Scite by Scintilla

Um editor de textos para programadores em quase qualquer linguagem conhecida. Criado para mostrar o funcionamento de umas bibliotecas que oferecem funcionalidades de edição de código chamadas Scintilla.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 05/1/07
Valorize este artigo:

O programa que veremos é um editor de textos para programar em qualquer linguagem, entre uma grande lista de possibilidades, como C / C++ / C#, PHP, VBScipt, CSS, Java, Javascript, Fortran, ADA, etc. É um programa gratuito, disponível tanto para Linux como para Windows, que serve para mostrar o funcionamento de umas bibliotecas chamadas Scintilla, que permitem o desenvolvimento de ambientes de programação muito variados. Neste artigo comentaremos tanto SciTE como Scintilla.

SciTE

É um programa bastante simples, que não oferece muitas ajudas ao desenvolvedor, embora seu forte esteja em outros aspectos. A maior vantagem, como já comentamos, é que oferece compatibilidade com diversas e distintas tecnologias. Outras possibilidades básicas são por exemplo:
  • Capacidade para abrir vários arquivos ao mesmo tempo.
  • Colorido do código, em função da linguagem de desenvolvimento escolhido.
  • Auto-sugestão de código. (Propõe nomes de funções segundo vai escrevendo o texto e assinala os parâmetros que esperam receber)
  • Ajudas no tabulado do texto.
  • Janela para mostrar a saída dos programas editados.
  • Buscar e substituir os arquivos.
Para configurar o programa dispomos de uma série de arquivos de texto onde se encontram as variáveis do sistema. Os arquivos encontram-se hospedados para editar no menu Options e têm a extensão .properties. É uma maneira bastante complexa de configurar um programa, porém sem dúvida nos dará bastante controle sobre ele. O problema é que não se entendem as diferentes variáveis de propriedades disponíveis, com o qual é difícil manejar os arquivos de configuração.

Por exemplo, se tivermos instalado a linguagem de programação Python em nosso sistema, poderemos configurar SciTE para o trabalho com esta linguagem no arquivo python.properties. Entre outras coisas, podemos indicar o diretório onde temos instalado Python e a chamada que efetuará o programa quando pretendamos executar o script que estamos programando, a fim de que mostre a saída no correspondente espaço Output.

Imagem do programa editor de código Scite


Definitivamente, este programa não está pensado para um usuário inexperiente ou que deseje realizar exclusivamente páginas web. Não oferece muitas possibilidades e é difícil de configurar. Sem dúvida, o recomendaria a um usuário experiente que deseje dispor de um editor de textos muito polivalente e de pouco peso.

A página web de SciTE es http://www.scintilla.org/SciTE.html

Scintilla

Trata-se de uma biblioteca de funções pensada para realizar programas de edição de código em qualquer linguagem. Insistimos, não é um programa propriamente dito, e sim um jogo de funções com o qual poderemos realizar software orientado à edificação de código fonte. De fato, com Scintilla está programado SciTE, que não é mais que um demo do que as bibliotecas podem fazer.

Scintilla se oferece gratuitamente para qualquer pessoa que deseje utilizar as bibliotecas, a fim de construir com elas um editor de código a seu gosto. Embora desejemos realizar um produto comercial baseado em Scintilla, não deveremos pagar nada por utiliza-lo.

Scintilla oferece funcionalidades muito úteis não só para a edição de código, como também para executar e fazer o debug dos programas. Inclui suporte para diversos estilos de sintaxe, indicadores de erro, auto-sugestão de código, etc.

Estas bibliotecas podem ser utilizadas tanto em sistemas Linux como Windows. No futuro pensam incorporar suporte para .NET e Java.



Mais informações e downloads
http://www.scintilla.org

Outros programas






Usuários :    login / registro

Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato