Aplicações de Console

Realizamos nossos primeiros programas em .NET, utilizando a console, que utiliza um formato de saída e entrada de dados em modo texto.

Por Francisco Recio e David Provencio


Publicado em: 23/4/08
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Pode-se definir uma aplicação de console como aquela que se executa em uma janela de MS-DOS, ou seja, em linha de comandos.

O mais comum dentro do desenvolvimento sob a plataforma .Net é a criação de aplicações Web ou aplicações Windows, entretanto a melhor forma de sentar umas bases firmes sob a programação orientada a objetos é começar construindo aplicações simples de console.

Nota: Para os exemplos descritos neste artigo usaremos o ambiente de desenvolvimento facilitado por Microsoft, Visual Studio.Net.

O primeiro exemplo de aplicação de console é um simples programa que pede ao usuário 2 números e lhe pergunta se deseja somá-los ou subtraí-los.

Antes de começar a desenvolver a aplicação há que conhecer a classe principal que interage com o console de MS-DOS, a classe Console.

Mediante esta classe se consegue mostrar informação na tela assim como capturar a informação que introduza o usuário, cabe destacar que os métodos da classe Console são de tipo Shared, isto significa que não é necessário criar um objeto a partir da classe para invocar a seus métodos, é possível fazê-lo indicando o nome da classe seguido de um ponto e o nome do método.

O método WriteLine()

Este método é o que se usa para mostrar texto no console, o método escreve na tela o valor que lhe passemos como parâmetro.

O parâmetro que recebe o método pode ser de vários tipos, já seja uma cadeia de caracteres, um número inteiro, uma linha em branco, etc...

VB.NET

    Module Module1
    Sub Main()
       'Escrevemos uma cadeia de caracteres.
       Console.WriteLine("Escrevendo uma linha no console")
       'Escrevemos um número inteiro
       Console.WriteLine(23)
       'Escrevemos uma comparação lógica
       Console.WriteLine(3 > 1)
       Console.ReadLine()
    End Sub
End Module

C#

using System;

namespace ConsoleApplication2
{
    class Class1
    {
       [STAThread]
       static void Main(string[] args)
       {
       //Escrevemos uma cadeia de caracteres.
       Console.WriteLine("Escrevendo uma linha no console");
       //Escrevemos um número inteiro
       Console.WriteLine(23);
       //Escrevemos uma comparação lógica
       Console.WriteLine(3 > 1);
       Console.ReadLine();
       }
    }
}


É importante destacar que este método adiciona automaticamente o enter no final da linha, isto significa que a seguinte chamada a Console.WriteLine() escreve na seguinte linha.

A última linha na que realizamos uma chamada ao método ReadLine() se utiliza para evitar que a tela se feche automaticamente.


Fig1: Exemplo do método WriteLine()


O método ReadLine()

Este método se usa para recolher a informação que o usuário introduz quando a aplicação assim o requeira. Quando invocamos ao método Console.ReadLine() o sistema fica em espera até que o usuário clique a tecla Intro.

Se se atribui a chamada ao Console.ReadLine() a uma variável se consegue capturar o dado introduzido pelo usuário, para depois poder operar com ele.

VB.NET

       'Declaramos uma variável de tipo cadeia de caracteres
       Dim cadeia As String
       'Mostramos uma mensagem ao usuário
       Console.WriteLine("Por favor, introduza seu nome:")
       'Capturamos o dado introduzido pelo usuário
       cadeia = Console.ReadLine()
       'Operamos com o dado
       cadeia = "O nome introduzido é: " & cadeia
       'Mostramos a cadeia
       Console.WriteLine(cadeia)
       Console.ReadLine()

C#

       //Declaramos uma variável de tipo cadeia de caracteres
       string cadeia;
       //Mostramos uma mensagem ao usuário
       Console.WriteLine("Por favor, introduza seu nome:");
       //Capturamos o dado introduzido pelo usuário
       cadeia = Console.ReadLine();
       //Operamos com o dado
       cadeia = "O nome introduzido é: " + cadeia;
       //Mostramos a cadeia
       Console.WriteLine(cadeia);
       Console.ReadLine();



Fig2: WriteLine() e ReadLine()


O método Read()

Este é outro método que permite capturar informação que provém do usuário. A diferença com o anterior é que Read() não espera a que o usuário clique intro para capturar o dado introduzido, e sim que o faz após o clique de qualquer tecla, capturando o valor da tecla clicada em código ASCII.






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