O que é HTML

Chegou o momento de falar sobre HTML, a linguagem com que se criam as páginas web.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 14/4/04
Valorize este artigo:
HTML é uma linguagem com a qual se definem as páginas web. Basicamente trata-se de um conjunto de etiquetas (tags) que servem para definir a forma na qual se apresentará o texto e outros elementos da página.

O HTML se criou a princípio com objetivos de divulgação. Porém, não se pensou que a web chegaria a ser uma área de ócio com caráter multimídia, de modo que, o HTML se criou sem dar respostas a todos os possíveis usos que lhe dariam posteriormente e a todo coletivo de gente que o utilizariam no futuro. Entretanto, frente a este deficiente planejamento, com o tempo, foram se incorporando modificações as quais são os padrões (standards) do HTML. Numerosos padrões já se apresentaram. O HTML 4.01 foi o último padrão feito até o mês de abril de 2004.

O HTML é uma linguagem de programação muito fácil de aprender, o que permite que qualquer pessoa, mesmo que nunca tenha programado possa enfrentar a tarefa de criar um website. O HTML é fácil e em pouco tempo poderemos dominar sua linguagem. Mais adiante, conseguiremos os resultados profissionais graças as nossas capacidades para o desenho e a nossa veia artística.

Uma vez conhecendo o conceito do HTML, vamos adiantar mais algumas coisas. Esta linguagem se escreve em um documento de texto, por isso necessitamos de um editor de textos para escrever uma página web. Sendo assim, o arquivo onde está contido o código HTML é um arquivo de texto com uma peculiaridade, que tem uma extensão .html ou .htm (é indiferente qual deles utilizar). De modo que quando programarmos em HTML, o faremos com um editor de texto, o mais simples possível e salvaremos nossos trabalhos com extensão .html, por exemplo: minhapagina.html.

Para adiantar um pouco mais como se utiliza o HTML, diremos que a linguagem consta de tags que são etiquetas que tem esta forma<B> ou<P>. Cada etiqueta significa uma coisa , por exemplo:<B> significa que se escreve em negrito (bold) ou<P> significa um parágrafo,<A> é um link, etc. Quase todas as etiquetas têm sua correspondente etiqueta de fechamento, que indica que a partir desse ponto a etiqueta não vai se alterar. Por exemplo,</B> se utiliza para indicar que se deixe de escrever em negrito. Portanto, o HTML não é mais do que uma série de tags que se utilizam para definir a forma ou o estilo que queremos aplicar em nosso documento. Ou seja,<B> isto está em negrito</B>.

Para aprender HTML em profundidade temos um manual em Criarweb.com. Ademais, podem ser consultados os links a distintos manuais e artigos que temos em nosso buscador na sessão de HTML.

Se o que desejamos é ter uma idéia global do que é a publicação na Internet e os passos a seguir para colocar nossas páginas na web, o mais adequado será consultar o manual Desde Zero.





Manual: Desde zero

Comentários do artigo
Foram enviados 14 comentários ao artigo
6 comentários não revisados
8 comentários revisados:
Por: pitutinha
14/6/05
Muiiiito bom seu site parabéns pelo trabalho, tomara que muitos gostem de seu site.
Parabéns mesmo.
Por: José Antonio Cipriano Junior
11/11/05
O texto mostra com bastante exatidão o que é HTML. Desde a sua história Até mesmo a sua evolução.
Outra característica do texto é porque ele explica, ou melhor, introduz como utilizar o HTML. Ele fala dos tags e tudo mais.
Uma coisa também que me chamou atenção foi que eles obviamente explicam para que serve o HTML
Finaliizando, texto tem bastante cnteúdo para quem quer saber sobre HTML.
Por: Matheus Couto
01/2/07
Legal o texto.Você só pecou na hora que disse que HTML é uma linguagem de programação ... Na verdade HTML é uma linguagem de marcação.

Abração
Por: Marcos Roberto
18/5/07
Parabéns !!!!

Este é o primeiro trabalho que encontro na WEB que fale a pena estudar.

Muito bom mesmo !!!

Espero que continuem este trabalho.
Por: Alexandre Augusto
31/8/07
Como leigo, acho muito prazerosa a leitura dos tópicos. Tudo é bem esclarecido. Pretendo pesquisar ainda mais! Parabéns!
Por: Irineu
09/9/07
Artigos otimos para quem quer ter ideia do que eh a web, estao de parabens, e que nao fique por aqui, continuem assim.
Por: Gustavo Santos
07/8/08
Excelente site, principalmente para aqueles que ainda não tiveram nenhum contato com linguagens de programação!!! Muito obrigado, amigo!!!
gostei muito de me cadastrar nesse site
Por: evellyn3005
14/11/08
Atraves desses aplicativos fica mais facil de aprender

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor
Enquete
Você acha que precisa de HTML para fazer uma web?
Claro que preciso
Às vezes é útil
Estou averiguando
Não preciso de HTML

Cargando formulario...

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato