Remuneração da publicidade

Desvelamos diferentes formas de conseguir a remuneração pela publicação de publicidade no website, e como decidir qual é a que mais se ajusta aos nossos interesses.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 15/5/07
Valorize este artigo:
Existem várias maneiras de cobrar pela publicidade em nosso website, umas mais interessantes que outras, tanto para o suporte (nosso web) como para o anunciante. Vejamos agora algumas delas.

Pagamento por impressões (CPM)
É uma das fórmulas mais interessantes para o website, pelo menos em um princípio. Consiste em cobrar a publicidade em função das vezes que se visualizam os anúncios em nossa página. CPM vem de Custo Por Mil impressões e costuma ser a maneira de fixar as tarifas de publicidade da página (de mil em mil visualizações do banner). Conforme o mundo da publicidade avançou, o CPM foi baixando de preço até chegar em alguns casos a limites realmente abusivos, que deixam de ser interessantes para o suporte.

Pagamento por Clique (CPC)
O anunciante paga uma quantidade por cada clique que se realiza em seus anúncios. Pode ser uma das maneiras mais comprometidas ou justas de fixar o preço entre o anunciante e o suporte. CPC vem das siglas Custe Por Clique. Se o CPC é suficientemente elevado se pode obter mais benefícios que com um CPM baixo, porém se o suporte não tem um ratio bom de conversão das impressões em cliques não compensa muito.

Pagamento por venda ou registro (CPA)
Este tipo de remuneração implica o pagamento de uma quantidade quando o usuário acessa à página do anunciante e realiza uma compra ou se registra em seu banco de dados. CPA vem das iniciais de Custo Por Ação. Também se costuma chamar "lead" a tal ação, conceito que vem do inglês (ou nomeamos se por acaso ver escrito por aí).

Pagamento fixo mensal
É uma forma muito justa de fixar o preço da publicidade, tanto para o suporte como para o anunciante. Simplesmente se faz um acordo de uma quantidade mensal pelo aparecimento da publicidade do anunciante no website e se evita o ter que contabilizar cada um dos cliques, impressões, vendas, etc. O tipo de anunciantes que podemos encontrar interessados em contratar uma publicidade em função do tempo se costuma chamar patrocinadores ou sponsors. Têm que ser empresas mais ou menos importantes e que vejam em nosso site um lugar ideal para anunciar. Costuma-se contratar a divulgação de maneira que o anunciante tenha presença em todas as páginas do site e a remuneração deve compensar, não só o número de cliques, impressões ou vendas, como também a imagem de marca que o anunciante está obtendo ao aparecer em todas as páginas de um site conhecido. Quanto ao suporte, este tipo de publicidade é muito interessante pela tranqüilidade que oferece ao saber que se conta com um importe fixo mensal para fazer frente aos gastos do site e a pessoa ou pessoas que o mantém.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato