API de bit.ly, serviço web para encurtar URL

Notas sobre a utilização do API do serviço web bit.ly que permite encurtar URLs e obter informação sobre URLs curtas já existentes.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de Celeste Veiga


Publicado em: 15/9/10
Valorize este artigo:
Na web existem vários serviços para encurtar a URL, isto é, dada uma URL qualquer nos permite obter outra URL de menor tamanho, que nos redireciona para a URL original. Um destes serviços web se chama bit.ly e vem a ser bastante interessante, não só pelas funcionalidades que oferece, como também pelo API que proporcionam para utilizar o serviço em outros projetos. No presente artigo vamos apresentar notas sobre o mencionado API e ampliaremos a informação no Manual do API de bit.ly.

Talvez muitos dos leitores já utilizem este serviço web para encurtar as URL enviadas no texto dos post no Twitter. Como se sabe, Twitter é um serviço de "Microblogging", que permite enviar post de 140 caracteres como máximo. Se dentro de um post de Twitter enviamos uma URL ocorre que, muitas vezes, o tamanho dessas URL é tão grande em caracteres que se consome a maioria do espaço disponível para enviar texto e com isso nosso post fica muito limitado em espaço e não conseguimos explicar o que desejamos.

Então, o que se costuma fazer é encurtar a URL, para poder enviar essa URL curta e ganhar espaço para escrever o que quisermos no micro-post. Talvez isto resulte tão óbvio que seria demasiado dar um exemplo, mas mesmo assim vejamos a seguinte URL:

http://www.criarweb.com/atualidade/lista-mundial-pirata-3064.html

Como se pode ver a URL tem muitos caracteres, de modo que podemos encurtá-la para obter a seguinte URL:

http://bit.ly/939UuU

Esta segunda URL mais curta nos leva à primeira URL que era mais longa, redirecionando ao navegador de maneira transparente para o usuário.

Além de encurtar uma URL, bit.ly é interessante também porque armazena um registro de todas as URLs que você encurtou, oferecendo dados estatísticos sobre o número de acessos a essa URL curta, os websites referidos, etc.

API de bit.ly

O API de bit.ly permite obter URLs curtas diretamente desde qualquer outro sistema informático, sem ter que entrar no site de bit.ly, bem como conseguir informação de URLs que tenham sido encurtadas utilizando este serviço web.

O API de que estamos tratando é o que se denomina um REST API e permite o acesso a recursos do serviço web de bit.ly, através de URLs nas que enviamos informação sobre a ação que queremos realizar. Devolve um texto que está em formato JSON e opcionalmente em XML, que contém o resultado da execução do comando enviado na URL.

Por exemplo, imaginemos que temos uma URL longa y desejamos obter a URL curta correspondente. Então, teremos que fazer uma chamada ao API de bit.ly com os dados dessa URL longa e a operação que queremos realizar com ela (encurtá-la neste caso).A chamada ao API é uma URL que terá uma forma parecida com esta:

http://api.bit.ly/shorten?version=2.0.1&longUrl=http://criarweb.com&login=usuario&apiKey=R_000000000

Como se pode ver, nesta URL estamos enviando vários dados que conformam a consulta ao API. Há um que resulta claro, "longUrl", na que enviamos a URL que desejamos encurtar. Na URL se enviam outros dados como "versão", com a versão do API que estamos utilizando, e dois dados importantes, típicos no trabalho com APIs, como o usuário e a chave, que explicaremos a seguir.

Chave do API e usuário

Para acessar o API de bit.ly temos que estar registrados nesse website. Quando fazemos o registro nos é fornecido um nome de usuário (que nós escolhemos) e uma chave de acesso ao API, que é uma cadeia de caracteres bastante longa.

O cadastro em bit.ly leva menos de um minuto e os dados para acessar o API são dados na própria página de confirmação do registro do usuário. Para realizarmos nossos exemplos conseguimos nossa própria chave de API, que, por razões óbvias, não vamos publicar. Nos exemplos que publiquemos o leitor terá que substituir esses dados ("login" e "apiKey") por aqueles que lhes foram fornecidos.

A chave do API nos permite fazer qualquer uso do serviço web de bit.ly, sempre que não realizemos mais de 5 acessos simultâneos a ele com a mesma chave.

Resposta do API de bit.ly

Uma vez feita uma consulta ao API de bit.ly o serviço web nos retorna um texto, em formato JSON, que contém vários dados, entre os quais se encontra a URL encurtada. Opcionalmente, podemos solicitar ao API que nos devolva a informação com formato XML, se enviamos o parâmetro format=xml.

O texto que recebemos como resposta terá uma forma similar a esta:

{ "errorCode": 0, "errorMessage": "", "results": { "http://criarweb.com": { "hash": "tTVQF", "shortCNAMEUrl": "http://bit.ly/c1SivH", "shortKeywordUrl": "", "shortUrl": "http://bit.ly/c1SivH", "userHash": "c1SivH" } }, "statusCode": "OK" }

Esperamos que esta introdução ao API de bit.ly tenha sido interessante, porém certamente lhe interesse saber algo mais sobre suas possíveis funcionalidades ou como utilizá-la com linguagens de programação como PHP. Assim, informamos que poderá encontrar todas as informações adicionais no Manual do API de bit.ly.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato