primeiro dos buscadores capaz de indexar os arquivos de Flash. Esta é uma ótima notícia para todos os amantes de utilizar Flash no design de suas páginas.

Até agora o uso de Flash e a divulgação de uma página no que se refere a SEO (Search Engine Optimization) eram dois termos opostos. O motivo disto é que os buscadores eram incapazes de indexar em seus bancos de dados aquelas páginas realizadas com Flash, ou seja, para eles uma página realizada com Flash é simplesmente uma caixa- preta da qual nada se sabe. Se por exemplo a página principal de nossa web, o index, estivesse realizado integramente com Flash, os robôs ao processar nossa página não obteriam nenhum resultado. Isto faria que tanto o conteúdo desta página como os links para outras páginas ficassem sem ser explorados pelo robô e, portanto, totalmente ignorados.

Por este motivo em muitas ocasiões temos que decidir entre fazer uma página com Flash mais chamativa desde o ponto de vista do design e da interação com o visitante, ou realiza-la mais sóbria em HTML, porém com umas possibilidades de otimização em buscadores maiores.

Bom, pois embora seja prematuro afirmar que fazer uma página com Flash tem as mesmas possibilidades desde o ponto de vista de SEO que fazê-la em HTML, Google começou o caminho indexando o conteúdo, os links, etc de nossos filmes Flash.

Para comprovar como Google indexa os filmes .swf podemos ir a Google e buscar indicando o termo a buscar e acrescentando ao final o tipo de arquivo a buscar, como se mostra no exemplo: termoabuscar filetype:swf

Ainda existem muitas interrogantes à respeito do tratamento que receberão estes .swf ao ser indexados e se estarão equiparados em importância aos HTML, contudo, de momento é uma boa notícia que um filme .swf deixa de ser una objeto escuro para Google.





Comentários do artigo
Foram enviados 2 comentários ao artigo
2 comentários revisados:
Por: Marcelo
08/11/06
Muito bom!! A Google, como sempre, sai na frente!!

=)
google y flash
Por: biograficos
25/5/10
es verdad...pero todavía faltan mucho en indexar todo!

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato