Antialiasing e Feather na seleção em Photoshop

O que é o antialiasing e feather nas seleções de Photoshop e como podemos utilizá-los para melhorar as composições.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 29/1/09
Valorize este artigo:
As seleções que podemos fazer com Photoshop podem ter uma configuração de antialiasing (suavização) e feather (difusão) que é importante saber manejar. Neste artigo vamos explicar o que são estas coisas.

Antialiasing

O antialiasing (suavização) serve para indicar que as bordas da seleção não estejam totalmente definidas ou retangulares, e sim que tenham um levíssimo efeito esfumaçado. Há que entender que as imagens digitais, de computador, são realizadas por pontos e que se as linhas da seleção fossem pelo caminho que marcam os pontos, ficariam muito quadradas ou serrilhadas. Com o antialiasing simplesmente se dissimulam os pontos das imagens digitais, de modo que as curvas pareçam mais perfeitas. Isto se consegue por meio da coloração, em uma gama mais clara que a da linha principal, dos arredores da imagem.

Há vários tipos de seleções. As que são quadradas, que fazemos com a ferramenta de moldura retangular, ou as que são de fila ou coluna única, não faz sentido falar de antialiasing porque já são quadradas por si só. Porém, as que têm curvas, podem-se aplicar um antialiasing para que as curvas pareçam mais delicadas.

Caso não tenha conseguido explicar bem o que é o antialiasing, podem ir à descrição de Antialiasing da Wikipedia, que é ainda mais crítica que a minha descrição, mas que pode ser bom para se ter uma idéia.

Feather

Feather (ou difusão) é um esfumaçado das bordas. Seria como um antialiasing para suavizar, porém muito mais forte, no qual podemos ademais definir a área de esfumaçado das bordas que queremos. A feather é excelente para que na hora de colar a porção de imagem selecionada não apareça como se fosse uma imagem à parte que se sobrepôs, e sim que as bordas fiquem menos marcadas.

Devemos utilizar a feather com cuidado para conseguir um efeito interessante. Quanto maior for a área selecionada maior feather devemos utilizar para que fique bem.

Como definir se queremos antialiasing ou feather

Quando você seleciona uma ferramenta, aparece uma série de opções debaixo da barra de menus. No caso das seleções umas das opções que podemos escolher são as de antialiasing e feather.

Todas as ferramentas de seleção têm a possibilidade de definir uma feather. Porém, somente as de seleção que têm a possibilidade de fazer curvas ou linhas oblíquas (todas as que não são quadradas, como a ferramenta de laço poligonal ou marco elíptico).

Para definir estes parâmetros, podemos escolher na barra de opções de ferramenta

Antialiasing e feather em seleções

Exemplos de imagens com antialiasing e feather

Na seguinte imagem, podemos ver o resultado de fazer várias seleções com diversas configurações de antialiasing e feather. A seleção não foi feita com muito detalhe e esmero, porém, serve para ver o efeito que queríamos comentar.

resultados com seleções com distinto antialiasing e feather

A imagem mais à esquerda é a original, da qual partimos para fazer a seleção. A seguinte é o resultado de fazer uma seleção sem antialiasing, nem feather. Pode-se observar as bordas que aparecem como serrilhadas, porque seguem a estrutura de pixels da imagem digital, tal qual. A seguinte imagem se obteve com uma seleção com antialiasing. Parece bastante à imagem que não tem antialiasing, porém se observarmos nas bordas poderíamos ver que são mais suaves e que as curvas parecem más delicadas (se ampliássemos essa imagem se veria ainda melhor). Por último, temos um exemplo de feather, no qual se podem ver as bordas muito mais esfumaçadas.





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário não revisado
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato