Os buscadores em Internet II

Explicamos como indexa Google e outros buscadores.

Por Mario Cuadro


Publicado em: 05/3/07
Valorize este artigo:
Google dá importância a diferentes aspectos de um website na hora de ordenar os resultados de uma busca . Um dos pontos que tem em conta é o nome do domínio, se o nome do domínio tem relação com as palavras que introduzimos para que sejam buscadas, Google colocará a esse site em uma melhor posição. Por exemplo, se buscamos imobiliárias de Lisboa e um site se chama Imobiliariasdelisboa.com é muito provável que esse site apareça muito acima nos resultados da busca.

Google assume que ninguém vai registrar um site com nome descritivo ou genérico para colocar dentro dele informação que não tenha relação com o nome de domínio. Por exemplo, se um site se chamasse imobiliarias.com e dentro dele se encontrassem jogos on-line, não teria sentido e assim o assume Google .

É por este motivo que alguns domínios se valorizado de uma forma extraordinária nos últimos anos como é o caso de viajes.com que foi vendido por 300.000 USD ou Uruguay.com que foi vendido por 165.000 USD , estes sites por ter nomes genéricos ou de países atraem uma audiência enorme por si só e por outro lado, criando subdomínos é relativamente fácil coloca-los muito encima nos resultados de busca de qualquer buscador, não só em Google .

Alguns podem pensar "há que gastar semelhante soma de dinheiro em somente um nome de domínio" porém o que se torna realidade é uma inversão em publicidade segura já que um domínio desse tipo assegura uma boa posição nos buscadores, e portanto, uma audiência de possíveis clientes em forma segura.

Cristian Chena , um jovem empresário paraguaio é líder nisto de comprar domínios e já gastou milhares de dólares comprando domínios genéricos hispânicos. Tem como meta "transformar domínios em negócios" e é reconhecido por suas aquisições de domínios genéricos em espanhol (viajes.com, peliculas.com, juegos.com , comidas.com , etc) os quais foram obtidos através de fortes inversões monetárias que superam o milhão de dólares.

Atualmente com suas companhias no Paraguay e nos USA, encontra-se trabalhando no desenvolvimento de uma enorme rede de negócios na Internet, os quais se torna rentável a audiência através de vendas on-line, inscrições pagas, e publicidade, contando com mais de 90.000 patrocinadores ativos, associações estratégicas e milhões de visitas únicas a cada mês. Muitos dos domínios '.com' genéricos em espanhol que maior audiência atraem, são hoje em dia propriedade deste jovem empresário. Nos sites que estão sob seu controle utiliza a publicidade cruzada entre seus sites, o qual por sua vez lhe faz obter mais audiência em todos os sites.

Se tivéssemos que buscar o mesmo objetivo de conseguir audiência ou possíveis clientes por outros meios (tv, imprensa escrita, rádio, etc) teríamos que gastar muitíssimo mais do que este inversor já gastou até agora.

Isto confirma a importância de estar bem posicionado nos buscadores, o qual faz com que alguns empreendimentos milionários como os citados só tenham como difusão o aparecimento nos resultados de buscas. Também é verdade que aos domínios genéricos lhes chega uma audiência adicional por muitas pessoas que pensam em algo e digitam a palavra + .com diretamente no campo de endereço web do navegador e não desde um buscador . Por exemplo, se penso em carros, escrevo carros.com diretamente no browser e não uso nem Google, nem Yahoo .

Não é qualquer nome genérico de domínio que está associado à buscas e resultados com sucesso nos buscadores, para o caso de viajes.com se alguém buscasse a cadeia "viajes a California" e o site viajes.com tivesse uma página dedicada a viagens a California cuja URL fosse www.viajes.com/viajes_a_california.htm ou algo similar, é muito provável que essa página apareça por cima de outros sites que com nomes de domínio diferentes ofereçam viagens a essa cidade .

Os domínios não podem ser muito genéricos (como vimos no artigo anterior com o caso de hipermercado.com ), um domínio do tipo computação.com é tão genérico (pode ser hardware, software, educação, venda, compra, etc) que não está associado a buscas específicas e portanto não garante uma boa posição dentro de um resultado de buscas.

Um nome de domínio pode ajudar a conseguir uma boa audiência para um website, mas não é o único ponto a ter em conta. Se revisássemos a maior parte dos sites com nomes genéricos (inclusive os mais valorizados), comprovaríamos que quase a totalidade dos mesmos não tem conteúdos e nem inclusive uma apresentação de acordo ao nome de domínio que têm o privilégio de possuir.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato