Obter renda. Vender um produto ou serviço

Os projetos não só se sustentam economicamente através da publicidade. Neste capítulo veremos que a venda de serviços ou produtos próprios também ajudam a manter um status econômico estável.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 12/6/07
Valorize este artigo:
Como dizíamos, é uma difícil rentabilizar um website ou um negócio somente da publicidade. Além disso, não se sabe a ciência certa para que a publicidade online se mantenha sempre ao mesmo nível. A tendência é que cada vez se pague menos pelos banners, embora ultimamente tem sido modificada essa progressão e os preços dos anúncios estão se mantendo ou baixam pouco a pouco.

Portanto, realizar um plano de empresa e basear a renda somente na publicidade não costuma ser aconselhável, e sim que devemos pensar mais em fórmulas que nos permitam obter benefícios também através da comercialização de nossos próprios produtos, ou prestar serviços que nos tragam uma renda segura.

Um claro exemplo de web site que renda independente da publicidade é uma loja online. Na loja oferecemos uma série de produtos que podem ser comprados. Com as entradas de dinheiro da venda dos produtos é muito provável que essa web possa ser rentável, sobretudo se sabemos vender corretamente através da Internet. A parte mais difícil de montar uma loja é que temos que fazer o gerenciamento do armazém dos produtos, a logística para os envios, etc. Tudo isso leva um custe em esforço de uma pessoa ou um grupo de pessoas que têm que realizar a manutenção e a atenção ao cliente, como em qualquer loja do mundo offline.

Para pouparmos o fato de ter que distribuir os produtos da loja, podemos pensar em algum material cujo não seja necessário uma distribuição, como por exemplo, um software. Se vendemos um programa de computador através da web, não necessitaremos nenhuma pessoa que embrulhe o pedido e o envie ao endereço do comprador, simplesmente ofereceremos um link para download e o cliente poderá obter o software por si mesmo.

Os serviços oferecidos através da Internet também têm a vantagem de não requerer uma grande administração por atrás, inclusive existem serviços que requerem muito pouco trabalho de manutenção, ou até nenhum. Pensemos em elistas.net, que oferecem listas de correio gratuitas e listas pagas. Eles têm a ferramenta de administração de listas e envio de mensagens, que deve ter lhe custado muito desenvolve-las, porém já está preparada e funcionando. As listas gratuitas se administram através de sua página web e, se alguém lhes solicita uma lista paga, simplesmente têm que registrar o cliente no sistema e logo é o mesmo usuário que realiza toda a administração da lista, sem que tenha que participar no processo nenhuma pessoa de elistas. Se tudo for bem, o cliente pagará todos os meses e eles não terão mais que buscar a renda.

Outros serviços oferecidos na web que funcionam muito bem são os de hospedagem ou serviço de alojamento de páginas web. É verdade que para isso é necessário que a empresa que oferece os serviços tenha uma infra-estrutura, pelo menos algum técnico e algum comercial, porém pouco mais. Inclusive, existem muitas empresas que simplesmente revendem os serviços de hospedagem que contratam como "atacadistas" em países como Estados Unidos, onde as comunicações são mais baratas. Com isso se poupa o esforço de administrar os servidores, a segurança, a conectividade e só se dedicam a faturar e atender aos clientes.





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário não revisado
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato