Ganhar dinheiro com sua web

É possível ganhar dinheiro com uma página web, porém não é simples e leva seu tempo encontrar um público e a audiência suficiente para obter bons ingressos.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 22/3/07
Valorize este artigo:
Os projetos na web são uma imelhorável oportunidade de obter ingressos de uma maneira simples e sem grande inversão. Enquanto na maioria de negócios do mundo offline necessita-se inverter bastante esforço, e sobretudo dinheiro, para obter benefícios, no mundo online pode-se ganhar dinheiro sem a necessidade de gasta-lo previamente, só com nossa dedicação. Por isso, as páginas web são uma imelhorável oportunidade de ganhar dinheiro, ao alcance de quem o deseja.

Agora claro, ninguém está dizendo que ganhar a vida com uma página web vai ser simples, pelo menos a curto prazo. Obter uns primeiros ingressos e chegar à rentabilidade pode ser fácil, embora dependa da inversão que tivermos realizado para começar o projeto. Porém, a princípio podemos pensar em obter ingressos que signifiquem um salário extra, mais do que o "pão de cada dia".

Antes de qualquer coisa, teríamos que aconselhar a qualquer pessoa que comece um projeto que não o faça com a única meta de ganhar dinheiro. Publicar na Internet é muito divertido e enriquecedor, porém se nosso único interesse é tirar proveito econômico, estaremos desfazendo a possibilidade de nos entreter e aprender tudo o que se possa. Além do mais, qualquer projeto leva tempo em colocar em andamento e os inícios sempre são duros. Se só estivermos pensando em obter ingressos, é muito provável que antes de consegui-lo nos cansaremos e deixaremos passar a oportunidade.

Como uma introdução, vamos apresentar rapidamente vários exemplos de oportunidades com quais se ganha dinheiro. Neste manual de "Rentabilizar um negócio na Internet" explicaremos com detalhe a maioria destes exemplos.

Publicidade em sua web

A forma mais imediata de obter ingressos em uma web é por meio da publicidade. Existem várias maneiras de conseguir anunciantes para nossa página web, porém em princípio sempre teremos que centrarmos nas redes de afiliados, que são lugares que concentram produtos ou serviços para anunciar em nossa página. Nós não temos porquê falar diretamente com nenhum anunciante, pois possivelmente nossa web ainda não desperte muito interesse, porém as redes de afiliados concentram muitos anunciantes que podemos incluir em nossas páginas sem a necessidade de realizar nenhuma negociação com o anunciante final.

Google Adsense
A rede de afiliados mais rentável, para nós, é a de Google Adsense. Google tem uns anúncios contextuais, que se mostram em seu buscador, mas que também podem ser colocados em nossa página web. Google paga por cada clique realizado nos anúncios que apareçam em nossa página.

Nas páginas de Google Adsense também se encontrará mais informação e poderemos nos registrar ao programa. Para isso, podemos clicar na imagem à direita.

Yahoo também apresentou há pouco tempo uma contrapartida a Adsense: Yahoo Publisher Network.

Outras centrais de afiliados
Logo, existem também uma série de centrais de anunciantes, que podem nos ajudar a encontrar facilmente campanhas para nossa web, que temos que orientar também para que estejam relacionadas com o conteúdo de nossa página. Estas centrais oferecem programas de pagamento por clique ou pagamento por venda ou registro. Exemplos de centrais de afiliados são TradeDoubler ou Netfilia.

Ganhar dinheiro com as inscrições

Outro ponto interessante para ganhar dinheiro em uma página web é através das inscrições de seus usuários na página. Existem algumas empresas que oferecem a possibilidade de enviar informação pessoal de seus usuários para que eles logo lhes enviem publicidade sobre temas que possam interessar.

Os boletins de novidades também são uma ferramenta fundamental para tornar rentável um projeto na Internet. Ter um bom boletim e acostumar aos usuários a recebe-lo a cada pouco tempo é uma inversão de tempo que em algum momento se poderá tornar rentável.

Os micro-pagamentos por SMS

Pouco a pouco os visitantes estão se acostumando a pagar, apesar de ser uma pequena quantidade, por obter alguns conteúdos de seu interesse. É verdade que a web sempre se destacou por ser tudo grátis, porém este planejamento inicial começa a se alterar.

Se uma pessoa inverteu muito tempo em criar um serviço ou um conteúdo, é justo que queira que as pessoas que se beneficiem dele lhe ofereçam uma pequena compensação. Neste caso, pode-se sugerir aos visitantes que realizem o que se denomina um micro-pagamento.

Os micro-pagamentos podem se realizar por cartão de crédito, porém está sendo muito popular que se realizem por SMS. Explicaremos mais detalhadamente em futuros artigos como isso funciona.

Outros sistemas

Dependendo de como seja nossa web poderemos encontrar outros modos de torna-la rentável. Por exemplo, se nossa web está dedicada ao ócio, poderemos oferecer aos nossos visitantes logos e melodias para celulares. Para tirar um bom proveito deste ponto necessitaremos ter uma audiência elevada, mas é outra possibilidade que está fazendo sucesso em páginas de ócio, que têm em muitos casos, difícil para escolher campanhas que tenham a ver com o conteúdo do web.

Recomendar produtos ou serviços

As recomendações estão se tornando cada vez mais populares para ganhar dinheiro. Sobretudo ao buscar a rentabilidade em sites como Blogs, onde não se costuma incluir publicidade por meio de sistemas tradicionais e onde seja patente a confiança e a independência da pessoa que escreva. Nesses casos, o habitual é falar de produtos ou serviços, que logo se recomendam e se obtêm ingressos pela vendas deles.

Sempre têm que ser produtos ou serviços interessantes, porque não se trata de enganar ninguém, e sim de oferecer bons produtos, para que as pessoas que confiaram em nossas recomendações tenham a resposta à altura das expectativas geradas.

Conclusão

Definitivamente, os meios de obter ingressos em uma página web são variados, embora o mais importante seja que nosso site seja de qualidade, para obter e manter essas visitas que logo serão fundamentais para conseguir a rentabilidade de nossa web.

No resto do manual de Rentabilizar um site ou negócio na Internet temos muita mais informação para completar este artigo.





Comentários do artigo
Foram enviados 3 comentários ao artigo
2 comentários não revisados
1 comentário revisado:
Por: paulo
10/4/07
Extremamente interessante para iniciantes como eu, que tirei recentemente o curso de webdesign e estou a iniciar-me.Gostaria de saber mais sobre o assunto.

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato