Criar o momento

Artigo que explica as pautas a seguir para melhorar a produtividade, de modo que nosso site aproveite ao máximo os esforços que dedicamos. Detectar oportunidades, criar sensação de único e ter um planejamento de trabalho.

Por César Martín


Publicado em: 23/2/07
Valorize este artigo:
Resumo:

Detectar oportunidades para criar "momento" sobre nossos serviços / produtos mantendo o crescimento de nosso site.

Criar a sensação de único, evitando a sensação de "rotineiro" . Esta dinâmica requer treinamento por parte do pessoal encarregado de manter o site e algo de prova para poder afinar as ferramentas de publicação, difusão, medição de resultados.

Criar um calendário desenvolvendo um planejamento de trabalho, porém, ter disponível as ferramentas necessárias para poder atacar oportunidades inesperadas.


Manter o crescimento.

Uma vez lançado o site é um ponto chave manter um ritmo de crescimento que possamos medir, avaliar e corrigir no caso de não alcançar os objetivos esperados.

Em geral, um ritmo de crescimento de um 15% anual é algo razoável embora isso possa depender do mercado no qual nos encontramos.

Ter as ferramentas para medir o crescimento de forma confiável é chave para desenvolver estratégias de forma correta. Medir a audiência, adesão de clientes, porcentagem de compras por visitas são dados que facilmente poderemos estudar analisando o log de visitas.

Criar o "momento" com o usuário, requer criar o "momento" em nossa empresa.

Que o pessoal encarregado de manter o site entenda que o cumprimento de objetivos se baseará nos resultados do comportamento do usuário que colocará as energias de trabalho na direção correta.

Nesta política, todos os departamentos estão implicados e todos devem compartilhar objetivos, desde programação ao design passando por conteúdos, CRM, MKT.

Podendo valorar os resultados, poderemos tomar medidas de forma objetiva sobre que ações nos alimentam o crescimento quais o freiam.


Criar o momento à "curto prazo".

Como mínimo qualquer site deveria ser capaz de lançar uma campanha mensal. Feiras, novos produtos, concursos, uma nova concorrência, um setor emergente... Todos estes são elementos que devem dar a possibilidade de criar o "momento" e conseguir consolidar nossa posição no mercado.

Para criar o momento é chave que o sistema de publicação de nosso site seja flexível e permita subir novo conteúdo sem depender de um sistema "burocrático" de administração.

Para o "momento" à curto prazo não devemos pensar em buscadores porque são lentos demais para indexar o conteúdo. Neste caso, o fato de ter um Boletim de Novidades consolidado será uma das chaves. No caso de não ter um Boletim próprio, deveremos ser capazes de acessar a um que cubra nossa setor e que possamos inserir nosso conteúdo nele.

Evite inserir "banners" e tenda a inserir conteúdo.

Se a newsletter é algo que temos coberto, o seguinte será parasitar sites de nosso setor com conteúdo que sirva para alimentar o "momento" que pretendemos criar. Fóruns, chats, entrevistas, artigos.

A audiência não é boba e se somos "oportunistas" demais recusarão a mensagem de forma direta. A inteligência da mensagem e transparência de dados, fontes, intenções são as chaves.

Capacidade de reciclagem de informação.

Detectando a oportunidade, devemos ser capazes de encontrar a informação que se adequar mais e ser capazes de reciclar / re-agrupar páginas para criar "clusters" que possam nos dar um novo "momento" sobre o conteúdo que tivermos produzido. Em termos de produção esta estratégia é bastante efetiva, porém, não há que toma-la como "padrão" já que pode nos dar uma imagem de site "barato". É melhor mimar o arquivo e dosar a reciclagem só para momentos onde a oportunidade o mereça.


O "momento" a longo prazo.

Por padrão, a criação do "momento" implica concentrar energias com o que o longo prazo pode supor um desgaste que nem todo mundo pode suportar.

A estratégia a seguir neste caso é a de criação do momento, porém, a inversa. Começar com uma versão "beta" de forma pública pode criar um momento entorno da comunidade mais "hard-core" conseguindo um feedback que a "massa" nunca nos aportará.

Se essa versão beta se consolida, podemos lançar uma versão oficial pública mas sem promove-la, sendo o convite a forma de ir conseguindo audiência. Claro que o convite deve ir dirigido à personalidades que possam ajudar a gerar mais audiência em nosso site. Jornalistas, gente de comunicação ou que tenham algum tipo de influência com nosso público objetivo.

Por último se este desenvolvimento conseguiu seu momento, poderemos dar o seguinte passo com um lançamento massivo que contou com o respaldo dos passos dados anteriormente.

As chaves:

  1. Não começar por um lançamento massivo sem ter uma base sólida de divulgação, comunicação e sobretudo uma "comunidade" que lhe respalde.
  2. Fazer tantas provas quanto for necessário na hora de criar o "momento" a curto prazo já que é fácil corrigir erros e afinar a divulgação se contamos com as ferramentas de medição necessárias.
  3. Criar uma network que nos permita emitir mensagens de forma precisa à audiência que nos interessa no momento adequado.
Ante a perda do "momento" a inovação constante é a única solução.





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário não revisado
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato