Ações mais comuns sobre camadas

Ações sobre camadas: vejamos as coisas mais habituais que se podem realizar com camadas em Photoshop.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 08/12/08
Valorize este artigo:
O trabalho com camadas em Photoshop é muito rico, de fato, quando tivermos certa prática com o programa, comprovaremos que estamos muita parte do tempo de design fazendo coisas com as camadas. No artigo anterior publicado em CriarWeb.com sobre as camadas de Photoshop já vimos algumas das ações mais comuns, como selecionar uma camada ou mudar a ordem das mesmas. Agora veremos outra série de ações comuns que nos servirão para explorar as possibilidades das camadas.

Criar uma camada nova

Pode-se criar uma camada de duas maneiras distintas. A primeira é através do menu "Camada - Nova - Camada". A outra maneira é através da janela de camadas, com o ícone de camada nova, que está na parte de baixo.


Ao criar uma camada nova se coloca justo em cima da camada ativa que tivermos nesse momento e ademais se ativa a camada que se acaba de criar. Com este passo poderemos criar tantas camadas como quisermos para ir praticando os conhecimentos adquiridos.
Nota: ao colocar qualquer pedaço de imagem sobre um desenho de Photoshop, sempre se cria uma nova camada com o conteúdo copiado previamente.

Eliminar uma camada

Com o botão da direita de camada nova (com forma de uma lixeira) se pode eliminar a camada que tivermos selecionada como ativa.


Outra maneira de excluir uma camada é com o menu "Camada - Eliminar - Camada". E também podemos eliminá-la através da janela de camadas, arrastando a camada que desejamos excluir e soltando sobre o botão de eliminar camada.

Ocultar uma camada

Podemos ocultar uma camada, para que não se veja na imagem, porém sem eliminá-la, com o ícone com forma de olho que há ao lado de cada uma das pastas da janela de camadas. Isto é muito útil para deixar de mostrar elementos, porém sem perdê-los do projeto, por acaso quisermos recuperar depois.


Esta ação também se pode executar através do menu "Camada - Ocultar camadas".

Vincular camadas

Às vezes podemos desejar que duas camadas estejam unidas momentaneamente, para realizar ações como alterar a posição, sobre duas ou mais camadas ao mesmo tempo. Para isso podemos selecionar duas ou mais camadas da lista que encontramos na janela de camadas. (podemos selecionar várias camadas clicando sobre uma e logo com o botão Controle -CTRL- clicando sobre outra ou outras).

Para vincular as camadas selecionadas basta acionar o menu "Camada - Vincular camadas". Então aparecerá um símbolo de cadeia ao lado das camadas vinculadas.


Também podemos vincular camadas, selecionando-as e logo apertando com o botão direito sobre uma delas e clicando na opção "Vincular camadas".

Duplicar uma camada

Podemos duplicar uma camada para ter duas cópias da mesma camada, que pode ser útil para muitos casos, como trabalhar com uma camada cópia, deixando a original inalterada, para voltar se se deseja a camada como estava ao princípio. Também pode ser muito útil para duplicar um elemento de nosso desenho que queremos que se repita. Com a prática veremos que esta ação é muito recorrida.

Para isso, simplesmente podemos arrastar a camada que desejamos duplicar sobre o ícone de nova camada, da janela de camadas. Também podemos fazer através do menu "Camada - Duplicar camada".

Combinar camadas

Para acabar com esta série de ações típicas sobre camadas, vamos mostrar como combinar camadas, isto é, unir duas ou mais camadas para que se juntem em uma única capa. Combinar camadas também é uma ação bastante útil quando temos vários elementos que sabemos que sempre vão estar juntos. Também será útil quando temos várias camadas e queremos aplicar um estilo de camada sobre todas elas ao mesmo tempo.

Para combinar camadas temos que selecionar várias camadas ao mesmo tempo, assim como fizemos para vinculá-las, e logo ir ao menu "Camada - Combinar camadas". Veremos que todas as camadas que havíamos selecionado se unem em uma só.

Esta ação também pode ser executada através da janela de camadas, clicando com o botão direito sobre qualquer das camadas selecionadas e marcando a ação "Combinar camadas".

Conclusão

Até aqui apresentamos uma boa lista de ações sobre camadas que certamente servirá para que pratiquemos bastante com as camadas em Photoshop. Em futuros artigos de criarweb ofereceremos mais detalhes sobre o trabalho com camadas.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato