Guia básico para PYMES

Ajudas para centrar os objetivos de uma página para uma empresa. Desde as razões pelas quais necessitamos uma página até conselhos uma vez que já tenhamos.

Por César Martín


Publicado em: 09/5/07
Valorize este artigo:
1. Razões para ter sua página em Internet.
  1. Estar na internet é algo mais que eletrônica e computadores.
    Cada vez mais gente se conecta na internet e com isso cada vez aparecem novas necessidades a cobrir. Cada vez demandam-se mais serviços e produtos que podem encaixar com o que oferece seu negócio.
  2. Todos os produtos entram na internet.
    Os serviços que melhor se encaixam na internet são os serviços profissionais. Se você oferece serviços de jardinagem, seria muito interessante consultar o que fazer com meu jardim. Esta consulta pode ser grátis se sou eu quem vê a informação que você oferece, porém pode ser pago se eu peço um projeto. A vantagem que tem o oferecer serviços profissionais é que a internet elimina as barreiras internacionais e permite o intercâmbio de documentos de forma instantânea.
    Se o que você oferece são produtos "físicos" o único que terá que fazer é calcular quanto pode custar o envio a qualquer parte do mundo e se teria problemas legais de algum tipo. Porém, não duvide em colocar o catálogo "on-line" e em oferecer a informação sobre o preço e quanto custaria envia-lo.
  3. Há muitos inimigos.
    Se tiver um serviço do tipo livros, música, vídeos... estará muito mais exposto aos gigantes da internet tipo Amazon.com, porém as PYMES costumam ter a vantagem da especialização. Procure oferecer um produto detalhado e especial e jogue com a vantagem do tratamento humano. Procure oferecer uma opinião mais pessoal e um melhor serviço.
2. Elementos para ter em conta: O nome do domínio, a informação a incluir e o posicionamento.

No processo de fazer uma página há uns tantos passos que deve ser feito para começar. Aqui vão alguns exemplos conselhos.
  1. Escolher um nome de domínio: Busque algo que descreva seu serviço ou produto com clareza e pouco mais. Sobre comprar um domínio .br ou .com é melhor comprar um domínio .com (.net é uma boa opção se o .com já estiver escolhido. Os .org só se você se dedica à coisas sem fins lucrativos, etc.). Em um mercado global, temos mais que ganhar fora das fronteiras que dentro. Só é recomendável o domínio .br se seu serviço estiver (legalmente) restringido ao país.
  2. A informação a incluir: O básico é seu catálogo de produtos e serviços. O melhor é criar um diretório e colocar um buscador, se for muito simples (menos de 60 páginas) lhe bastará com o diretório.
    Procure oferecer um acesso aos produtos pelos nomes que usarem seus clientes, por famílias e crie zonas destacadas para aqueles produtos mais solicitados. Logo, a informação sobre como entrar em contato contigo para fazer negócios e por último algo de informação sobre a empresa e a planilha.
  3. O posicionamento: Isto talvez seja o mais importante. Na internet há muita informação e isto gera confusão na hora de saber o que é importante. É crucial para o sucesso de sua página que esteja posicionada corretamente. Procure identificar aos seus clientes com precisão, use sua terminologia, suas necessidades para que quando os usuários busquem, encontrem a você primeiro.
3. Tornar-se conhecido e responder os correios.
Quando tiver sua página na internet e tudo funcionar bem, você terá que torna-la conhecida e manter os clientes que gerar.

Para tornar-se conhecido há que:
  1. Registrar-se nos buscadores (busque a categoria onde você quer colocar e acesse pelo link que costuma ter de "adicionar um site", quanto mais se aprofundar no diretório do buscador melhor). Desde que voçê se registra até que apareça podem passar 3 meses. Paciência porque vale a pena!
  2. Entrar em contato e criar links com páginas que já existam sobre seu negócio ou atividade. Na internet é bom compartilhar informação e links. Busque as páginas que estejam em seu setor, dê uma olhada e envie um e-mail apresentando-se e contando que você quer colocar um link em sua página.
  3. Responder ao correio. Um cliente perdido, não só é "1" cliente, são todos os amigos, primos, irmãos, etc. Com o poder que tem a internet responder ao correio corretamente é vital para a propagação de seu site. Ademais o responder em menos de 24 horas lhe dará imagem de eficácia e disposição.
  4. Procure criar algo de relações públicas enviando uma newsletter aos meios especializados sobre novidades em seu site e eventos que possam ocorrer.
4. Links de interesse sobre domínios, hosting, serviços, etc.

Não vamos recomendar diretamente nenhum serviço já que variam dependendo das necessidades concretas de cada negócio. Porém, sim que fizemos uma seleção de páginas onde poderá começar a buscar.

A seção de builders de CNET é um bom site por onde começar a buscar.

Este artigo é uma revisão em CNET sobre montar uma loja na internet

Neste caso, o pessoal de builders analiza se é fácil comprar em seu site.

Yahoo! oferece serviços para montar uma loja on-line. Este serviço atualmente está restringido a USA, mas o guia pode ser útil para conhecer os preços e poder ter uma referência do que é que se oferece e por quanto.

Em google.com podemos encontrar infinitas ofertas sobre onde comprar domínios e serviço de hosting. Entre os 5 primeiros resultados encontramos um bom serviço.

Se necessitar conselhos sobre temas de marketing on-line o Rei é Wilson. Artigos de todo tipo e muita energia positiva.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato