Aplicações Web: Usabilidade + Praticidade = Sucesso

Graças a novos conceitos de webdesign que se incorporaram nestes últimos anos, é possível ver sites que oferecem serviços simples, mas que conseguem captar ao público.

Por Leonardo A. Correa


Publicado em: 08/1/08
Valorize este artigo:
Graças aos novos conceitos de webdesign que se incorporaram nestes últimos anos, é possível ver sites que oferecem serviços simples, porém com uma simplicidade e facilidade de uso que conseguem captar a atenção de um grande público até conseguir tornar atrativo o que oferecem.
Desta forma vemos sites que oferecem aos usuários aplicações em linha práticas e muito usáveis (agendas, administradores de bookmarks, diretórios temáticos, administradores de fotografias, etc). Não inovam nada, é verdade, só aperfeiçoam serviços que sempre estiveram de uma ou outra maneira.

Um dos fatores que produziram esta tendência à simplificação absoluta é a web 2.0 que trata de pensar unicamente no usuário. Desta maneira, criam-se sites muito otimizados e muito fáceis de usar. Onde os acessos são mais freqüentes porque o acesso não se limita a um único grupo de usuários com conhecimentos tecnológicos. Desta forma, vemos que as características dos usuários são muito diferentes entre si (idades, conhecimentos, velocidade de acesso, etc)

A pergunta é, como se consegue estes tipos de sites altamente usáveis? O tema vai muito mais além do que possamos falar nesse artigo. Entretanto, podemos dar algumas sugestões.

Resuma tudo à mínima expressão:

Os usuários necessitam ler somente o necessário. Nem mais nem menos. Isto se aplica tanto ao que escrevemos como guia de usos como para grupo de links. Evite as extensas listagens de links. Se não puder reduzir a quantidade de links, utilize um gerador de tagclouds para tornar tudo mais "encontrável". Crie mais categorias hierarquizadas e ordenadas corretamente, use listagens de registros curtas.

Simplifique o aspecto:

Isto não significa descuidar do design de seu site, não! Trata-se de otimizar e conseguir mediante poucos recursos gráficos um bom design. Para isto, deve-se ter em mente os principais conceitos de design. Uma grande ajuda é o uso de CSS e XHTML.

Entretanto, são muitos os criadores de sites que descarregam todas suas balas no aspecto impactante de seu site. Isto está muito bem. Porque uma coisa é uma aplicação web onde o usuário interage com muitas funções, e outra coisa é um site comercial de um produto ou serviço que se tem que destacar por como se apresenta.

Imagens como referências:

Muitos caem no erro de não utilizar nenhuma imagem para referenciar ou destacar determinada seção, por temor a pecar em seu uso e entorpecer o design ou usabilidade. A verdade é que todas as provas e estatísticas do tipo "heatmap" mostram que os usuários clicam quase deliberadamente sobre as imagens. Desta forma se necessita dar prioridade a determinada página pode utilizá-las.

Fontes de letras e suas propriedades:

A moda da web 2.0 implementa quase obrigatoriamente o uso de fontes de grande tamanho (16px ou mais). Isto outorga uma facilidade de leitura apreciável. Entretanto, o abuso deste recurso pode fazer com que utilizemos mal os espaços vazios tão necessários no design. É por isso que a variação dos tamanhos e cores de fontes junto com as propriedades clássicas das tipografias (negrito, cursiva, etc) farão com que nossa mensagem seja entendível.

Uso de AJAX

O uso de AJAX não garante o sucesso em uma aplicação web. A grande quantidade de tempo invertido em horas de programação pode fazer com que tanto os tempos como os custos de programação se disparem. Entretanto, convém destacar que é muito valorizado pelos usuários quando as interfaces são intuitivas, dinâmicas e práticas. O uso adequado desta tecnologia pode facilitar enormemente nosso trabalho de usabilidade. A idéia é que só se utilize quando for necessário.

Conclusão:

O sucesso de uma aplicação web, depende, como dissemos ao princípio deste artigo, de múltiplos fatores. Porém, não há dúvidas de que a facilidade de uso, tanto em usabilidade como no processo de utilização outorgam um valor agregado considerável. Basta checar uma listagem de aplicações web 2.0 e veremos que os serviços em linha que triunfaram são muito usáveis, outorgam uma experiência agradável e provêem um serviço simples, porém prático.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato