Formulários HTML

Começamos a explicação de formulários com a linguagem HTML.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 20/7/04
Valorize este artigo:
Até agora vimos a forma na qual o HTML providencia e mostra a informação, essencialmente mediante o texto, imagens e links. Falta ver de que forma podemos trocar informações com nosso visitante. Desde então, este novo aspecto é primordial para a grande quantidade de ações que se podem realizar mediante o Web: Comprara um artigo, preencher uma enquete, enviar um comentário ao autor...

Vimos anteriormente que poderíamos, mediante os links, entrar em contato diretamente com um correio eletrônico. Entretanto, esta opção pode ser em alguns casos pouco versátil se o que desejamos é que o navegante nos envie uma informação bem precisa. É através dele, o HTML que propõem outra solução muito mais ampla: Os formulários.

Os formulários são estas famosas caixas de texto e botões que podemos encontrar em muitas páginas web. São muito utilizados para realizar buscar ou também para introduzir dados pessoais, por exemplo, em sites de comércios eletrônico. Os dados que o usuário introduz nestes campos são enviados ao correio eletrônico do administrador do formulário ou também, em um programa que se encarrega de processá-lo automaticamente.

Usando HTML podemos unicamente enviar o formulário a um correio eletrônico. Se quisermos processar o formulário mediante um programa, a coisa pode ser um pouco mais complexa, já que teremos que empregar outras linguagens mais sofisticadas. Neste caso, a solução mais simples é utilizar os programas pré-desenhados que nos propõem um grande número de servidores de hospedagem e que nos permitem armazenar e processar os dados em forma de arquivo ou outros formatos. Se sua página es ta hospedada em um servidor que não lhe propõem estes tipos de vantagens, você sempre poderá recorrer a servidores de terceiros que oferecem este ou outros tipos de serviços gratuitos para webs. É claro que também existe outra alternativa que é a de aprender linguagens como ASP ou PHP que nos permitirá, entre outras coisas, o tratamento de formulários.

Os formulários são definidos por meio das etiquetas <form> e </form>. Entre estas duas etiquetas colocaremos todos os campos e botões que compõem o formulário. Dentro desta etiqueta <form> devemos especificar alguns atributos.:

Action

Define o tipo de ação a realizar com o formulário. Como já dissemos, existem duas possibilidades:
  • O formulário é enviado a um endereço de correio eletrônico
  • O formulário é enviado a um programa ou script que processa seu conteúdo.
No primeiro caso, o conteúdo do formulário é enviado ao endereço de correio eletrônico especificada por meio de uma sintaxe deste tipo:

<form action="mailto:endereço@correio.com"…>

Se o que queremos é que o formulário seja processado por um programa, temos de especificar o endereço do arquivo que contem o tal programa. A etiqueta ficaria neste caso da seguinte forma:

<form action="endereço do arquivo"...>

A forma na qual se expressa a localização do arquivo que contém o programa é a mesma que a vista para os links.

Method

Este atributo se encarrega de especificar a forma na qual o formulário é enviado. Os dois valores possíveis que este atributo pode tomar são post e get. A efeitos práticos e salvo se lhe disserem o contrário, daremos sempre o valor post.

Enctype

Utiliza-se para indicar a forma na qual viajará a informação que for mandada pelo formulário. No caso mais corrente, enviar o formulário por correio eletrônico, o valor deste atributo deve ser "text/plain". Assim, conseguimos que o conteúdo do formulário seja enviado como texto plano dentro do e-mail.

Se quisermos que o formulário se processe automaticamente por um programa, geralmente não utilizaremos este atributo, de forma que tome seu valor padrão, ou seja, não incluiremos enctype dentro da etiqueta <form>.

Exemplo de etiqueta <form> completa

Assim, para o caso mais habitual - o envio do formulário por correio - a etiqueta de criação do formulário terá o seguiente aspecto:

<form action="mailto:endereço@correio.com (ou o nome do arquivo de processo)" method="post" enctype="text/plain">

Entre esta etiqueta e seu fechamento, colocaremos o resto de etiquetas que darão forma ao nosso formulário, as quais serão vistas nos próximos capítulos.





Comentários do artigo
Foram enviados 12 comentários ao artigo
12 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato