Aumentar o número de páginas vistas

Aumentar o número de páginas vistas é a chave para conseguir com que o usuário conheça melhor nosso site, veja mais conteúdo e aumente a confiança e a possibilidade de gerar negócio.

Por César Martín


Publicado em: 08/2/07
Valorize este artigo:
Resumo:

Aumentar o número de páginas vistas é a chave para conseguir que o usuário conheça melhor nosso site, veja mais conteúdo e com isso, aumente a confiança em nós e a possibilidade de gerar negócio.

Criar sequências dentro de páginas.
Agrupar conteúdo criando "clusters".
Simplificar a navegação.
Criar ciclos.


Criar seqüências dentro de páginas.

Uma forma simples de aumentar o número de páginas vistas é gerar seqüências. A forma mais básica consiste em repartir o conteúdo de nosso documento em várias páginas. Para navegar ofereceríamos na parte superior e inferior uns botões do estilo:

Anterior | 1 | 2 | 3 | Seguinte | Imprimir

Outra forma de repartir conteúdo é separar imagens do texto criando páginas adicionais.

Se bem que esta técnica gera más páginas vistas porém dentro do mesmo conteúdo, deve-se aproveitar cada página nova para divulgar seções adicionais, novos links, etc.

Agrupar conteúdo criando "clusters".

Conhecendo o conteúdo do nosso documento devemos criar links relacionados de tal forma que nosso site permita uma navegação pelo conteúdo.
criação de clusters de páginas onde a relação se baseia no conteúdo
A criação de clusters aumenta a possibilidade de que o usuário interessado por um tema, descubra que em nosso site se encontram temas relacionados, similares, etc.

É importante que este tipo de tendência gere "clusters" abertos de tal forma que o usuário não se encontre fechado em um encerrado em um anel de páginas.

Simplificar a navegação.

Se nossos botões são confusos ou difíceis de entender, as pessoas não clicarão. Devemos pensar em oferecer opções simples, fáceis de entender e, sobretudo, que informem ao usuário sobre seu destino para que clique com segurança.

É um ponto chave que os botões quanto mais relacionados estejam com o conteúdo que se apresenta na página mais possibilidades teremos de que sejam clicados.

Por exemplo, se temos um documento em nossa web que fala sobre "Linux na assembléia legislativa de São Paulo", seria chave oferecer links relacionados a "Comparativa - 3 Sistemas Operacionais chave", "Linux vs Windows - Open KO", "Administração Central frente Governo Autônomo, Quem lidera?".

É chave oferecer titulares com gancho que ofereçam um pouco de profundidade sobre o conteúdo e sobretudo, que animem ao usuário a clicar.

Criar ciclos.

A última técnica que comentamos centraliza-se na criação de ciclos dentro de nosso site que permitam a promoção de diferentes seções ao longode diferentes ciclos temporários.
detectar os ciclos dentro de nosso site para comunicar novidades e aumentar as páginas vistas
Dependendo do volume de documentos e visitas, deveremos encontrar um ciclo que nos permita oferecer novidades a cada usuário.

Sites com grande volume podem entrar na dinâmica de gerar vários ciclos dentro de um mesmo dia. Sites menores podem gerar ciclos mensais ou trimestrais.

É um ponto chave comunicar as novidades de forma evidente (contar com um sistema gráfico que o apoie) facilitando ao usuário a identificação dos novos documentos.

Se conseguimos transmitir os ciclos de forma precisa, os usuários nos visitariam nessa freqüência gerando mais páginas vistas. É fundamental identificar os ciclos do usuário através da análise de logs e ir incentivando ciclos com maior repetição ou detectar vazios dentro do ciclo e colocar em ação divulgações para enche-los.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato