Extensões de Firefox úteis para desenvolvedores do web

Algumas extensões do conhecido navegador Firefox são muito úteis para desenvolver webs. Facilitam a tarefa do programador ou do designer e oferecem ajudas para depurar o código.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 26/6/07
Valorize este artigo:
O programa Firefox é bastante conhecido, um digno competidor da guerra entre navegadores, o que não são tão conhecidas são algumas de suas extensões, que podem ser de muita utilidade em nosso dia a dia como desenvolvedores web.

Pessoalmente, utilizava Internet Explorer por causa de sua rapidez e integração no escritório de Windows, porém faz tempo que mudei meus costumes e comecei a utilizar Firefox. Agora utilizo dia a dia algumas das extensões que se podem integrar com este navegador da fundação Mozilla e já me parece difícil a idéia de voltar a Internet Explorer.

As extensões de Firefox são uns pequenos adicionais que podem ser instalados no navegador. É uma espécie de Plugin, porém, mais simples e desenvolvidos por outras pessoas que o próprio Firefox. Podem adicionar novas opções às barras de ferramentas, menus contextuais ou funcionalidades enquanto navegamos pela web.

Firefox tem uma janela especial (no menu Ferramentas - Extensões) para gerenciar as extensões que tivermos instaladas no sistema: atualiza-las, desinstala-las ou configurar as opções de cada extensão. Portanto, será simples trabalhar com elas, decidir quais nos interessam e solucionar problemas se alguma extensão não funciona corretamente.

Nota: Para que uma extensão recém instalada comece a funcionar há que reiniciar Firefox. Ou seja, fechar todas as janelas abertas do navegador e voltar a abrir.

Pode-se encontrar informação sobre todas as extensões disponíveis para Firefox em https://addons.mozilla.org/extensions/?application=firefox

Extensões de Firefox para desenvolvedores

Existem extensões de todo tipo, como bloquear scripts, otimizar a velocidade, bloquear anúncios, editar o CSS de uma página, ver a página que estiver navegando com Internet Explorer, validar um documento, etc. Como se pode ver, existe de todo tipo, porém, vamos nos centrar em oferecer algumas notas sobre extensões úteis para desenvolvedores.

EditCSS
Uma extensão para alterar o estilo CSS de qualquer página web e visualizar os resultados imediatamente. Cria um novo painel lateral (que se acessa através do menu Ver - Painel lateral - Edit CSS) onde se listam os estilos do documento atual e permite edita-los.

HTML Validator
Para incluir uma ferramenta de validação do HTML em Firefox. Mostra o número de erros em uma página em um ícone na barra de estado. Ademais, quando se visualiza o código fonte se obtém uma descrição dos erros. Supõe-se também que se ressaltam os erros no código fonte, porém essa possibilidade parece não funcionar em meu sistema.

ViewSourceWith
Permite ver o código fonte de uma página web com qualquer editor que tivermos instalado em nosso computador. É muito útil para ver rapidamente um código gerado com uma linguagem de programação do lado do servidor no editor com o qual estivermos acostumados a trabalhar. Também se pode clicar com o botão direito sobre uma imagem e utilizar esta extensão para abri-la com um editor de imagens (mas se a imagem linka com uma página, tenta-se ver o código fonte da página linkada). Para poder utilizar um editor externo previamente temos que nos registrar na tela de configuração da extensão.

View formatted source
Mostra o código fonte de uma página, porém lhe aplica um formato simples, à base de tabulações e cores, para que seja mais simples de ler. Cria uma opção no menu contextual que nos dá duas possibilidades para ver o código fonte: de todo o documento, ou por partes, selecionando a área na página da que queremos ver seu código.

View Rendered Source Chart
Mostra de maneira mais visual o código de uma página, tabulando e agrupando os diferentes elementos, aos que também se aplica um cor de fundo para diferencia-los visualmente.

ColorZilla
É uma ferramenta que permite selecionar a cor de qualquer ponto da página web. Coloca-se um ícone de um conta-gotas na barra de estado. Se clicarmos sobre o ícone nos permite selecionar uma cor da página. Logo, com a cor selecionada, se clicarmos com o botão direito do mouse, podemos realizar várias ações, como copiar a cor em outro lugar.

MeasureIt
Serve para medir áreas da página, ou seja, sua altura e sua largura. Cria um ícone na barra de estado que, ao clica-lo, nos permite fazer uma seleção dentro da página web. Com isso se ressalta a área que selecionamos e nos indica sua largura e altura.

Enfim... como se pode comprovar, existem bastantes possibilidades de ampliação de Firefox que certamente são muito úteis para as pessoas que passam o dia programando ou desenhando páginas web.

Poderemos explicar as novas extensões de interesse em outros artigos. Não obstante, lembramos que todos os adicionais possíveis para Firefox encontram-se em https://addons.mozilla.org/extensions/?application=firefox





Comentários do artigo
Foram enviados 2 comentários ao artigo
2 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato