12 técnicas de marketing online

A Web cresce de forma vertiginosa constantemente. Cada dia criam-se milhões de páginas na Internet, muitas das quais buscando estabelecer um negócio na Rede ou ampliar horizontes para o que já têm offline.

Por Verónica M.


Publicado em: 11/6/07
Valorize este artigo:
Da mesma forma, milhões de usuários utilizam cada dia buscadores como Google em busca de produtos e informação útil, e estes usuários cada vez realizam buscas mais precisas, exigindo mais da informação e serviços que a Rede oferece.

Há que ter em conta: o usuário já não se conforma com qualquer coisa. Em primeiro lugar, porque segundo passam os anos nos tornamos mais experientes em relação ao que podemos buscar e conseguir através da Internet. Em segundo lugar, porque as empresas estão se dando conta das possibilidades de mercado que a Rede oferece e competem entre elas (cada vez mais duramente) para "levar o cliente ao seu bolso".

O problema está em que muitas empresas, apesar de tentar oferecer melhores serviços que a concorrência, não sabem o que fazer para chegar ao cliente, portanto seus esforços são muitas vezes inúteis. Para tentar nos estabelecer de forma adequada, independentemente do negócio que estivermos falando, convém ter em conta os seguintes aspectos:

  1. Escolha bem seu público objetivo: como diz o ditado, mais vale um pássaro na mão que dois voando. Não tente abranger um mercado extenso demais, pelo menos nos primeiros momentos. É muito difícil conseguir bons resultados sem concretizar um mercado específico ao qual se dirigir.
  2. Escolha um mercado em demanda: de nada servirá ser capaz de concretizar o tipo de serviços que vai oferecer se ninguém os necessita. Investigue um pouco que possibilidade de negócio tem a sua idéia para evitar um fracasso.
  3. Escolha um projeto que lhe entusiasme: se o que lhe preocupa unicamente são as possíveis vendas que puder conseguir, será muito difícil suportar os inícios de seu negócio, nos quais certamente haverá mais gastos que benefícios e terá que inverter muito esforço em divulgar e promover. Se encontrar um negócio que lhe apaixonar, além de ganhar dinheiro você estará desfrutando de seu trabalho, o que pode ser melhor?
  4. Compre um domínio e contrate uma hospedagem: se quiser dar uma imagem séria aos seus visitantes, registre um nome de domínio para seu negócio e contrate um serviço de hosting profissional. Afaste-se das páginas gratuitas e dos endereços terrivelmente longos que lhe oferecem este tipo de serviço, isto não fará mais do que espantar possíveis compradores. Ademais, os preços desses serviços são bastante acessível, porém não escolha a primeira empresa de hospedagem que ver, busque informação para escolher uma hospedagem web adequada. Se contratar os serviços com uma má empresa, você perderá tempo e dinheiro.
  5. Crie uma imagem diferente na Internet: procure que sua idéia, mesmo que não seja original, pelo menos pareça. Ofereça um webdesign exclusivo aos seus visitantes, crie um slogan atrativo para seus produtos, escolha um nome de domínio igualmente atraente e faça com que sua empresa pareça distinta das demais.
  6. Não perca de vista sua posição nos buscadores: o grande erro de muitas empresas é que uma vez têm um bom produto que vender e montaram uma web atrativa, pensam que as visitas virão como uma mágica. E a verdade é que isso não ocorre assim, a maior parte das visitas de sua web virá de buscadores como Google, e essas visitas não serão significativas a não ser que consiga estar nos primeiros postos dos resultados de busca quando alguém buscar algo relacionado com a sua empresa. Você pode contratar uma empresa para que faça isto por você, porém você também poderá fazer como, por exemplo, conseguir links ou se registrar em diretórios.
  7. Ofereça conteúdo gratuitos aos seus visitantes: não se limite a colocar seu catálogo de produtos, ofereça-lhes algo útil sem ter que pagar por isso. Se tiver uma empresa dedicada à venda de flores, você poderia oferecer artigos relacionados com seu cuidado e manutenção, informação relevante sobre as diferentes espécies, etc. Existe uma infinidade de coisas para oferecer que podem aumentar o valor de seu negócio e a confiança de seus visitantes. Lembre que a Internet não funciona exatamente igual aos os negócios tradicionais, o usuário necessita confiar na empresa antes de comprar um produto através da Internet, portanto você tem que conseguir com que seus visitantes voltem para ganhar sua confiança pouco a pouco antes de decidirem comprar.
  8. Inclua testemunhos: a opinião de outros compradores sobre um produto é um bom impulsor de vendas. Ver que outra pessoa comprou algo que você está interessado e ficou satisfeito pode dar para alguns o último empurrão necessário para decidir comprar seus produtos. Poré, não cometa o erro de colocar testemunhos falsos! Peça a antigos clientes que escrevam uma opinião sobre um produto e peça-lhes permissão para colocar em sua web junto com seu nome e outros dados pessoais. Quanto mais fácil for localizar a essa pessoa mais eficaz será o testemunho.
  9. Estabeleça uma política de devolução de produtos potente: dê a seus compradores a garantia de que, se não estiverem satisfeitos com o produto adquirido, o dinheiro será devolvido sem nenhuma complicação. O ter a segurança de que não está "arriscando" a comprar algo que talvez você não goste, ajuda muito a decidir a comprar.
  10. Ofereça descontos em suas compras: uma boa idéia pode ser oferecer descontos por comprar mais de X produtos, ou se a compra supera uma determinada quantidade regalar um vale ao cliente por valor X para a próxima compra que realize em sua loja online. Isto fará que aumentem suas vendas e que muitos prefiram comprar em sua loja a próxima vez que tiver a ocasião para utilizar esse "vale".
  11. Lance promoções por tempo limitado: de vez em quando lance alguma oferta interessante sobre seus produtos por um tempo limitado do tipo, "só até final do mês 20% de desconto em...". Isto pode ajudar aos indecisos a se decidirem e a reduzir o número de gente que deixa para outro momento o comprar o que gostou na sua loja.
  12. Pesquise constantemente sobre novas formas promover seu negócio na internet, posicionar sua web e aumentar suas vendas. Ofereça sempre produtos de qualidade e mime seus clientes.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato