Apresentação visível das opções disponíveis

Casos de uso da apresentação visível das opções de nossa web.

Por Pedro Rubio e Juan F. Calderón Tradução de CRV


Publicado em: 03/2/11
Valorize este artigo:
O usuário deve conhecer em todos os momentos as opções que a aplicação coloca à sua disposição. Os links devem ser facilmente localizados e acessados pelo usuário exatamente como se indica em diferentes artigos sobre usabilidade.

Às vezes, algumas das opções que implementam casos de uso muito frequentes, se encontram em lugares pouco visíveis ou pouco intuitivos para o usuário, de modo que encontrá-los supõe um grande desafio e frustra o visitante.

Como exemplo ilustrativo de localização pouco intuitiva de opções, podemos mencionar "A página do professor" da UAM, na que, uma vez selecionado um curso, a opção de volta ao menu inicial está "oculta" na parte superior direita, justamente encima de uma imagem, o que lhe tira visibilidade.


O objetivo, portanto, è construir um desenho no qual o usuário possa localizar rapidamente as opções e concluir os principais casos de uso.

Outro dos erros que costumam aparecer em alguns websites, e que dificultam que o usuário logre seus objetivos, consiste em não diferenciar claramente os links do texto plano.Como exemplo, veja a página principal de hotmail (http://www.hotmail.com ), que contém um link com o mesmo formato do texto plano:

O texto marcado de vermelho corresponde a um link, porém o usuário não o percebe até que não passe o ponteiro do mouse sobre o texto e este se sublinhe. Por outro lado, o texto marcado de verde aparenta ser um link, mas não é.

Um exemplo de acerto na aplicação deste critério é a seguinte web:


http://www.virtuamanager.com
Nela podemos visualizar claramente as diferentes opções de uso disponíveis para o usuário, que se encontram localizadas basicamente na parte superior e no menu da parte esquerda.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato