Nandu editor web que funciona como extensão de Mozilla

Comentamos um editor web WYSIWYG muito simples de usar que se instala como uma extensão de Mozilla Firefox.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 27/4/07
Valorize este artigo:
Sistema:
Win/Linux
Idioma: Multilingue
Licença: Freeware
Tamanho: 305 Kb
Web: https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/

Nandu é um editor de páginas web gratuito e muito simples. É ideal para quem quer começar a desenhar páginas sem muitas dificuldades, ou seja, quem deseja dispor de um editor que disponha das opções mais comuns para criar webs, porém sem entrar em complicados menus e funções dos programas profissionais.

Nandu tem uma característica especial, que se incorpora como extensão em Firefox. Isto significa que devemos primeiro ter Firefox e logo instalar a extensão Nandu, para prover das funcionalidades de criação de páginas web. Ademais, integrar-se como extensão em Firefox, tem uma utilidade adicional para webmasters mais avançados, porque lhes permite ter a mão, enquanto estão navegando, um editor web simples com o que faz pequenos trabalhos rapidamente.

Não é nada complicado instalar uma extensão de Firefox. Simplesmente temos que entrar na página da extensão e apertar o botão Instalar. Teoricamente a página da extensão é https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/.

Uma vez instalado e reiniciado Firefox teremos no menu de edição do navegador uma nova opção com o nome de Nandu, através da que poderemos executar o editor de páginas web. Comprovaremos que se trata de uma ferramenta muito básica, mas que suporta as necessidades mais comuns.

Nandu é um editor WYSIWYG, dos que permitem criar a página em vista design e sem a necessidade de conhecer HTML. Não obstante, também permite editar código HTML diretamente, pois dispõe dos dois modos de edição. Outra característica interessante é que permite editar vários arquivos ao mesmo tempo, por meio de umas abas que permitem selecionar o arquivo que se deseja editar. Dispõe de suporte para tabelas, imagens, formulários, CSS… e claro, qualquer estilo que se possa aplicar desde HTML.

Outras opções que obtemos em Firefox ao instalar Nandu são um editor de textos que aparece no menu Editar - Nandu - Editor de textos. É um editor de texto plano, como o bloco de notas, mas que permite ter abertos vários arquivos ao mesmo tempo.

Também dispomos, no menu Editar - Nandu - Editar esta página e no menu contextual, uma opção para editar a página que se está visualizando nesse momento no navegador. É útil para editar rapidamente um documento HTML, porém só funciona quando a página está salva em nosso disco rígido. Portanto, se quisermos utiliza-lo com uma página que está na Internet primeiro temos que salva-la em nosso computador, abri-la com Firefox e edita-la.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato