ActiveX Data Object

Explicamos as características principais de ADO. Uma das formas mais rápidas e fáceis de manejar bancos de dados que residem no servidor.

Por Pedro Rufo Martin


Publicado em: 01/4/08
Valorize este artigo:
Uma das características mais interessantes de ASP é sua facilidade para o manejo de banco de Dados que residem no servidor. Isto o conseguimos mediante o uso de ADO (ActiveX Data Object) de uma forma fácil, rápida e com um mínimo consumo de recursos do sistema.

ADO usa ODBC para o acesso ao banco de dados, o que nos torna independente da tecnologia das mesmas; isto implica que podemos mudar a tecnologia do banco de dados e se mantemos a mesma estrutura de dados, nossas aplicações desenvolvidas com ADO podem continuar funcionando sem mudar nenhuma linha de código.

Para o desenvolvimento podemos criar nossas fontes de dados em Microsoft Access, porém em ambientes de produção com grande afluência de clientes deveremos de usar gerenciadores de bancos de dados mais potentes, como Oracle, Microsoft Sql Server, etc.

ADO está formado por vários objetos organizados de forma hierárquica (cada um deles com seus métodos e propriedades específicos) dos quais vamos estudar os que considero mais interessantes.


Objetos

Connection

Proporciona uma conexão a um banco de dados ODBC desde uma página ASP. Esta conexão nos permitirá efetuar as operações que desejarmos sobre o banco de dados.

É o objeto primário de ADO, nenhum dos outros objetos pode existir se este não for declarado de forma explícita ou implícita (em alguns dos exemplos veremos que não existe uma declaração do objeto Connection, porém devemos ter em conta que sempre existe, se for necessário ADO o declarará por si mesmo).

A conexão terminará quando nós a fechemos explicitamente com o método close ou então quando termine a execução da página ASP.

Error

É uma coleção na que se armazenam os possíveis erros do objeto Connection.

Command

Representa um comando SQL que se executa contra o banco de dados declarado no objeto Connection.

Se o resultado desse comando for um conjunto de dados, estes se armazenarão em um objeto de tipo Recordset.

Recordset

Representa uma tabela ou o resultado de uma consulta executada contra o banco de dados. Será nossa interface natural contra o banco de dados.

Como em todo modelo relacional, os dados se são apresentados em filas e colunas.

Field

O objeto Field representa a informação relativa a um campo de um Recordset.

Contem a coleção Fields que representa todos os campos da tabela, cada membro dessa coleção é um objeto de tipo Field.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato