O PC de um webmaster

Neste artigo vamos descrever as ferramentas básicas que um desenvolvedor web deve ter instalado.

Por P. Molina


Publicado em: 06/10/06
Valorize este artigo:
O trabalho de um webmaster se desempenha em vários âmbitos como programação, manutenção, administração, etc. Para cada tarefa será imprescindível contar com uma ferramenta adequada. Ao ser um trabalho multidisciplinar, se requerem muitas ferramentas diferentes, embora definitivamente, com poucos programas já basta para possibilitar as tarefas que um webmaster deve desempenhar.

Para o sistema operacional de nosso PC, devemos ter em conta que a maioria dos servidores web utilizam com S.O Linux, e os visitantes Windows, por isso é importante poder provar nosso site com ambos sistemas. Uma solução muito interessante é ter no PC de desenvolvimento instalado Linux e acessa-lo desde de outra máquina com Windows, para as provas do site.

O servidor que recomendamos é sem dúvida o Apache 2.0, que tem a maioria dos sites e é gratuito.

Para o desenvolvimento de páginas web em diferentes linguagens (PHP, Perl, HTML, CSS), seria interessante contar com um bom editor web: UltraEdit-32 ou CrimSom Editor (estes programas contam com funções muito interessantes, como poder escrever por colunas) e a parte suporta conexão FTP com nosso servidor web.

Junto a estes editores é recomendável dispor de Dreamweaver MX, que nos permite uma criação de código muito mais rápida, e facilita a integração com as folhas de estilo (CSS).

Na hora da edição de imagens existem muitos programas, Adobe PhotoShop é sem dúvida o mais avançado, porém seu custo é alto, portanto uma solução mais econômica poderia ser Fireworks.

Nossa máquina deve contar com os principais navegadores para poder provar a portabilidade de nosso site, Internet Explorer, Netscape, Firefox e Opera deveriam ser suficientes.

O Banco de Dados será MySQL, o mais extenso e suportado por todos os servidores web. Gratuito e de fácil uso, deve ir acompanhado de alguma ferramenta de administração como MySQL-Front. Outra solução poderia ser o PostgreSQL, que suporta transações, e tem um melhor suporte para triggers e procedimentos no servidor, porém conta com certas desvantagens, como o consumo de maiores recursos. É mais lento e possui limite do tamanho de cada fila das tabelas a 8k (salvo recopilação).

Para cliente FTP existe diversas soluções CuteFTP, NicoFTP o Filezilla. Todas são boas soluções rápidas, seguras e facilmente configuráveis. Em relação a CuteFTP, é um produto Shareware, enquanto Filezilla e NicoFPT são completamente gratuitos.

Para usuários mais avançados que criem animações, Flash Mx é sem dúvida a melhor ferramenta, embora Swish também pode nos ajudar em pequenas animações, sobretudo as de texto.

Isto seria tudo em relação à software. Poderíamos acrescentar muito mais ferramentas, porém esta seria a configuração mais básica.

Quanto ao sistema de arquivos é recomendável possuir uma pasta com todas as imagens que vamos utilizando em nossos site, isto nos permitirá ter uma boa biblioteca de imagens e nos poupa tempo de desenvolvimento e longas buscas.

Também é interessante ter uma biblioteca de estilos (CSS), e outra com nossos scripts de programação.

Resumindo, o pacote Studio Mx de Macromedia, em uma máquina com servidor Apache 2.0, com um editor web, um cliente FTP, um bando de dados MySQL e uma boa organização de arquivos nos permitirá ter um bom ambiente para começar a trabalhar.





Comentários do artigo
Foram enviados 4 comentários ao artigo
3 comentários não revisados
1 comentário revisado:
Preços dos programas
Por: marcos1967
11/5/10
Parabéns pela matéria, só que eu queria saber como ter todos esses programas, já que custam muito caro.
Como os webmasters conseguem ter todos esses programas, eles pagam?
Abraços!!!

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato