Editores do HTML

Programas que podem nos ajudar na hora de construir uma página web.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 14/4/04
Valorize este artigo:
Para as pessoas que não querem complicar a vida com a linguagem HTML, porque não têm tempo de aprendê-la ou porque se sentem incapazes de fazer, existe uma possibilidade diferente de programar diretamente o HTML à base de texto. Trata-se de utilizar um tipo de programa que nos permite desenhar a página como se estivéssemos escrevendo um documento com um editor do tipo do Word. O editor HTML é o encarregado de vê-las com a linguagem e programar internamente a página com o código HTML segundo o que nós estamos desenhando.

Com o editor HTML podemos colocar imagens, definir estilos, utilizar negrito ou cursiva, etc, sem nos preocuparmos com as etiquetas correspondentes a cada estilo ou elemento. É o editor que sabe das etiquetas e que irá utilizá-las convenientemente. Este tipo de editor HTML denomina-se habitualmente WYSIWYG (What You See Is What You Get) porque quando se trabalha com eles o que se vê que está sendo criado com o editor é o que se obtém logo quando gravamos a página.

Existem duas tendências entre as pessoas que se dedicam a realizar as páginas web. Por um lado existem as pessoas que preferem criar as páginas programando o HTML e por outro lado, as pessoas que utilizam editores HTML. Algumas diferenças entre fazê-lo de um modo ou de outro são as seguintes:

ESCREVENDO COM HTML COM UM EDITOR WYSIWYG
Domina-se com maior precisão o código da página, fica mais limpo. Se o usuário domina bem o HTML nunca terá problema algum para fazer o que deseja.
A aprendizagem é mais complicada, lenta e quando se chega a um nível mais avançado torna-se consideravelmente mais difícil.
Para fazer uma página leva mais tempo e dá mais trabalho.
O código da página tem pior qualidade, inclusive pode chegar a ter erros mais ou menos visíveis que custam serem consertados. É a máquina que domina o trabalho.
A aprendizagem é muito simples, tal como trabalhar em Word. Trata-se somente de manejar mais um programa.
Para fazer uma página é muito rápido.

Cada um deve escolher o caminho que mais lhe convenha ou o que lhe pareça mais atrativo. De todos os modos sempre se pode começar de um modo e logo passar ao outro sem nenhum tipo de problema. Inclusive, para adiantar os acontecimentos, diríamos que quando uma pessoa se aprofunda no desenho de páginas web chega um momento em que lhe faz falta conhecer as duas maneiras de construir webs. Aos programadores em HTML faltará aprender um editor porque isso aumentará sua produtividade e aos que utilizam editores necessitarão aprender um pouco de HTML para consertar alguma coisa que o editor tenha feito mal ou para realizar alguma coisa que o editor não pode fazer. Este manual está escrito por uma pessoa que aprendeu a realizar suas primeiras webs com o bloco de notas e por isso algumas vezes, pode-se ver minha maior inclinação a escrever a partir do código HTML. Embora meu conselho seja aprender HTML, estou certo de que muitos de vocês, professores, designers, etc, poderão obter melhores resultados utilizando um editor HTML WYSIWYG.

No mercado existe uma série de editores de HTML WYSIWYG, mas é importante escolher um bom editor porque nossos trabalhos vão depender dos resultados de tais editores. Atualmente, o rei dos editores e o que lhes aconselharíamos sem dúvida é o Dreamweaver, fabricado por Macromedia. Outras possibilidades são editores como GoLive de Adobe ou Frontpage de Microsoft, apesar de não aconselharmos muito este último.

Editores de texto preparados para escrever HTML

As pessoas que depois dessas linhas decidirem aprender a linguagem HTML, também têm ferramentas muito interessantes para aumentar sua produtividade sem deixar de escrever elas próprias o HTML que desejam. Trata-se de uns editores de texto, como qualquer outro, que estão preparados para escrever HTML e portanto oferecem uma série de ajudas aos designers:
  • Colorem os códigos das páginas para torná-las mais compreensivas.
  • Oferecem ajudas para a programação
  • Completam as etiquetas
E mais um monte de coisas que seria complexo demais enumerar aqui. Estes editores seriam por exemplo, Home Site ou UltraEdit e é muito recomendável utilizá-los para sentirmos mais à vontade ao programar as páginas e poder fazê-las mais rápido. Possivelmente seja aconselhável começar com o Bloco de notas porque é o mais simples, mas utilizar um programa desses será imprescindível com o tempo.

Na seção de programas de criarweb temos descrições de alguns editores de HTML e referências à documentação relacionada.





Manual: Desde zero

Comentários do artigo
Foram enviados 5 comentários ao artigo
5 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato