eDocPrinter PDF Pro

Trata-se de um impressor de arquivos PDF, tão versátil como Acrobat, porém mais barato.

Por Gck


Publicado em: 16/3/07
Valorize este artigo:
Sistema:
Win2000/XP
Idioma: Português
Licença: Shareware
Tamanho: 3.2 MB
Web: http://www.iteksoft.com

Existe um programa para quase cada uma das aplicações úteis do formato pdf. Eu mesmo já usei vários deles, desde o software que converte documentos html em arquivos portáteis, até uma diversidade de impressoras virtuais. Este programa é precisamente o método de trabalho da aplicação "ama-de-leite", por assim dizer: Adobe Acrobat. É a principal, a mais completa e, claro, a mais cara: cerca de 400 euros a versão mais simples.

Quando um usuário busca o programa adequado a suas necessidades pdf, muito provavelmente realizará tantas provas que afinal desanimará como uma vítima de frustração. Acrobat é muito caro e só tem sentido em um ambiente puramente profissional; existem conversores gratuitos que, ou são muito simples e insatisfatórios -CutePDF-, ou não funcionam em modo virtual -HTMLDoc-, de maneira que se duplica o ciclo de trabalho. Também existem conversores publicados sob licença livre GPL, como por exemplo, PdfCreator, cujo maior problema é que em ocasiões resulta instável em plataforma Windows, e inclusive necessitam elementos adicionais instalados, como ambientes Java.

Entretanto, Iteksoft publicou o que, de momento, é o único substituto de Acrobat que eu recomendaria sem reservas: eDocPrinter PDF Pro. Tem duas grandes vantagens e, isso sim, um defeito menor. As vantagens em questão são: um preço excepcional, em torno de trinta euros, e uma sofisticação extraordinária; ainda mais, um usuário padrão de Acrobat verá cobertas suas expectativas de impressão pdf. O defeito menor: trata-se do tamanho de arquivo: os documentos resultantes são substancialmente mais pesados que os gerados pela aplicação mãe de Adobe, embora seja comum este problema a todos os conversores do formato portátil, com exceção do incômodo HtmlDoc. Este problema é particularmente sensível se, por exemplo, o documento vai se apresentar em linha, de forma que o tempo de download joga em contra.

Antes de descrever as características de eDoc é importante mencionar que, visto que a aplicação funciona como impressora virtual, e não como software autônomo, somente é útil para modificar os arquivos de saída; uma vez produzido o documento, não se poderá alterar com o próprio eDoc. (Adobe Acrobat permite abrir um arquivo pdf e trabalhar sobre ele, adicionando links, alterando dados, assinando, etc.)

Por seguir a ordem do painel de preferências do próprio eDoc, estas são suas utilidades principais:
  1. Página: determina o tamanho de saída do arquivo, como por exemplo, A-4, A-5, em geral qualquer padrão ou as dimensões personalizadas. Também define a orientação do documento, a resolução, a escala, etc.
  2. Compressão: eDoc faculta ao usuário para estabelecer os níveis de compressão da informação, incluindo texto, imagens em cor, imagens monocromas, imagens em cor indexada, etc. Cada tipo possui um nível de compressão exclusivo.
  3. Fontes: Determina quais fontes se inserem sempre no arquivo -útil quando for importante conservar o formato, porém cabe a possibilidade de que o computador de destino não possua tal fonte-, quais fontes não se inserem nunca, se adicionam subgrupos de caracteres, etc.
  4. Informação de documento: estabelece título, palavras-chave, autor e tema do documento. Estes campos podem conter informação por padrão, ou se incluir no momento da impressão. Também permite especificar de que forma mostrará Adobe Reader o documento: ajustando página a janela, ajustando largura, etc.
  5. Segurança: igual que Acrobat, permite graus de segurança baixa -40bits- ou alta -128bits, requer Acrobat 5 ou superior-. Mesmo assim, adiciona especificações sobre capacidade de impressão, cópia, modificação, inclusão em outros documentos pdf, etc. eDoc não permite estampar firmas digitais no documento, embora seu fabricante tenha desenhado uma aplicação que satisfaça esta função mediante certificados do usuário.
  6. Marca d'água: em formato gráfico ou texto, trata-se de sinais que se imprimem sobre cada uma das páginas do documento.
  7. Correio eletrônico: eDoc inclui a opção de adicionar o documento saliente como anexo a uma mensagem de correio eletrônico, ou o envio mediante uma conta SMTP específica.
  8. Destino: estabelece uma ação pré-determinada para os arquivos pdf impressos, usualmente "mostrar no leitor pré-determinado". Também permite marcar a opção de vista rápida na web (função parecida ao emaranhado de imagens gif, png e jpg; neste caso, carrega as páginas em ordem ascendente).
Incluí somente as opções mais recorrentes. Entretanto, é certo que eDoc conta com ainda mais possibilidades de impressão, desde a superposição em camadas até a impressão direta através do Word e de outras aplicações de informática destinada a escritórios, mediante um complemento auto-instável, o que permite conservar os dados do documento, os marcadores, os vínculos, etc. Se é verdade que eDoc não é Acrobat, não será mentira que para um uso genérico, e dado seu excepcional preço, satisfaz folgadamente a categoria média de necessidades de qualquer usuário.



Mais informações e downloads
http://www.iteksoft.com

Outros programas






Usuários :    login / registro

Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato