Opera 9

Atualização do popular navegador, terceiro em discórdia na luta pelo poder. É um produto muito útil e interessante.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 10/5/07
Valorize este artigo:
Sistema:
Win/Linux
Idioma: Português
Licença: Freeware
Tamanho: 5.7 MB
Web: http://www.opera.com/

Tínhamos já informação sobre o Navegador Opera em CriarWeb.com, porém acho que já chegou o momento de atualizar esta informação, já que as atualizações e melhorias do produto tornaram-se muito destacáveis.

Como comentávamos, Opera, depois de Internet Explorer e Firefox, é o terceiro navegador ou melhor dito, família de navegadores, em divulgação e uso. É um software gratuito, igual que seus competidores, porém que tem algumas diferenças que o tornam destacável.

Para começar, teríamos que dizer que Opera sempre teve versões gratuitas e pagas. O mal era que as versões gratuitas vinham com um sistema de banners que não era possível remover a não ser que pagássemos pelo uso do navegador. Isto provocou que Opera não fosse muito usado e beneficiou a seus competidores que não tinham anúncios nem limitações de uso. Hoje esta situação mudou radicalmente e estamos ante um produto 100% liberado e livre de publicidade.

Essa carência de publicidade na interface de usuário de Opera é o que acredito que torna imprescindível este conhecido navegador, pelo menos para os que gostam das tecnologias e desenvolvem páginas web. Porém, Opera desde sempre se destacou por inovar e ademais tem algumas características que o tornam único com respeito aos seus concorrentes.

BitTorrent

Não é necessário ter um programa de downloads de arquivos grandes, simplesmente há que clicar o link para o download e já está tudo pronto!

Bloqueio de conteúdo

Como anúncios, imagens, etc.

Visualização em miniatura

Ao colocar o mouse sobre uma solapa acessamos à visualização em miniatura, para saber rapidamente o que havia ali.

Preferências específicas para sites

Agora podemos definir, para cada site que desejarmos, preferências que só afetem a esse web site.

Controle por voz

Pode-se controlar o navegador simplesmente pela voz, o que pode ser útil para pessoas deficientes.

Lixeira

Se por acaso você fecha acidentalmente uma página ou se quiser ver um popup bloqueado, poderá faze-lo através da lixeira.

Eliminar informação pessoal

Uma opção para que ao sair se elimine automaticamente a informação pessoal.

Não cabe a menor dúvida que outros imitarão as funcionalidades de Opera, se é que já não imitaram, mas há que agradecer ao browser que sua máquina de desenvolvimento tenha tão boas idéias.

Contudo, também dispõe de muitas outras funcionalidades e características que já conhecemos em outros navegadores, como proteção anti-fraude, bloqueio de popups, extensões, administrador de senhas, solapas, administrador de downloads, busca integrada configurável com diferentes buscadores, etc.

Para os desenvolvedores Opera também tem umas funcionalidades muito interessantes, como:

Compatibilidade com os principais padrões de uso na web, como Ajax, CSS 2, WML...

Modo tela reduzida, para ver uma página como se veria em um telefone celular.

Verificação de código, para comprovar a validade do HTML de uma página.

Ativação de gráficos e folhas de estilo, para ver as páginas como as veriam os usuários de outros navegadores antigos ou sem suporte a estas utilidades ou com elas desativadas.

Painel de informação, que mostra interessantes informações sobre a página que se está visitando.

Editar código fonte de uma página e ver instantaneamente os resultados.


Conclusão

Definitivamente, Opera 9 é um navegador que podemos usar tranqüilamente e com garantias. É tão bom como outros competidores e também inovador. O que mais podemos pedir?

Durante muitos anos Opera não se oferecia livre de anúncios nas versões gratuitas e com isso, o problema que se produziu foi que nos acostumamos a usar outros navegadores e agora é difícil dar o passo para começar a usar outro software.

Entre os visitantes de CriarWeb.com, Opera representa a terceira família de navegadores mais utilizados, mesmo assim, somente o utilizam cerca de 2% dos usuários que nos visitam. Entretanto, não cabe dúvida que nós desenvolvedores devemos tê-lo presente pelo menos para provar nossas webs com este navegador e certificarmos que se vêem corretamente.



Mais informações e downloads
http://www.opera.com/

Outros programas






Usuários :    login / registro

Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato