Internet Explorer 7

A nova versão do navegador de Microsoft está disponível como atualização de Windows. Muda a interface de usuário, agora com novas funcionalidades.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 20/12/06
Valorize este artigo:
Sistema:
Windows XP / Windows Server 20
Idioma: Português
Licença: Gratuito com Windows original
Tamanho: 14.1MB
Web: http://www.microsoft.com/spain/windows/ie/downloads/default.mspx

Internet Explorer é a aposta de Microsoft para controlar o panorama de navegação pela rede. Entrega-se gratuitamente nos sistemas Windows, incluído entre os programas básicos do sistema operacional. É um programa bastante conhecido, portanto não necessitaria mais apresentações. Ao invés disso, vamos passar diretamente a comentar sobre a nova versão do explorador, que acaba de sair no mercado.

Internet Explorer se atualiza automaticamente

Dentro do programa de atualizações automáticas de Windows se inclui a atualização ao Internet Explorer 7. Por isso, um belo dia que você iniciar o computador, o sistema lhe dirá que vai instalar a nova versão do navegador. É muito recomendável a atualização, dado que IE 7 inclui novas capacidades que serão muito úteis para a navegação e também tornarão nossos acessos à web mais seguros.

Uma vez aceita a atualização, o sistema realizará uma prova para verificar que nosso Windows é original. Se se passa a prova se procederá a instala-lo. Quando finaliza a instalação nos realizará uma série de perguntas para configurar o navegador.

Nova interface

Uma das melhoras de Internet Explorer 7 é a nova interface, que varia um pouco à respeito à típica de navegadores mais antigos. Não só que seja mais bonita, mas que a colocação de alguns elementos mudou. Inclui algumas das melhorias que já conheciam os usuários de Firefox como:

  • Navegação por abas: Agora, em uma mesma janela do navegador, podemos ter abertas várias páginas web, cada uma em uma aba distinta. Podemos selecionar uma ou outra aba para ver a página que contém. Por sorte os senhores de Microsoft conservaram as teclas rápidas para trabalhar com as abas que já estamos acostumados a usar em Firefox.
  • Integração de um quadro de buscas nas páginas. Este quadro permite buscar diretamente em nosso buscador preferido, sem ter que entrar na página desse buscador para introduzir as palavras-chave. Pode-se agregar facilmente novos provedores de busca através do botão de busca.

A parte, e isto é novo, foi recolocado a barra de endereços, junto com os botões de avançar e retroceder, os de parar o carregamento da página e atualizar. Todos estes elementos da interface se bloquearam acima de tudo da janela do navegador e não se pode mover.

No que diz respeito ao corpo das páginas, foi criado um sistema para suavizar as fontes, que em princípio pode dar mais exibição às páginas web ou ajudar na leitura de textos.

RSS

Agora Internet Explorer 7 inclui um sistema para subscrição de fontes RSS, para poder estar acompanhando as novidades de websites que publicam por RSS. O sistema nos permite nos subscrever a uma fonte RSS e visualizar diretamente as novidades sem ter que ir ao site em concreto.

Existe um botão de RSS situado na barra de abas, que se ilumina quando o site que visitamos dispõe de atualização de conteúdos com RSS. Quando se ilumina tem cor laranja e ao clica-lo nos permite ver o conteúdo RSS do site e nos subscrever nele, no caso de que nos seja interessante.

Segurança

Talvez onde mais convencem as melhorias, seja do tipo que for, é no âmbito da segurança e Internet Explorer dispõem de várias melhorias para incrementar a segurança da navegação.

A mais importante de todas as melhorias é um sistema anti-phishing. Phishing é um método bastante utilizado pelos piratas informáticos para suplantar um website. Baseia-se fazer acreditarmos que estamos em uma página, quando em realidade estamos na página de um pirata. Por exemplo, nos faz pensar que entramos na página de nosso banco, quando na verdade não é assim. Agora existem dois ícones que nos avisam quando um site é suspeitoso ou quando se sabe que é um site de um pirata que ataca por meio de Phishing.

Opinião pessoal

Ainda é cedo para tirar conclusões, porque levo pouco tempo utilizando o programa. Porém, em um primeiro momento poderia dar uma boa opinião geral do navegador. As opções como as abas ou o quadro de busca integrado eram já algo imprescindível para o navegador e se agradece muito que tenham sido incluídas. Como usuário de Firefox agora posso pensar em voltar a utilizar Internet Explorer.

Com respeito à colocação de elementos da interface parece boa, porém teríamos que esperar a se acostumar a esta nova colocação de elementos para decidir se é útil ou não. Apesar de deslocar os elementos da interface, às vezes é pouco interessante, por obrigar aos usuários a aprenderem outra vez a localização dos menus. O que não entendo é a decisão de não deixar mover alguns elementos da interface, como a barra de endereços ou os botões de avançar-retroceder. Também não gosto muito o fato de que as barras de ferramentas agora ocupem mais espaço útil da tela, diminuindo espaço à própria página.



Mais informações e downloads
http://www.microsoft.com/spain/windows/ie/downloads/default.mspx

Outros programas






Usuários :    login / registro

Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato