Destruir 2 mitos do web design

Já é hora de enterrar 2 mitos do web design herdados de 1999. Nem tudo tem que estar em seus menus e usar corretamente diretórios.

Por César Martín


Publicado em: 23/5/07
Valorize este artigo:
Resumo: Já é hora de enterrar 2 mitos do web design herdados de 1999. Nem tudo tem que estar em seus menus e usar corretamente diretórios.

Nem tudo tem que estar em seus menus

O menu é um espaço muito valioso como para colocar qualquer coisa ou simplesmente colocar tudo. Melhor incluir só aquelas coisas que sejam realmente de valor e tenham sentido para os usuários.

É importante dosificar a navegação nos menus para que o usuário possa percorrer a porção do site de seu interesse em uma sessão sem ter que perder muito tempo. Sites complexos demais orientados à venda podem gerar no usuário a sensação de agonia e de "não ver tudo". Isto pode produzir que não veja o que realmente nós queremos ou não encontre o que ele estava buscando.

Estabelecer uma valorização do que é bom. Faça listas dos itens a colocar no seu menu e que os diferentes responsáveis vetem por eles. Aqueles que chegarem ao top 7 passarão a fazer parte de seu menu. Na medida do possível é bom que os usuários participem nesta votação para que o menu não presente um desenho condicionado demais pelos interesses da empresa.

Por que 7 e não 8 ou 6. A idéia é que sejam menos de 7. Mais além deste número começa a se complicar a lembrança dos mesmos. Os números que são lembrados costumam ter 8 ou menos dígitos (o número de passaporte, o telefone local...) mais além disso é complicado lembrar e reter seqüências mais longas e sobretudo se estas estiverem compostas de palavras ao invés de números.

Chave: Coloque nos menus só o que mereça a pena reduzindo o número de opções a menos de 7 por categoria.


Se o site tem muito conteúdo necessitaremos um menu com muitos níveis de profundidade.

A profundidade de conteúdos se combate com buscadores e diretórios, e não criando estruturas de árvore com vários sub-menus.

Mais de 3 níveis de profundidade já é um problema para muitos usuários. O ideal é dispor de 2 níveis principais e de uma navegação interna só naquelas seções que possam necessitar.

É muito importante poder condensar seções ou tender a uma estrutura mais horizontal que vertical onde o usuário possa ver grandes mostras de conteúdo a cada nível frente a uma estrutura que lhe obrigue a aprofundar para encontrar o que está buscando.

Esta idéia de condensar seções deve seguir a idéia anteriormente pensada de reduzir as opções a 7 por menu.

A pergunta é, o que fazer se tenho mais de 7 items e não posso condensa-los? A solução passa pela criação de um diretório no portal da seção que mostre todas as opções, porém, sem acumula-las nos menus de navegação.

A chave deste racionamento passa por evitar o acúmulo de itens nos menus sob o pretexto de que o usuário deve ser capaz de ir a todas as páginas através de qualquer lugar. O usuário tende a navegar de forma vertical buscando sua "necessidade", e se não a encontra, um "breadcrumb" ou o vínculo de início serão realmente sua salvação e não um menu lateral de vários níveis de profundidade onde as seções por padrão apresentarão nomes duplicados, parecidos e confusos.

Quando se desenham estruturas deste tipo, onde tudo se coloca nos menus, é quase inevitável cair nos problemas de ter uma seção de "novidades" ou "notícias" em cada departamento ou uma seção de "apresentação". Tudo isso torna o menu espesso e difícil de entender.

A criação de um diretório na página inicial lhe ajudará a resolver a apresentação de muitos níveis de profundidade em uma só seção sem ter que acumula-las em seus menus.

Resolvendo este problema, se resolve outro... seu layout terá muito mais espaço para conteúdo se conseguir minimizar os menus que apresentar ao usuário.

Apresentando 2 níveis de profundidade em uma estrutura de menus horizontais você poderá dispor do resto da página para seu conteúdo sem ter que se preocupar de larguras, de que tudo fique muito estreito, etc...

O outro grande aliado em sites de grande volume de conteúdos é o buscador. Soluções padrões como Atomz ou Google são muito acessíveis, e resolverá de uma forma eficaz o acesso à informação por parte de seus usuários.

Conclusões

Não se preocupe por oferecer todos os acessos a todos os documentos de seu site via menus de navegação.

Ofereça um menu que ajude a seus usuários a encontrar os elementos de valor de seu site e minimize a quantidade de elementos mostrados juntos para garantir que as pessoas vêem o que você quer mostrar.

Se seu site tem muito volume, os usuários chegarão antes utilizando Google do que utilizando seu próprio site já que certamente Google oferecerá um melhor serviço de busca que o que seu próprio site pode chegar a oferecer.

Desenhe portais "resumo" com un generoso diretório e com isso garantirá o acesso a todos os elementos, porém não engorde seu site com um sistema de navegação denso, complexo e que não vai ajudar ninguém.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato